quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Martin Luther King, JR.

Celebrar o dia de Martin Luther King significa lembrar o homem, a sua vida e o seu sonho; significa conhecer o contexto em que surge e se afirma como líder do movimento pelos direitos civis na sociedade americana dos anos 50 e 60; significa perceber a importância dos valores pelos quais lutou e da forma como por eles lutou.
Foi com este objectivo que, no dia 18 de Janeiro, em duas sessões organizadas para o efeito, alunos dos 11º e 10º anos viram o filme “Dr. Martin Luther King, Jr. – A Historical Perspective”, do realizador Thomas Friedman.
Os alunos de 11º ano tiveram, ainda, o privilégio de ouvir o Dr. Fernando Guimarães, numa breve introdução ao filme, falar acerca do homem e líder que Martin Luther King foi:
“Os ensinamentos de Mahatma Gandhi tiveram em Martin Luther King um intérprete que só muito raramente a história nos oferece. Da violência e do ódio apenas nasce mais violência e mais ódio. E poucos souberam expressar como ele o poder que a palavra tem na efectiva mudança das mentalidades no sentido do aperfeiçoamento da Justiça, da Igualdade e da Liberdade.” (FG)
A ambos – a Martin Luther King pelo seu exemplo e ao colega Fernando Guimarães pelas suas sábias palavras – o nosso reconhecido agradecimento.



Margarida Maia Costa

Sem comentários: