segunda-feira, 31 de março de 2014

Cientista do CERN na nossa escola

Professor Doutor José Maneira
Realizou-se em 25 de março uma palestra integrada nas Masterclasses de Física de Partículas, apresentada pelo Professor Doutor José Maneira, investigador do LIP e membro da colaboração portuguesa da experiência ATLAS do CERN, que abordou a Física de Partículas de forma introdutória.

No dia seguinte, de manhã, na Universidade dos Açores, 24 alunos da ESDR, acompanhados pelas professoras Beatriz Cachim e Dulce Moreira; 20 alunos da ESAQ acompanhados pelo professor João Cabral e, via skype, 11 alunos da E.S. Santa Maria, acompanhados pelos professores Pedro Amaral, Patrícia Beja, Hélder Chaves e Juan Nolasco, assistiram a outra palestra, desta vez pelo Professor Doutor Pedro Abreu investigador do LIP e colaborador do CERN, coordenador nacional da atividade, na qual aprenderam a interpretar os rastos de partículas, obtidos em experiências realizadas no CERN, que a seguir analisaram.


À tarde, os alunos participaram numa videoconferência, coordenada por cientistas do CERN, em que discutiram com colegas de França, Itália e Suíça, os resultados obtidos.

O entusiasmo foi grande e foi uma honra receber na nossa escola um cientista do CERN que aqui também agradecemos a prestimosa colaboração.

Professora: Beatriz Cachim

Sem comentários: