sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Dia da Escola 3 de Dezembro de 2013

Comemorou-se, no dia 3 de dezembro, o 123º aniversário da nossa escola e o 122º ano do nascimento do seu patrono, o pintor Domingos Rebêlo. A data foi assinalada com várias atividades das quais se destacam a cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos do ano transato e o jantar convívio para homenagear pessoal docente e não docente que passou à aposentação. 

Durante a manhã, esteve em exibição a exposição “Domingos Rebêlo: evidências da etnografia regional”, conduzida pela professora Ana Isabel Serpa. Realizou-se ainda uma palestra  sobre os “Ofícios Micaelenses e Vida Antiga” apresentada pelo sociólogo Valério Moniz do Museu Carlos Machado. 

O departamento de educação física organizou diversos eventos desportivos para os alunos: atividades de tiro com arco, badminton, basquetebol, ténis de mesa e, ainda, um torneio de futsal. Como é habitual, as atividades  tiveram uma grande participação.

À tarde, perante a comunidade educativa e convidados, distinguiram-se com diplomas e prémios os melhores alunos do ano letivo de 2012-2013. A presidente do Conselho Executivo, professora Helena Lourenço, salientou o esforço e o trabalho realizado por estes alunos que, em conjunto com os seus professores, contribuíram para que a nossa escola tivesse sido, inclusive, a melhor da região nos resultados finais de 12º ano.

As empresas Finançor Agro-alimentar e grupo Bensaúde financiaram os prémios para o melhor aluno do Ensino Secundário (Línguas e Humanidades) e melhor aluno do curso de Ciências Socioeconómicas, respetivamente. Estas duas empresas têm estado, nos últimos anos, ao lado da escola, no reconhecimento e distinção dos melhores resultados académicos. 

Os dez melhores alunos de cada ano e curso foram selecionados para o quadro de honra da escola e o melhor de cada grupo de dez para o quadro de excelência, tendo obtido as seguintes médias:
  • melhor aluno do 7º ano - Ana Catarina Bailador Gonçalves (nível 5)
  • melhor aluno do 8º ano - Ana Rita Matos Ferreira (nível 4,82, pela 2ª vez)
  • melhor aluno do 9º ano - Rodrigo Pacheco Câmara (nível 5, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos tecnológicos - Beatriz Ambrósio Freitas (18,25 valores, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos profissionais - Tânia Filipa Cabral Cunha (16,5 valores, pela 2ª vez)
  • melhor aluno dos cursos Científico-Humanísticos (10º, 11º e 12º anos - Joana Drumond Cosme Mendonça Lima (19,4 valores, pela 2ª vez)
  • prémio Bensaúde para a melhor aluna do Curso Ciências Socioeconómicas - Adriana Soares Rego (média do curso 18,1 valores e em Economia 19 valores)
  • prémio Finançor Agro-Alimentar para o melhor aluno do Ensino Secundário (Línguas e Humanidades) - Isabel Vitória Botelho Patrício (18,8 valores).


O Instituto Alemão de Lisboa ofereceu, ainda, uma simbólica lembrança ao melhor aluno de Alemão, a discente Daniela Sousa Medeiros, que frequentou a disciplina na formação específica em 2011-2012 e 2012-2013  com a classificação interna de 19 valores, obtendo no exame nacional de Alemão a classificação de 17 valores. Esta distinção aconteceu visto que a partir do corrente ano letivo a nossa escola passou a fazer parte do Projeto de Escolas Piloto de Alemão (PEPA).

À noite, no jantar convívio e de homenagem aos aposentados Ângela Brum, Artur Veríssimo, Fátima Vicente, Fernanda Viveiros, Filomena Índio, Goretti Rodrigues, Graça Moniz, Henriqueta Sousa, Jorgeana Lima, Judite Amaral, Laura Moniz, Liseta Torres, Luísa Arruda, Margarida Carreiro e Margarida Carvalho e, ainda, a dona Gilda Raposo, a presidente do conselho executivo destacou a conduta exemplar de todos no exercício das suas funções, nos muitos anos dedicados ao serviço da nossa Escola e a imagem que deixam de prestígio e dignidade.

O jantar contou com a presença do maior número de participantes de sempre, cento e vinte e sete, o que demonstra bem o carinho e apreço dos presentes pelos que agora iniciam um  outro percurso de vida, e são, certamente, testemunho do valor que os que se aposentaram tinham no seio da comunidade escolar.


Sem comentários: