segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cheias na Ilha da Terceira

No dia 15 de Janeiro, os alunos do 10º, 11º e 12º ano do Curso de Ordenamento do Território e Ambiente, da Escola Secundária Domingos Rebelo, e os formandos da Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio de S. Miguel e Santa Maria, participação numa sessão de esclarecimento sobre as causas e consequências das Cheias e Enxurradas, ocorridas no dia 15 de Dezembro de 2009, na ilha da Terceira.
A oradora convidada, Paula Gil, Vigilante da Natureza na ilha da Terceira, transmitiu de forma clara e simples os factos reais ocorridos naquele dia, realçando as principais razões pelas quais ocorreram as Cheias.
Durante a sessão os alunos tiveram a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o sucedido, e posteriormente, a oradora desenvolveu um debate, contribuindo para o esclarecimento pormenorizado das causas das Cheias. Ao mesmo tempo, a Vigilante da Natureza possibilitou aos alunos a consolidação de conhecimentos técnicos sobre a falta de planeamento e ordenamento do território na Região.
Finalizando a sessão, a Vigilante da Natureza alertou aos presentes que ser Técnico de Ambiente não é só saber-fazer, é mais do que isso, é tomarmos consciência social e ambiental e agirmos perante as condutas éticas-ambientais – para um Mundo melhor, para um Mundo em plena segurança!



Responsável pela actividade: Rita Correia

Sem comentários: