quinta-feira, 26 de março de 2009

“Diogo de Silves” vence “Barcopaper”

Mais uma grande actividade que os alunos da turma O do 10º ano do Curso Tecnológico de Acção Social da Escola Secundária Domingos Rebelo levaram a cabo no passado dia 13 de Março na Escola EBI Canto da Maia.
No segundo período, esta turma deu asas à sua imaginação e planificou, nas aulas de Técnicas de Expressão e Comunicação, um projecto de intervenção na comunidade denominado “Em Busca da Atlântida”. Os alunos do 4º ano de escolaridade pertencentes à Escola EB1 de Santa Clara a estudar na Escola EBI Canto da Maia foram o público-alvo.
O projecto foi aceite pelas docentes Ana Paula, Teresa e Célia que, desde o início, se envolveram de forma excepcional, motivando os seus alunos para a actividade.
A adesão dos alunos foi muito grande, uma vez que estava estampada no seu rosto um brilho nos olhos e um sorriso que deixavam transparecer uma imensa alegria.
Os cerca de 65 alunos do 4º ano envolvidos agruparam-se em 14 equipas de 4 ou 5 elementos e começaram a estudar sobre o Arquipélago dos Açores, porque o projecto “Em Busca da Atlântida” consistiu em conhecer mais e melhor as 9 ilhas açorianas de forma lúdica.
Enquanto os mais pequenos estudavam, os alunos do 10º O construíam barcos, elaboravam cartazes e redigiam as perguntas sobre as ilhas.
O grande dia chegou e as equipas estavam ansiosas pelo início do “Barcopaper”. Os alunos fizeram um percurso de “barco” dentro da Escola EBI Canto da Maia, parando em 9 pontos, correspondentes às 9 ilhas dos Açores, respondendo às 4 questões que os “controladores marítimos” faziam.
A Escola EBI Canto da Maia encheu-se de “barcos” conduzidos por valentes “marinheiros”.
A equipa vencedora foi a “Diogo de Silves” com 35 respostas certas em 11 minutos, recebendo, cada elemento, como prémio, um DVD oferecido pelo Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, aos demais foi dado um certificado de participação.
Foram dias de muito e árduo trabalho que valeram a pena, uma vez que os futuros animadores sociais conseguiram o envolvimento dos alunos do 4º ano e estes aprenderam mais sobre estas ilhas encantadas de forma divertida.

[Fotos]
Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: