sexta-feira, 13 de março de 2009

A Magia das Cores – Uma Alimentação Saudável

Alunos do décimo ano turma P do Curso Tecnológico de Acção Social da Escola Secundária Domingos Rebelo, no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, sob a orientação do docente Eduardo Naia, disfarçados de médicos e enfermeiros, dirigiram-se ao Jardim de Infância O Castelinho Encantado a fim de promover uma acção de sensibilização sobre uma alimentação saudável e falar da profissão de médico.
Os cerca de vinte e cinco meninos da sala dos quatro e cinco anos, conjuntamente com a sua Educadora de Infância, receberam os estudantes de Acção Social de braços abertos e todas as actividades levadas a cabo foram um sucesso.
Os “médicos” e “enfermeiros” apresentaram uma roda que facilmente os pequenitos descobriram como sendo a roda dos alimentos. O diálogo sobre cada grupo de alimentos foi imediato e todos quiseram dar exemplo de alimentos que fazem parte de cada grupo. Recordaram-se ali conceitos e conteúdos que a educadora Rita já havia explorado e trabalhado com os seus pupilos uns meses antes e que estavam bem presentes na memória. Depois os “médicos” e “enfermeiros” distribuíram vários desenhos alusivos a alimentos para os mais pequeninos pintarem.
Após esta actividade plástica, todos os meninos foram ao “senhor doutor” ouvir o bater do seu coração. Foi giro e divertido ouvir o “Pum, pum” do coração. A ida ao “médico” não terminou por ali. A conversa sobre o corpo humano continuou com perguntas e respostas sobre higiene oral, os músculos, os ossos, os órgãos, entre outros temas.
Aquelas crianças, que naquele momento estavam a falar das profissões, mais concretamente da de médico, puderam conviver por breves momentos com “médicos” e “enfermeiros” que apesar de não o serem comportaram-se com tal.
Foi uma actividade muito produtiva e bonita.
Apraz referir que a realização desta actividade estava prevista para o Hospital de Ponta Delgada, Serviço de Consulta Externa de Pediatria, no entanto não teve lugar neste local por ter sido negada pelo Director daquele serviço.


[Fotos]

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: