segunda-feira, 17 de março de 2014

A Semana das Línguas

Saber ler e falar bem inglês é uma coisa que quase todos nós entendemos como obrigatória no mundo de hoje.

Mas não nos devemos esquecer que as outras línguas e culturas são também muito importantes e não foram aniquiladas pela primazia dada à cultura anglo-saxónica pelo mundo global. 

Com base neste princípio, o Departamento de Línguas Germânicas promoveu a "Semana das Línguas" com o intuito de aguçar a curiosidade dos nossos alunos para a aprendizagem de línguas europeias para além das já estudadas na nossa região. Então, cada dia foi dedicado a uma língua diferente. Esteve patente uma exposição onde se apresentaram painéis elaborados por alunos de cursos de vertente profissional e que nos mostravam algumas expressões-chave em todas as línguas em estudo. Foi assim que ficámos a saber, por exemplo, que "Good morning!" será "Kaliméra!" em Grego, "Guten morgen!" em Alemão, "Buenos dias!" em Espanhol, "God Morgon!" em Sueco e "Buongiorno" em Italiano. Quem visitou este espaço pôde ainda apreciar os trabalhos elaborados pelas turmas do 10º ano sobre os países e culturas de origem de cada língua, ao som de canções de cantores das cinco nacionalidades.  

Também a cantina da nossa escola se associou à iniciativa, elaborando pratos típicos da Grécia, Alemanha, Espanha, Suécia e Itália, o que resultou numa afluência dos alunos acima do comum, tal o seu interesse em degustar os pratos propostos. 

No entanto, podemos afirmar, pelo feedback dado pelos alunos, que os momentos altos foram as "Language Taster Sessions" apresentadas por falantes nativos das línguas em foco. Foi assim que Eleni Kouri, Monika Schreiber, Blanca Carlero, Emilie Speleman Smith e Catia Benedetti nos presentearam com interessantíssimas aulas de língua e cultura que conquistaram alunos e professores, pela revelação de características divergentes ou semelhantes com o Português e Portugal, e a quem muito agradecemos.



Coordenadora línguas germânicas: Ana Amaral Lemos

Uma artigo do projeto Fora de Portas

Sem comentários: