sexta-feira, 13 de março de 2009

Sessão sobre a Deficiência

Realizou-se na Escola Secundária Domingos Rebelo, no dia 5 de Março, na sala 2.8, pelas 15.30h, uma sessão intitulada ‘ A família e a Deficiência’, destinada a todas as turmas do 12º ano do Curso Tecnológico de Acção Social. Esta sessão foi desenvolvida pela Dra. Núria Cordeiro, assistente social da Instituição Seara de Trigo, que apresentou a problemática do nascimento de uma criança deficiente no seio de uma família, salientando as diversas fases de adaptação que a família enfrenta, nomeadamente a fase da negação, culpabilização, acomodação e finalmente a aceitação. Sublinhou ainda que, por vezes, existem pais que nunca chegam à fase da aceitação, pelo que vivem a vida sem se conformarem com a deficiência do filho ou filha.
Actualmente, porém as novas respostas sociais e a existência de mais profissionais com melhor qualificação, para cuidar das pessoas portadoras de deficiência e apoiar as respectivas famílias, facilitam a socialização de um filho deficiente, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida a todos os elementos da célula familiar.
Procedeu-se ao encerramento da sessão com a apresentação de dois trabalhos das alunas do 12 º J, Cristina Sousa, Marina Regalo e Nicole Borges sobre a temática da Cegueira e do Autismo.

A Directora do Curso de Acção Social

Gabriela Leite

Sem comentários: