sexta-feira, 13 de março de 2009

A Semana da Mulher

Na Escola Secundária Domingos Rebelo, a semana de 9 a 13 de Março é dedicada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no passado dia 8 de Março. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projecto “Mil Cores – Educação Sexual e Gestão de Afectos” e foi coordenado pelas professoras Edna Medeiros e Maria Eduarda Teixeira com a colaboração das docentes Ana Carvalho e Rosa, dos alunos e dos directores de turma do ensino básico.
As actividades a levar a cabo durante a semana são: entrega de flores às mulheres com a respectiva dedicatória, exposição de fotografias e biografias de mulheres que se destacaram em variadas áreas ao longo dos tempos, audição de música com vozes femininas e projecção de pequenos filmes que mostram a evolução dos direitos das mulheres e situações de onde as mulheres são discriminadas, fixação de um placard, onde todos poderão deixar uma mensagem escrita alusiva a este dia.
Ainda durante esta semana e até ao dia 16 de Março, todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico terão acesso a uma acção de sensibilização com o principal objectivo de alertar os mesmos relativamente às diversas formas de discriminação e violência contra as mulheres e como alertá-los para os seus direitos.
Esta semana tem como objectivo alertar toda a comunidade escolar para a importância deste dia, pois a mulher, hoje em dia, ainda sofre discriminação a nível social, cultural e remuneratório; para a evolução dos direitos da mulher e para mostrar o papel significativo da mulher na sociedade.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: