quinta-feira, 26 de março de 2009

Mensagem de Pessoa anima aulas do Ensino Secundário Recorrente

Durante três aulas consecutivas, no mês de Março, os alunos da disciplina de Língua Portuguesa Bloco III do Ensino Secundário Recorrente possibilitaram a todos quantos puderam assistir a momentos únicos de abordagem de alguns poemas de Mensagem de Fernando Pessoa.
Decorrente do estudo que tem sido feito da obra poética de Pessoa, os alunos estudaram Mensagem, ficando com a tarefa de apresentar oralmente aos seus colegas a análise de poemas, como por exemplo: “D. Dinis”, “D. Fernando, Infante de Portugal”, “D. Sebastião, Rei de Portugal”, “O Infante”, “O Mostrengo”, “Mar Português” e “Nevoeiro”. Uns alunos leram os poemas, alguns apresentaram gravações áudio, outros projectaram pequenos filmes e ainda dois ou três dramatizaram pequenas peças de teatro alusivas aos poemas.
A abordagem à mensagem veiculada pelos poemas foi apresentada de forma cativante e envolvente, viveram-se momentos únicos em que o sonho por um Super-País, por um Quinto Império, voz unificadora de todos os poemas, esteve presente e fez acreditar que cada Ser Humano também pode ser grande espiritualmente.
Os alunos do Ensino Secundário Recorrente, disciplina de Língua Portuguesa, dos docentes Eduardo Naia e Maria Ivone Sequeira, da Escola Secundária Domingos Rebelo, fazem das suas aulas momentos de aprendizagem e de formação, vivendo experiências especiais e singulares que jamais olvidarão enquanto estudantes.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: