segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Alunos de TEC visitam Aurora Social, Seara do Trigo e Casa de Saúde

Ao longo do segundo período, os alunos das turmas M e N do 11º ano do Curso de Acção Social decidiram arregaçar as mangas no sentido de levar a cabo actividades lúdicas junto dos utentes de três IPSS do concelho de Ponta Delgada. Assim, estes alunos, sob orientação do professor de TEC, Eduardo Naia, visitaram a Aurora Social, A Seara do Trigo e a Casa de Saúde de São Miguel, primeiro momento dos seus trabalhos de projecto.
A 22 de Janeiro, os alunos do 11º N visitaram a Casa de Saúde de São Miguel e puderam visualizar in loco o trabalho de todos os funcionários da instituição para o bem-estar dos doentes que aí se encontram. Foi uma visita muito frutífera que enriqueceu todos que a fizeram. Uma promessa ficou ali assumida: alguns doentes deslocar-se-ão, a 12 de Março à Escola Secundária Domingos Rebelo para participar em actividades plásticas enquadradas no projecto “Já Cheira a Primavera”.
Os alunos do 11º M deslocaram-se às instalações da IPSS Seara do Trigo no dia 26 de Janeiro para conhecerem quem frequenta a instituição e também o próprio espaço. A Drª Núria levou os alunos pelos corredores da casa e explicou o modo de funcionamento desta e o grau de deficiência dos utentes da IPSS. Também este foi o primeiro momento do trabalho de projecto desta turma, uma vez que o dia 9 de Fevereiro será o dia em que alguns utentes passarão a manhã na Escola Domingos Rebelo a confeccionar máscaras de Carnaval.
A IPSS Aurora Social abriu as suas portas no passado dia 29 de Janeiro, possibilitando a todos os alunos do 11ºN uma visita guiada às suas instalações e o convívio com pessoas portadores de deficiência mental. Com esta visita, os alunos de TEC tomaram consciência de que, apesar das limitações que estas pessoas possuem, têm valor, dignidade e são capazes de realizar tarefas com perfeição. “Os meninos da Aurora Social” visitarão a Escola Secundária Domingos Rebelo a 12 de Março a fim de participar no projecto “Sol, cor e Cheiro de Primavera” onde percorrerão ateliers com diversas actividades plásticas.

Um artigo do Projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: