sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mega-Salto / Mega-Sprint 2013-2014

Decorreu no passado dia 16 de Dezembro a 3ª edição da prova Mega-salto / Mega-sprint, na fase de apuramento a nível escola. Esta fase tem por objetivo apurar os seis alunos melhor classificados, nos escalões de infantis e iniciados, nas provas de salto em comprimento e 40 m velocidade, para estarem presentes na fase de ilha, uma prova que reúne os melhores alunos de todas as escolas e que se irá realizar na Escola Secundária das Laranjeiras. 

Este ano participaram menos alunos que no ano passado embora os 89 participantes sejam, no entender do departamento de educação física, um número ainda bastante significativo, que continua a merecer a organização do evento, a nível da escola, e a manutenção da prova no plano anual de atividades. 

Resultados






Boa sorte aos nossos alunos para a fase de ilha.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Associação de estudantes oferece boneco de natal ao Conselho Executivo


As alunas Cátia Quaresma e Isabel Raposo ofereceram um boneco de neve ao Conselho Executivo para assinalar a época natalícia e, assim, em nome da Associação de Estudantes, desejar as boas festas a toda a equipa. O boneco, foi concebido pela Isabel Raposo e é todo ele composto de materiais recicláveis, o que valoriza ainda mais a ideia e o trabalho desenvolvido. Os professores do Conselho Executivo ficaram sensibilizados com a iniciativa e desejam, a todos os alunos da Associação de Estudantes, umas boas festas e os maiores sucessos educativos para o próximo ano.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Novamente brindados com o empenho e a criatividade

Na quadra natalícia, mais virada para o tradicional e familiar, verificou-se o esforço da ESDR e dos docentes de Educação Tecnológica no sentido de alegrar e reavivar o espírito de partilha e solidariedade pelos que mais sentem a crise.

O Grupo 530, composto pelos professores Ana Maio, Sérgio Silva, Manuel Ruas da Silva, Ana Isaías, Rute Antunes, Lurdes Clara, Joaquim Andrade e Paulo Peixoto, elaboraram com os seus alunos elegantes e sofisticados trabalhos decorativos que espalharam por toda a escola.

Não faltou uma aldeia rústica, alusiva ao nascimento de Jesus, construída em cartão e com elaborados pormenores.


A comunidade escolar em geral pôde ainda apreciar as bolas natalícias elaboradas em cartolina, as grinaldas de cds, as estrelas prateadas construídas a partir de pacotes de leite, as árvores de Natal dos mais variados tipos e materiais, os arranjos florais, pais natais e sinos realizados em platex e tampas de garrafas pet. Mais uma vez, a preocupação foi trabalhar com materiais reciclados. Promoveu-se o espírito de poupança, a educação para a sustentabilidade do planeta e a colaboração entre alunos que trabalharam, pois, competências ligadas à motricidade, espírito crítico, cooperação, autonomia, criatividade e espírito artístico.

Um artigo do projeto Fora de Portas

Natal é... Sempre que o homem

A turma de 11º ano de Ação Educativa dinamizou, no dia 13/12/2013, uma atividade intitulada "O Natal Chegou!", com crianças do 4ºano da escola primária das Maricas. Este projeto foi desenvolvido nas aulas da prof. Carla Ferreira e incluiu um teatro de fantoches, o jogo da tabuada, construção de fantoches e de tambores recicláveis, tendo terminado com uma canção de natal e entrega de diplomas às crianças que participaram de forma ativa e entusiasta. A turma agradece a colaboração dos alunos, assim como da prof. Ilda Almeida.


Um artigo do projeto Fora de Portas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Bruno Ávila- jovem cantor na ESDR com o 9º B

No dia 10 de dezembro, Bruno Ávila foi entrevistado, na ESDR, pela turma B do 9º ano.


O músico açoriano conversou com os alunos, disponibilizando-se a responder às perguntas dos estudantes. O diálogo baseou-se na vida do artista, sobretudo na sua carreira musical, e, ainda, no reconhecimento e prestígio que ele espera um dia alcançar.

Bruno Ávila pretendeu não só divulgar a sua música, como também dar a entender que, para deixar uma marca, é necessário trabalho árduo. O cantor aconselhou, ainda, que nunca se deve desistir dos sonhos. E, no fim da interação, presenteou os alunos com o seu livro “Dez anos a cantar pró Boneco”, que relata o seu percurso musical na última década. 

Ana Rita Ferreira (9ºB)

Um artigo do projeto "Fora de Portas"

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dia da Escola 3 de Dezembro de 2013

Comemorou-se, no dia 3 de dezembro, o 123º aniversário da nossa escola e o 122º ano do nascimento do seu patrono, o pintor Domingos Rebêlo. A data foi assinalada com várias atividades das quais se destacam a cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos do ano transato e o jantar convívio para homenagear pessoal docente e não docente que passou à aposentação. 

Durante a manhã, esteve em exibição a exposição “Domingos Rebêlo: evidências da etnografia regional”, conduzida pela professora Ana Isabel Serpa. Realizou-se ainda uma palestra  sobre os “Ofícios Micaelenses e Vida Antiga” apresentada pelo sociólogo Valério Moniz do Museu Carlos Machado. 

O departamento de educação física organizou diversos eventos desportivos para os alunos: atividades de tiro com arco, badminton, basquetebol, ténis de mesa e, ainda, um torneio de futsal. Como é habitual, as atividades  tiveram uma grande participação.

À tarde, perante a comunidade educativa e convidados, distinguiram-se com diplomas e prémios os melhores alunos do ano letivo de 2012-2013. A presidente do Conselho Executivo, professora Helena Lourenço, salientou o esforço e o trabalho realizado por estes alunos que, em conjunto com os seus professores, contribuíram para que a nossa escola tivesse sido, inclusive, a melhor da região nos resultados finais de 12º ano.

As empresas Finançor Agro-alimentar e grupo Bensaúde financiaram os prémios para o melhor aluno do Ensino Secundário (Línguas e Humanidades) e melhor aluno do curso de Ciências Socioeconómicas, respetivamente. Estas duas empresas têm estado, nos últimos anos, ao lado da escola, no reconhecimento e distinção dos melhores resultados académicos. 

Os dez melhores alunos de cada ano e curso foram selecionados para o quadro de honra da escola e o melhor de cada grupo de dez para o quadro de excelência, tendo obtido as seguintes médias:
  • melhor aluno do 7º ano - Ana Catarina Bailador Gonçalves (nível 5)
  • melhor aluno do 8º ano - Ana Rita Matos Ferreira (nível 4,82, pela 2ª vez)
  • melhor aluno do 9º ano - Rodrigo Pacheco Câmara (nível 5, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos tecnológicos - Beatriz Ambrósio Freitas (18,25 valores, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos profissionais - Tânia Filipa Cabral Cunha (16,5 valores, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos Científico-Humanísticos (10º, 11º e 12º anos - Joana Drumond Cosme Mendonça Lima (19,4 valores, pela 2ª vez)
  • prémio Bensaúde para a melhor aluna do Curso Ciências Socioeconómicas - Adriana Soares Rego (média do curso 18,1 valores e em Economia 19 valores)
  • prémio Finançor Agro-Alimentar para o melhor aluno do Ensino Secundário (Línguas e Humanidades) - Isabel Vitória Botelho Patrício (18,8 valores).


O Instituto Alemão de Lisboa ofereceu, ainda, uma simbólica lembrança ao melhor aluno de Alemão, a discente Daniela Sousa Medeiros, que frequentou a disciplina na formação específica em 2011-2012 e 2012-2013  com a classificação interna de 19 valores, obtendo no exame nacional de Alemão a classificação de 17 valores. Esta distinção aconteceu visto que a partir do corrente ano letivo a nossa escola passou a fazer parte do Projeto de Escolas Piloto de Alemão (PEPA).

À noite, no jantar convívio e de homenagem aos aposentados Ângela Brum, Artur Veríssimo, Fátima Vicente, Fernanda Viveiros, Filomena Índio, Goretti Rodrigues, Graça Moniz, Henriqueta Sousa, Jorgeana Lima, Judite Amaral, Laura Moniz, Liseta Torres, Luísa Arruda, Margarida Carreiro e Margarida Carvalho e, ainda, a dona Gilda Raposo, a presidente do conselho executivo destacou a conduta exemplar de todos no exercício das suas funções, nos muitos anos dedicados ao serviço da nossa Escola e a imagem que deixam de prestígio e dignidade.

O jantar contou com a presença do maior número de participantes de sempre, cento e vinte e sete, o que demonstra bem o carinho e apreço dos presentes pelos que agora iniciam um  outro percurso de vida, e são, certamente, testemunho do valor que os que se aposentaram tinham no seio da comunidade escolar.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ESDR recebe a bandeira Eco-Escola

No dia 04 de dezembro de 2013 teve lugar a cerimónia de entrega da bandeira verde Eco-Escola do concelho de Ponta Delgada, realizada no Auditório Municipal – Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, e que contou com a presença da Drª. Maria Rafaela Anjos. O trabalho desenvolvido no ano letivo 2012/2013, coordenado pelo professor Sérgio Silva, junto dos docentes Ana Maio, Clara Castro, Rita Correia, João Regalado e Paula Rodrigues, permitiu atingir os objetivos necessários à obtenção desta distinção, o que faz da Escola Secundária Domingos Rebelo uma escola, oficialmente, ecológica.


Parabéns a todos os professores e alunos pelo trabalho realizado.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aos premiados - Nobel da Física 2013 - Parabéns!

Em outubro foi anunciada a atribuição do prémio Nobel da Física 2013. Este prémio, partilhado pelo cientista belga François Englert e pelo cientista britânico Peter Higgs, celebra a descoberta do bosão de Higgs, impropriamente designado "partícula de Deus".

A existência desta partícula foi prevista teoricamente há cerca de 50 anos pelos dois cientistas, de forma independente e comprovada em experiências realizadas no CERN- Organização Europeia de Pesquisa Nuclear - que criou e disponibilizou os meios para o fazer construindo os detetores ATLAS e CMS, que constituem duas das principais experiências desta instituição. O CERN, do qual Portugal faz parte, e onde trabalham muitos portugueses em diversos setores de atividade, foi visitado em 2011, por um grupo alunos e professores da nossa escola. E esse prémio foi motivo de satisfação também para eles!

Os alunos açorianos no CERN

Professora Beatriz Cachim

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

As eleições e a nova associação de estudantes

O início do ano coincidiu também com as campanhas e eleição de uma nova associação de estudantes da nossa escola.


Em conversa informal com a nova presidente, Cátia Lopes, soubemos que a campanha e a eleição decorreram dentro da regularidade, tendo ficado eleita a lista A, dada a pouca diferença de votos verificada, o conselho fiscal foi ocupado por alunos da lista K.

A associação está a dar continuidade a alguns projetos já iniciados, além  de estar a tentar implementar o seu projeto principal: angariar alunos e professores que, estando disponíveis, dessem explicações a discentes com dificuldades nomeadamente a matemática e português e realmente interessados em melhorar o seu aproveitamento. 

Bem pensado!

Um artigo do projeto "Fora de Portas"

III Corta-Mato Escolar Domingos Rebelo

Decorreu, no dia 15 de novembro, mais uma edição do corta-mato escolar Domingos Rebelo que teve lugar no jardim António Borges, mesmo em frente à escola. Esta terceira edição foi, como nas anteriores, muito participada, o que permitiu a realização de quatro provas em diferentes escalões. Destacou-se ainda o bom tempo e a experiência do departamento de educação física que, num espaço curto de tempo, organizou e realizou o conjunto de provas de forma rápida e eficiente.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mais uma campanha SOS Cagarro


A ESDR assinalou mais uma vez a sua participação na defesa do cagarro.

No mês de outubro esteve patente uma exposição informativa e criativa para divulgação e informação da forma como agir no caso de se encontrar a referida ave em perigo, por forma a que sobreviva, atendendo-se, pois, ao facto de ser uma ave rara e delicada.

Vamos defender o ambiente!
Vamos preservar os animais!
Vamos colaborar connosco próprios!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

“Halloween” 2013 na ESDR


O Dia das Bruxas não passou despercebido na nossa escola. O grupo de Educação Tecnológica, mais precisamente os docentes Lurdes Clara e Sérgio Silva, realizaram com os seus alunos pequenas bruxas alusivas a este dia, que colocaram no bar e no átrio de entrada da escola, para que todos, comunidade escolar e visitantes, pudessem apreciar os trabalhos realizados a partir de paus de espetada, cartolina e tecido. 

Promete-se mais trabalhos interessantes e originais para a época especial que se avizinha.

Grupo de Educação Tecnológica

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sempre a nossa escola - a ESDR - aumentada e melhorada, claro!

Transeuntes e automobilistas já deram conta das obras de melhoramento da escola, por isso, e, agora, gostaríamos de desvendar alguma informação. 

Após o lançamento da 1ª pedra, a 7 de agosto de 2012, decorreram meses a fio de trabalho, de ruído e de algum transtorno para a comunidade escolar, todavia, a perspetiva de usufruir de uma espaço de trabalho ampliado, reorganizado e moderno faz com que se ultrapassem dificuldades e se aguarde ansiosamente pelo usufruto pleno das instalações.
Em conversa com o CE, presidente e vice presidente, soubemos que o final das obras se prevê para março de 2014. Verificou-se um ligeiro atraso devido a alterações no projeto de especialidades decorrentes de atualizações legais obrigatórias, relembre-se tratar-se de um projeto inicial de 2009.


Mas afinal… com que contamos após todo o processo? Com diversas salas e com três pisos que terão ligação ao edifício mãe através dos pisos térreo e terceiro. Assim, haverá uma área de oficinas com salas técnicas e salas aglomeradas para aulas teóricas; área comum de bar e sala de convívio; biblioteca com respetivas salas de apoio; anfiteatro e áreas de apoio técnico; ginásio específico para prática de ginástica; salas de departamentos e laboratórios de língua, além de salas de informática. Para esta zona passarão ainda os gabinetes de apoio à educação especial assim como salas de direção de turma. Os espaços disponibilizados com as mudanças passarão a salas de aula, o que beneficiará sobremaneira os horários dos discentes, favorecendo sempre o sucesso e a qualidade de vida do nosso estudante.

Um artigo do Projeto "Fora de Portas
"

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Descobrir a Trombastenia de Glanzmann... na ESDR

Uma escola depara-se com diversas situações às quais deve dar a melhor resposta, mesmo que não esteja “preparada” para tal...

Assim, no dia 28 de outubro decorreu a palestra "Descobrir a Trombastenia de Glanzmann... na escola" perante uma plateia de pais, professores e alguns alunos. A Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas (APH) deslocou-se a S. Miguel nos dias 28 e 29 de outubro e alguns elementos daquela associação vieram à ESDR, em virtude de uma aluna da nossa escola ser acompanhada por aquela associação. 
Durante uma hora, a Enf. Marta Moreira abordou as linhas gerais da patologia: como se processa a coagulação do sangue, a hereditariedade e como viver com a Trombastenia de Glanzmann. Trata-se de um distúrbio hereditário raro, que afeta a capacidade das plaquetas sanguíneas se agregarem em torno de um vaso sanguíneo danificado. Deste modo, os doentes têm dificuldades acrescidas na coagulação, originando hemorragias com muita facilidade e frequência.

A aluna do 8ºC Marina Pimentel é portadora desta doença e a APH acompanha-a há já algum tempo.

Assim que foi planeada a vinda de representantes da associação a S. Miguel, a mesma estabeleceu contacto com a mãe da aluna a fim de visitar a ESDR e divulgar a doença em particular aos agentes educativos. A APH fez-se representar através do Vice-Presidente Hilário Moreira, do Tesoureiro Carlos Mota, da Assistente de Direção Patrícia Ferreira e da Enfermeira que proferiu a palestra. Esteve presente ainda uma aluna da Escola Secundária Antero de Quental, também portadora do distúrbio, tendo sido acompanhada pela mãe e pela Presidente do Conselho Executivo daquela escola, Iracema Cordeiro. A Coord. da Equipa de Saúde Escolar da ESDR, Célia Figueiredo, e o Vice-Presidente do CE, Domingos Neto, também marcaram presença  na sessão, inteirando-se de forma mais próxima da situação e, apresentando  disponibilidade total  de apoio e de colaboração quer no referente à patologia em questão quer com a  APH,   embora  a nossa aluna   já usufrua de facilidades que lhe proporcionam um dia a dia mais confortável e tranquilo, como a sua patologia exige. Pais, professores e a mãe da Marina (que tem a oportunidade de acompanhar, diariamente, a filha na escola) puderam trocar impressões sobre o distúrbio, contribuindo-se assim para um melhor conhecimento de como lidar com o problema.



Ana Sousa: diretora da turma 8º C

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As missões... fora e dentro da escola

De 14 a 18 de outubro, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica promoveu a Semana Missionária cujos objetivos foram: descobrir o significado de Missão dentro da Igreja; conhecer a atividade missionária da Igreja junto dos povos mais pobres; conhecer a realidade social de alguns países do 3º mundo e desenvolver o espírito de solidariedade para com estes povos. Foi apresentado um documentário do canal de TV SIC sobre o trabalho de três missionários portugueses em África ao que se seguiu a oferta aos alunos (dos Missionários Colombianos) de exemplares da revista Audácia. Colaborativamente, alguns alunos venderam calendários, almanaques e agendas das missões junto dos familiares e amigos.
Professor: António Sampaio

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro

A ESDR dinamizou o dia mundial da alimentação

Com certeza! E haja saúde!

À semelhança de anos anteriores, a Equipa de Saúde Escolar da ESDR procedeu, a 16 de outubro, à Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Assim, da parte da manhã, procedeu-se à distribuição de salada de fruta a várias turmas, sobretudo do 7.º ano, bem como aos restantes membros da comunidade escolar com a finalidade de sensibilizar para a importância do consumo da fruta. A salada de fruta foi confecionada pelas funcionárias da cantina, utilizando peças de fruta trazidas pelos alunos, além de ananases e bananas gentilmente oferecidos pela cooperativa Profrutos à qual, desde já, muito agradecemos.


Duas enfermeiras da Associação Arrisca procederam ao rastreio de hipo e hipertensão, dos níveis de glicémia e à determinação do IMC (Índice de massa corporal), tendo havido uma participação entusiástica de toda a comunidade escolar. Nas referidas avaliações foram detetados 4 casos de alunos e um adulto, com IMC superior a 30, que serão devidamente encaminhados e orientados para e pelo Gabinete de Saúde Escolar.

A Dra. Cidália Ponte, dietista do Hospital do Divino Espírito Santo, colaboradora assídua neste tipo de iniciativas, proferiu, duas palestras sobre Alimentação Equilibrada, ainda de manhã, para alunos; de tarde, dirigida aos pais e encarregados de educação. A dietista enfatizou a importância de se tomar um bom pequeno-almoço, e de como esta refeição é essencial para os alunos se manterem atentos e concentrados nas atividades letivas, bem como o facto de uma alimentação equilibrada promover o bom desenvolvimento cognitivo e ser um fator de promoção do sucesso escolar.

As atividades desenvolvidas enquadram-se no cumprimento de um dos objetivos da supracitada equipa e do Programa Regional de Saúde Escolar - valorizar a alimentação equilibrada no combate à epidemia - obesidade. 


Ora, estando a sociedade preocupada com os níveis de obesidade atingidos pela população infantil e pelo crescente nº de adultos obesos, tendo já a OMS (Organização Mundial de Saúde) considerado a obesidade: a epidemia do século XXI, estranha-se o facto de ser permitida, pelas autoridades competentes, a venda de produtos açucarados, sem valor nutritivo, à saída da ESDR, apesar de todos os esforços que a escola já envidou no sentido de evitar a situação. 

Aos convidados e a toda a comunidade escolar envolvida os nossos agradecimentos.
 
Equipa de Saúde Escolar

Um artigo do Projeto "Fora de Portas"

sábado, 12 de outubro de 2013

Atividades de exploração da NATUREZA...

Dinâmica e atividade física é o que se pretende e espera de um clube escolar ligado à natureza! 


Assim, o núcleo 2 de Atividades de Exploração da Natureza, da responsabilidade da professora Cesária Magalhães, pertencente ao Clube Escolar Domingos Rebelo, iniciou o seu plano anual de atividades com a ida ao Clube Naval de Ponta Delgada, no dia 12 de outubro com o intuito de os alunos praticarem Canoagem. No dia 19 do mesmo mês efetuou um Trilho Pedestre à Serra Devassa situada na zona das Sete Cidades. Na caminhada, participaram também alguns docentes da nossa escola, ajudando assim no transporte dos alunos. 

Em ambas as atividades, o espírito de grupo e de interajuda foi alcançado, tendo os alunos demonstrado muito empenho e interesse quer na prática do desporto aquático, quer no trilho pedestre. As condições atmosféricas foram bastante boas, acabando por favorecer a atividade em si e o convívio.


É de referir ainda que os alunos inscritos neste núcleo participam semanalmente em dois treinos: Tiro com Arco e Escalada e irão desenvolver ao longo deste ano letivo diversas atividades, sendo a mais próxima a comemoração do Dia da Escola, onde os alunos participarão numa competição interna de Tiro com Arco. 

Professora Cesária Magalhães

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conselheira Virginia Staab da Embaixada dos E.U.A na ESDR

No dia 9 de outubro, a ESDR recebeu a visita da Conselheira para a Imprensa e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Virginia Staab. Gini, tal como é conhecida, encontrou-se com alunos de 3 turmas do 11.º ano de Inglês para lhes falar sobre as novas tendências no mundo do trabalho nos E.U.A.


Assim foram focadas formas de trabalho que se têm mostrado profícuas na criação de postos de trabalho no país de Obama, como o teletrabalho, o trabalho em tempo parcial, ou o trabalho sazonal, que servem tanto a população norte-americana como estrangeiros que desejam aceder profissionalmente a esse mercado.

Estiveram também presentes na sessão alguns alunos que participaram num Youth Camp promovido pela Embaixada, que promove ações junto de alunos do ensino secundário de modo a sensibilizá-los e informá-los sobre a qualidade do ensino universitário nos Estados Unidos e como poderão frequentar o ensino superior num ambiente desafiador do ponto de vista científico e cultural, num mercado competitivo como o dos E.U.A.

Por toda a sua extraordinária capacidade de comunicação, bem como pela sua simpatia e disponibilidade para estar, sempre que possível, em contacto com estudantes da língua inglesa, o nosso "Thank You, Gini!".

Coord. Ing. Ana Lemos

Um artigo do Projeto "Fora de Portas"

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A ESDR também comemora os 60 anos de emigração para o Canadá

Ao consultar o portal do Governo Regional verificamos que a Direção Regional das Comunidades, (DRC) integrada na Presidência do Governo, na dependência do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, detém competências nas áreas da emigração, da imigração e das comunidades açorianas no exterior.


No âmbito das suas atribuições, promove o diálogo entre as comunidades imigradas e emigradas e os seus representantes, e estimula a participação cívica e política das mesmas nas sociedades onde se inserem.


Compete, ainda, ao departamento assegurar, em todas as ilhas, o atendimento público a imigrantes, emigrantes, regressados e candidatos a emigrantes, bem como dinamizar a interculturalidade na Região Autónoma dos Açores.

Com vista à divulgação e integração no dia 30 de setembro de 2013 realizou-se uma palestra comemorativa dos 60 anos da emigração para o Canadá, destino privilegiado de açorianos, dinamizada pela DRC. Assistiram à palestra alunos das disciplinas de Geografia, História e Economia das turmas do 10º ano, acompanhados pelos respetivos docentes.

Alunos e professores apreciaram a iniciativa.

Um artigo do projeto "Fora de Portas"

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O regresso às aulas, da burocracia à dinâmica das visitas


Mais um início... que bom! Mau seria não recomeçar, mesmo que tal implique deixar a praia e o serão alargado! Bem-vindos!

Regressamos às aulas, às tarefas, enfim, ao processo complexo de ensino-aprendizagem, alunos, docentes e restante comunidade com todas as implicações inerentes ao facto.


O início do ano letivo decorreu com normalidade, pelo menos para os alunos, crê-se, embora limitados no espaço físico exterior pelos condicionalismos das obras de remodelação da escola (de que damos conta noutro artigo), porém, com constantes e efusivas manifestações de alegria e juventude avivando o ambiente escolar.

Ora, para os docentes e mais concretamente para o Conselho Executivo, o início do ano afigurou-se mais complexo, dado que diversos professores solicitaram o processo de pedido de reforma anticipada no ano transato e, não tendo tido as respostas antes da data de início do ano letivo, tal acarretou um processo de reformulação de horários que aos poucos tiveram de ser revistos e atribuídos a novos docentes, a cada resposta oficial de efetiva reforma de cada docente em causa. Um processo burocrático e não só que, efetivamente, perturbou a gestão escolar e a eficiência da equipa de horários da escola. Contudo, o transtorno foi e vai sendo ultrapassado pelo profissionalismo de todos em prol dos alunos, claro, e do sucesso, sempre.


Parabéns aos reformados!!!

E em início de ano letivo, a 23 de setembro, nada melhor do que começar por receber o Secretário Regional do Turismo e Transportes, dr. Vitor Fraga, entre outras entidades, elementos da PSP para uma ação de sensibilização para a prevenção rodoviária. Campanha essa, 3ª fase, que serve para alunos e consequentemente encarregados de educação no cumprimento da legislação em vigor no que concerne ao trânsito para a construção de uma sociedade mais responsável e segura. Ofereceram-se t-shirt alusivas ao tema.

Um artigo do projeto "Fora de Portas"

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Exposição na E.S.D.R.

O grupo de Educação Tecnológica da Escola Secundária Domingos Rebelo expõe a toda a comunidade escolar e meio envolvente os trabalhos realizados pelos seus alunos do 7º ao 9º ano. São trabalhos que revelam o empenho e a dedicação de professores e alunos que com esforço e dinamismo conseguiram do velho fazer novo. 

Podem apreciar-se tapeçarias manuais, pinturas em tecido e em telas, com aplicações de estanho, candeeiros ecológicos construídos a partir de materiais reciclados, respeitando a açorianidade, o regionalismo e a sustentabilidade, com reaproveitamento de garrafas pet, latas, canas regionais, entre outros materiais.

Constata-se aqui, que a qualidade a baixo custo é uma mais-valia para a nossa escola que, assim, promove o espírito de poupança e de valorização do que é regional. 

Sendo uma disciplina de carácter prático, torna-se uma variante fundamental para os espíritos jovens em desenvolvimento que, assim, contatam diretamente com a sua vertente artística e criativa, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua destreza manual e paralelamente trabalham uma série de conteúdos em articulação com todas as outras disciplinas do currículo: medições; cálculos, desenho; história dos materiais; regionalidade; higiene e segurança no trabalho; experimentação; projetos; pesquisa e sustentabilidade do planeta.






Grupo de Educação Tecnológica

sábado, 8 de junho de 2013

VIII Jornada de Filosofia

Integrada no Plano Anual de Actividades do Departamento de Ciências Humanas, realizou-se, no dia 5 do corrente mês de Junho, a 8ªJornada de Filosofia.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tomada de posse do Conselho Executivo

O conselho executivo da nossa escola foi reconduzido para o 5º mandato consecutivo, na passada quarta-feira, dia 5 de junho, depois do ato eleitoral realizado no dia 30 de maio. Na cerimónia da tomada de posse a presidente da Assembleia, Drª Graça Moniz, felicitou o conselho executivo pelo resultado obtido nas eleições (81,36% dos votos) e que espelha, nas suas palavras, “o apoio muito significativo ao trabalho desenvolvido nos mandatos anteriores”. 

