segunda-feira, 31 de março de 2014

Cientista do CERN na nossa escola

Professor Doutor José Maneira
Realizou-se em 25 de março uma palestra integrada nas Masterclasses de Física de Partículas, apresentada pelo Professor Doutor José Maneira, investigador do LIP e membro da colaboração portuguesa da experiência ATLAS do CERN, que abordou a Física de Partículas de forma introdutória.

No dia seguinte, de manhã, na Universidade dos Açores, 24 alunos da ESDR, acompanhados pelas professoras Beatriz Cachim e Dulce Moreira; 20 alunos da ESAQ acompanhados pelo professor João Cabral e, via skype, 11 alunos da E.S. Santa Maria, acompanhados pelos professores Pedro Amaral, Patrícia Beja, Hélder Chaves e Juan Nolasco, assistiram a outra palestra, desta vez pelo Professor Doutor Pedro Abreu investigador do LIP e colaborador do CERN, coordenador nacional da atividade, na qual aprenderam a interpretar os rastos de partículas, obtidos em experiências realizadas no CERN, que a seguir analisaram.


À tarde, os alunos participaram numa videoconferência, coordenada por cientistas do CERN, em que discutiram com colegas de França, Itália e Suíça, os resultados obtidos.

O entusiasmo foi grande e foi uma honra receber na nossa escola um cientista do CERN que aqui também agradecemos a prestimosa colaboração.

Professora: Beatriz Cachim

"The World @ Work"

No âmbito de um dos domínios de referência, do programa de Inglês do 11º ano, "The World @ Work", foi levada a cabo uma atividade de escrita de poemas com a turma B. Surgiram muitos e bons poemas, mas na impossibilidade de todos publicar foi selecionado o que se segue.

“I wanna be an artist”
Bright colourful lights
fill the room for my delight
throughout the nights
all I see is excite.
If I were to put on my red nose
Laughter would reach Heavens, I suppose.
When the world of magic I were to reveal
Surprise faces I would steal.

If I were to fly my trapezium, for a few dimes
Thrill would show in their eyes to the end of times
And, at the end of it all,
A contortionist I would be, so myself I would twist,
While others assist 
And hope and pray that I don’t fall.

Travelling around planet Earth
Attempting to be sublime 
Trying to make your time worth
Making people feel fine

An artist I wish to become
And see whatever may be to come
Who knows, be one of a team,
But, for now, it’s just a dream.

BY: Ana Isabel Ventura; Filipa Chalim; Sara Amaral  (11ºB)

Mais uma atividade de AÇÃO EDUCATIVA fora da escola


Reciclagem foi a temática do projeto que a turma de Ação Educativa do 11º ano, da ESDR, apresentou no dia 26/03/2014 a duas turmas do 4ºano da escola primária das Maricas. 

Do plano de atividades desenvolvido fazia parte um teatro de fantoches intitulado " A floresta (des)encantada", a construção de uma máscara e um  jogo da glória, em ponto grande, adaptado ao tema e ao teatro de fantoches. Estas atividades foram desenvolvidas colaborativamente nas aulas da docente Carla Ferreira, para que pudessem ser postas em prática.

O público alvo demonstrou interesse, promovendo-se uma boa interação com as crianças. A turma agradece a colaboração dos alunos e da professora Ilda Almeida.

Professora Carla Ferreira

sábado, 29 de março de 2014

XIII Romaria Escolar

A 29/3, um grupo de 12 alunos participou na XIII romaria escolar promovida pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar (SDAPE) e bastante divulgada junto de toda a comunidade escolar.


A romaria teve como objetivos: - pensar a escola como um lugar de desafios pessoais; - realizar uma caminhada de procura e afirmação de fé; - entender a religiosidade popular e o respeito pela tradição e criar um espaço de reflexão e comunicação. 

A romaria partiu de Ponta Delgada e terminou na Várzea onde se realizou a eucaristia de encerramento.


Professor António Sampaio

segunda-feira, 24 de março de 2014

School Volei 2014

Os alunos da ESDR participaram a 19 de março na III Edição do “School Volei” – Fase de Ilha – organizado pela Associação de Voleibol de São Miguel e realizado na Escola Básica Integrada Roberto Ivens. A competição decorreu em 2 pavilhões da escola, Nível I num pavilhão com jogos 2x2 (11-12 anos) e Nível II (13-15 anos) no outro pavilhão com jogos de 4x4 disputados em 2 partes de 5 minutos, sem intervalo e com troca de campo entre as partes.
De um total de onze escolas, a ESDR obteve dois segundos lugares:

  • Nível I: Diogo Caçador e Hugo Laranja (7B)
  • Nível II: João Sá, Nuno Lopes, Rúben Sousa e Rúben Tavares (suplente: João Santos) (9C).
Hugo Laranja e Diogo Caçador
João Sá, Nuno Lopes, Rúben Tavares, João Santos e Rúben Sousa

Dia Mundial da Poesia 21 de março de 2014


Professores de várias áreas disciplinares e alunos de diferentes cursos e anos de escolaridade uniram-se em torno da poesia.

A equipa da biblioteca desta escola decidiu em boa hora integrar no seu plano anual de atividades um momento destinado à celebração do Dia Mundial da Poesia. Foi, sem dúvida, um acontecimento memorável pela sua qualidade e elevação. 


Alunos e docentes do Departamento de Línguas Românicas, bem como professores de outras disciplinas (num total de vinte e um), em face de um conjunto alargado de poemas de poetas portugueses, escolheram textos ao seu gosto e treinaram durante cinco semanas, sob a supervisão da professora Cidália Garcia, a sua leitura em encontros frutíferos feitos de diálogo, de emoções e de partilha. Depois, gravaram-nos em suporte vídeo, para se constituírem em conteúdos a divulgar no Meo-Kanal da Escola Secundária Domingos Rebelo.
O evento contou, ainda, com a participação de poetas convidados, como Emanuel Jorge Botelho (que declamou o poema "Andam pela casa num rodopio ventanoso") e de Renata Correia Botelho (nossa antiga aluna que prestou homenagem à sua professora de Português do Secundário, através do poema inédito "Conjugação do verbo dar" - dado a conhecer pela primeira vez nesta página do jornal). Também consistiu num momento de grande dignidade a declamação feita por João Malaquias de um poema de Frederico García Lorca bem como da leitura integral da "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos.

A Escola agradece publicamente a todos os poetas e atores convidados e à RDP-Açores, que, através de entrevista em direto, fez a divulgação deste Dia Mundial da Poesia, o qual ficará no coração de todos quantos sentiram que a palavra poética é imorredoura e nos permite reencontros intensos, saudáveis e capazes de desenvolver a inteligência e a sensibilidade. 



A poesia é palavra de elevação. O poeta é semelhante a um deus detentor de uma sabedoria inesgotável.

CONJUGAÇÃO DO VERBO DAR
      
para a Professora Goretti Rodrigues

sentava-se, sorria-nos e avançava
pela hora dentro, fazendo 
de cada aula, sem temor,
a conjugação de um verbo enorme
- o verbo dar.

como quem pondera
cada letra, cada linha,
à semelhança da alma
no seu peso próprio
na sua escrita singular.

como quem sabe
que num texto vivem
as noites e os dias 
o sal de uma lágrima
e o arco de um sorriso.  

como quem lança ao ar
um papagaio de papel,
deixando ao céu dos versos
e ao nosso pensamento 
a decisão derradeira.

sentava-se, sorria-nos e avançava
pela hora dentro, fazendo 
de cada aula, sem temor,
a conjugação de um verbo enorme
- o verbo dar.

Renata Correia Botelho
Ponta Delgada, março de 2014 (poema inédito declamado na sessão celebrativa do Dia Mundial da Poesia, na Escola Secundária Domingos Rebelo)

A Saúde em Destaque na IV Semana da Saúde da ESDR


Pela quarta vez, a Equipa de Educação para a Saúde trouxe à escola diversos técnicos para promover a SAÚDE!

A equipa de educação para a saúde dinamizou a IV Semana da Saúde que decorreu de 17 a 21 de março na escola.

Esta semana teve como objetivo primordial munir o público estudantil, adolescentes e jovens, de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e tomar decisões adequadas relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.

Certo é que, embora ao longo de todo ano letivo se realizem atividades nesta área, é nesta semana que ocorre a maior sensibilização da população escolar. Assim, ao longo da semana, realizaram-se atividades de sensibilização nas áreas da alimentação saudável, da segurança individual e coletiva, da prevenção dos consumos nocivos e comportamentos de risco, da prevenção da violência em meio escolar e ainda da saúde afetivossexual e reprodutiva. As diversas ações e abordagens estiveram a cargo dos muitos convidados da Equipa da Saúde que contou  com a colaboração da Dr.ª Cidália Ponte do Hospital Divino Espírito Santo, da ARRISCA, com  a Dr.ª Suzete Frias e demais  técnicas, de agentes da PSP, da Dr.ª Elisabete Cipriano  da C.S.Ponta Delgada e da Escola Superior de Enfermagem da Universidade dos Açores  com a sua diretora - M.ª Leonor Melo Raposo e com o professor Alberto Duarte. Fica desde já expresso a todos o nosso agradecimento pela  preciosa cooperação. 

Nas atividades, em geral, participaram cerca de 1100 alunos dos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino regular, PROFIJ, ensino profissional e programa oportunidade.                            


É de salientar que atividades como as referidas são de indiscutível importância, ainda mais tratando-se do universo escolar e do âmbito dos cuidados de saúde primários, não só pelo seu papel na promoção de saúde, na prevenção, resolução ou encaminhamento de problemas detetados, mas também pelo seu contributo para a criação de condições ambientais e de relação com a própria escola, procurando-se, claro está, ir ao encontro do preconizado pela lei em vigor.

Esperando que o contributo tenha surtido efeito positivo, resta alimentar contínua e paulatinamente no dia a dia escolar os principíos divulgados, reforçando as vantagens de uma vida saudável para o bem individual e mesmo coletivo.

Uma sociedade esclarecida e saudável é seguramente uma sociedade melhor.  Haja saúde!

Coordenadora Célia Figueiredo

sexta-feira, 21 de março de 2014

A Festa da Poesia

Hoje, dia 21 de março de 2014, celebrou-se na nossa escola o Dia Mundial da Poesia.

Foi, na verdade, um momento memorável, que contou com a participação de muitos alunos, professores, poetas e atores.

Os poetas portugueses foram relembrados. A sua poesia foi lida, amada e declamada com muita elevação.

Agradecemos a participação de Emanuel Jorge Botelho, de Renata Correia Botelho e de João Malaquias.
    
Poemas declamados:

  • Emoções, de Nuno Júdice
  • «A Pedra», de Emanuel Félix
  • «As fontes», de Sebastião da Gama
  • «Vasco da Gama», de Miguel Torga
  • «Luís, o Poeta, salva a nado o Poema», de José de Almada Negreiros
  • «Migrações», de Nuno Júdice
  • «Evolução», de Antero de Quental
  • «Eu», de Florbela Espanca
  • Poemas inéditos baseados em Just in Rhyme, de Levi Tafari
  • «Silêncio», de Nuno Júdice
  • Poema sem título, de Carlos Couto Sequeira Costa
  • «Tenho uma coisa para te entregar», de Pedro Tamen
  • «ponta delgada», de Fernando Guimarães 
  • «A Catedral de Burgos», de António Gedeão
  • «Falsa Memória», de Nuno Júdice
  • «Credo», de Natália Correia
  • «Amar», de Florbela Espanca
  • «Saberás que não te amo e que te amo», de Pablo Neruda
  • «O amor, quando se revela», de Fernando Pessoa
  • «Adeus», de Eugénio de Andrade
  • «Agora as palavras», de Eugénio de Andrade
  • «Tens um pingo de água», de Renata Correia Botelho
  • «Andam pela casa num rodopio ventanoso», de Emanuel Jorge Botelho
  • «A conjugação do verbo dar», de Renata Correia Botelho
  • «La Cogida e la Muerte», de Frederico García Lorca
  • «Ode Triunfal», de Álvaro de Campos
  • Interpretação das canções «A carta», dos Toranja, e «O anel de Rubi», de Rui Veloso

segunda-feira, 17 de março de 2014

Alunos de Física em destaque

Está a decorrer o projeto Quark na Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra a Escola Quark! 2014, com o objetivo de promover a Física junto dos jovens. Inclui os alunos apurados nas Olimpíadas de Física 2013, entre os quais a Isabel Raposo da ESDR e o Pedro Ponte da ESAQ, acompanhados pelos seus professores Beatriz Cachim e Bruno Couto, respetivamente, a fim de se prepararem para a prova de seleção para as Olimpíadas Internacionais de Física 2014.

Parabéns e boa sorte!

Professora: Beatriz Cachim

Uma artigo do projeto Fora de Portas

A Semana das Línguas

Saber ler e falar bem inglês é uma coisa que quase todos nós entendemos como obrigatória no mundo de hoje.

Mas não nos devemos esquecer que as outras línguas e culturas são também muito importantes e não foram aniquiladas pela primazia dada à cultura anglo-saxónica pelo mundo global. 

Com base neste princípio, o Departamento de Línguas Germânicas promoveu a "Semana das Línguas" com o intuito de aguçar a curiosidade dos nossos alunos para a aprendizagem de línguas europeias para além das já estudadas na nossa região. Então, cada dia foi dedicado a uma língua diferente. Esteve patente uma exposição onde se apresentaram painéis elaborados por alunos de cursos de vertente profissional e que nos mostravam algumas expressões-chave em todas as línguas em estudo. Foi assim que ficámos a saber, por exemplo, que "Good morning!" será "Kaliméra!" em Grego, "Guten morgen!" em Alemão, "Buenos dias!" em Espanhol, "God Morgon!" em Sueco e "Buongiorno" em Italiano. Quem visitou este espaço pôde ainda apreciar os trabalhos elaborados pelas turmas do 10º ano sobre os países e culturas de origem de cada língua, ao som de canções de cantores das cinco nacionalidades.  

Também a cantina da nossa escola se associou à iniciativa, elaborando pratos típicos da Grécia, Alemanha, Espanha, Suécia e Itália, o que resultou numa afluência dos alunos acima do comum, tal o seu interesse em degustar os pratos propostos. 

No entanto, podemos afirmar, pelo feedback dado pelos alunos, que os momentos altos foram as "Language Taster Sessions" apresentadas por falantes nativos das línguas em foco. Foi assim que Eleni Kouri, Monika Schreiber, Blanca Carlero, Emilie Speleman Smith e Catia Benedetti nos presentearam com interessantíssimas aulas de língua e cultura que conquistaram alunos e professores, pela revelação de características divergentes ou semelhantes com o Português e Portugal, e a quem muito agradecemos.



Coordenadora línguas germânicas: Ana Amaral Lemos

Uma artigo do projeto Fora de Portas

sexta-feira, 14 de março de 2014

ESDR chega ao podium na fase regional da prova Mega/Salto Mega/Sprint

A fase regional da prova Mega/Salto Mega/Sprint que se realizou no dia 22 de fevereiro, no Complexo Desportivo das Laranjeiras, teve a nossa escola bem representada, no podium, com os alunos Diogo Caçador e Rodrigo Simão a conquistarem o 3º lugar no megasalto e megasprint, respetivamente.

Diogo Caçador 3º lugar no Mega/Salto
Rodrigo Simão 3º lugar no Mega/Sprint

Aos alunos o nosso muito obrigado e muitos parabéns.

sábado, 8 de março de 2014

Beatriz Dâmaso e André Sousa representam a escola no Corta-Mato Nacional

Não há dúvida que este ano letivo está a ser dos mais produtivos em resultados desportivos alcançados pela nossa escola. É verdade que, em S. Miguel e a nível regional, a ESDR tem vindo a conseguir bons resultados mas este ano, pode dizer-se, atingiu a excelência. Os nossos alunos Beatriz Dâmaso (9º G) e André Sousa (9º I) vão competir, já a 14 e 15 de março, em Portalegre, na prova de corta-mato que reúne os campeões das diferentes regiões nacionais. É um feito difícil de alcançar e que enche de orgulho todos os que vivem de perto os sucessos dos nossos alunos e da nossa escola.
 
André Sousa


Beatriz Dâmaso

À Beatriz e ao André desejamos os maiores sucessos, nesta derradeira prova, e que continuem a dignificar o nome da nossa escola com a mesma qualidade com que o fizeram até agora. Nós vamos ficar a torcer por vós e a sonhar com a vitória final.

Força campeões.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Apurados para a fase final do Young Business Talentes!

A equipa SVA da E.S. D. R. orientada pela professora Lúcia Medeiros e constituída pelos alunos Ana Medeiros, Vítor Silva, e Bruno Melo do 2º ano do curso PT de G e Antónia Silva do 11º D foi a única equipa (de 19) dos Açores a passar à fase final do Concurso Young Business Talents (YBT) que se realizou a 15 de março em Lisboa e contou com a participação de 75 equipas.


O YBT organizado pela NIVEA e pela Book-it, e implementado pela PRAXIS Portugal com o apoio da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude é uma competição que utiliza simuladores para testar o talento negocial dos jovens europeus, assim as 441 equipas em competição definiram estratégias empresariais em áreas diversas, tomando decisões e competindo por prémios. 

A equipa SVA, acompanhada pela professora Clara Castro, contou com os seguintes apoios: CYBT; SATA; Juntas de Freguesia de São Vicente Ferreira; Fajã de Baixo; Arrifes; UNILEITE - União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios e de Produtores de leite da Ilha de São Miguel, UCRL e Granja-Sociedade de Representações de Produtos p/ Agricultura e Pecuária, Lda. O nosso obrigado a todos os colaboradores.

E Parabéns!

Professora: Lúcia Medeiros

3º lugar no Concurso Junior Business Chalange

Mais vencedores da ESDR!


Um grupo de 3 alunos do 11ºF, participaram na final do concurso, a nível nacional, conquistando um honroso 3º lugar, Hugo Pereira, José Pedro Cruz e Rodrigo Braga.
No dia 28 de fevereiro os 3 alunos do 11º F, os CEO da empresa PBC participaram, via skipe, na final do Concurso Junior Business Challenge, alcançando um merecido terceiro lugar.

Este concurso lançado pelo IPAM - The Marketing School consistia um jogo de simulação online na área da Gestão de empresas, com o intuito pedagógico de reforçar a aprendizagem dos conteúdos programáticos por parte dos alunos da área de Ciências Sócioeconómicas, no Ensino Secundário. 

Em outubro, 12 alunos da turma 11º F aceitaram o desafio, formando três equipas que entraram em competição com cerca de 250 equipas de todo o país. O grande desafio consistia em cada equipa gerir as vendas e todas as operações de uma empresa fabricante de brinquedos. Todas as equipas em jogo começaram a partir da mesma posição com quotas de mercado, divida e lucros iguais.

Durante 9 semanas, os CEO (pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização) da nossa empresa vencedora PBC, tiveram de tomar decisões, colocando em prática competências de gestão, marketing, produção, logística e finanças para superar os desafios do mercado real impostos pelo simulador virtual. A missão destes jovens gestores era a de tomar decisões que fizessem da sua organização a mais rentável do mercado em que estava inserida. Sendo a maximização do lucro o fator preponderante PARA A SUA CLASSIFICAÇÃO NO CONCURSO. 

A empresa da ESDR, a PBC alcançou o terceiro melhor resultado líquido com uma diferença de 2022,34 € da equipa vencedora. 

O mérito dos nossos alunos estende-se a várias áreas também na Economia formam-se gestores promissores para, esperamos e acreditamos, gerir bem o rumo da economia e das finanças regionais ou mais além!  

Parabéns!

Um artigo do projeto "Fora de Portas"