A presidente da Assembleia de escola destacou o trabalho desenvolvido pelo conselho executivo ao nível da informatização de toda a comunicação intraescolar e dos principais processos de registo de sumários, assiduidade e avaliação de alunos e, ainda, a conservação do edifício que, no seu entender, “permitiu uma adequação permanente do espaço escolar aos novos desafios com que a escola se tem deparado”. Foi neste sentido que reconheceu também o enorme desafio conquistado pela equipa, sobretudo num momento de crise como o que se atravessa atualmente, ao conseguir a requalificação de uma secção de 2100m2 da escola que se irá converter num auditório e novos espaços de trabalho.

A presidente do conselho executivo, Drª Helena Lourenço, agradeceu aos professores da sua equipa e a toda a comunidade educativa, o apoio incondicional que ao longo dos últimos anos lhe tem sido prestado considerando-o imprescindível e determinante no sucesso do seu trabalho.

Futebol em Festa 2013

Realizou-se mais uma edição do torneio Futebol em Festa, organizado pelo departamento de Educação Física da nossa escola e que teve a maior participação total de sempre e um novo record no número de participantes femininos.




O torneio decorreu no dia 30 de maio para os alunos do 3º ciclo masculinos e no dia 31 para os alunos do ensino secundário masculino e todas as equipas femininas. Os jogos realizaram-se nos campos sintéticos do complexo desportivo do Lajedo pois o Serviço de Desporto de S. Miguel não pôde dispensar-nos o campo relvado principal. Ainda assim, pela forma como os jogos foram vividos, podemos garantir de que se tratou de uma verdadeira festa desportiva.

Vencedores 3º ciclo masculinos
Beças
Hugo Costa - 9B
Filipe Medeiros - 9B
Rodrigo Santos - 9B
João Pessanha - 9B
Miguel Cabral - 9B
Bernardo Rodrigues - 9B


Vencedores secundário masculinos
7Skill Free S
Paulo Martins - 8OI1
João Melo - DGR
Jerson Santos - DGR
Tiago Carvalho - DGR
João Paquete - DGR
Rafael Calisto - 8OI1


Vendedoras femininas
Matrioskas
Filipa Teixeira - AED
Paula Cabral - 11G
Adelaide Graça - 8K
Sofia Meireles - 12C
Solange Arruda - 10I
Carolina Câmara - 11C
Vera Mota - 12H
Carolina Xavier - 12C

sábado, 25 de maio de 2013

Compal Air 3x3 fase de ilha


Realizou-se na passada quarta-feira dia 22 de Abril, a Fase Local do Compal Air realizada na EBI de Arrifes com a colaboração da Associação de Basquetebol de S. Miguel, onde estiveram presentes as escolas: EBI Ribeira Grande, ES Antero de Quental, EBI de Arrifes e ES Domingos Rebelo. Este é um projeto da iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol.

A ES Domingos Rebelo participou nos escalões masculinos infantis; iniciados e juvenis e, ainda no escalão feminino de juniores. 


Foi uma boa oportunidade para que os nossos alunos convivessem com colegas de outras escolas e ao mesmo tempo praticassem a modalidade desportiva que tanto gostam. É de realçar as boas aptidões que tiveram no domínio desta modalidade, bem como no saber estar com grande “fair play”.


Ao nível desportivo a experiência foi bastante positiva, uma vez que os alunos da ES Domingos Rebelo conseguiram conquistar os primeiros lugares de todos os escalões onde participaram. Os vencedores de cada escalão e sexo ficaram apurados para a Fase Regional.


Estamos muito satisfeitos com a representação dos alunos da ESDR pelos resultados desportivos de todas as equipas mas também pelo desportivismo que demonstraram durante todo o evento.


Parabéns aos nossos alunos!

Femininos
Juniores

Sara Rego
Isabel Silva
Sofia Meireles

Masculinos
Infantis

 Isaac Pavão, Henrique Santos, Diogo Santos e Nuno Sousa
Iniciados

Bernardo Marques, Hugo Félix e Pedro Dias
Juvenis

Ruil Furtado, João Melo, Miguel Ribeiro e Guilherme Casais