quarta-feira, 4 de maio de 2011

À Descoberta dos Países e Culturas de Expressão Inglesa

Durante a semana de 28 de Fevereiro a 4 de Março, as turmas dos 7º e 8º anos desta escola participaram na actividade sobre os países de expressão inglesa – “The English Speaking World” – com a realização de uma exposição dos trabalhos elaborados nas aulas de Inglês.

Para além de cartazes alusivos à localização geográfica e aos aspectos sócio-económicos e culturais de países de Língua Inglesa (Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, República da Irlanda e Estados Unidos da América), os alunos criaram marcadores de livros, cartolas, revistas e panfletos sobre figuras de relevo do mundo musical, literário, cinematográfico, desportivo e histórico-político dos referidos países.

Os alunos da turma 2 de Oportunidade (9º OP) imaginaram que estavam de férias em vários lugares do mundo onde se fala inglês e escreveram mensagens em postais com imagens dos destinos turísticos escolhidos, colocando-os num mapa do mundo, em grandes dimensões, desenhado e pintado por eles.

Os alunos do 1º ano de PROFIJ III (T.I.G.R.), na sequência da participação num projecto de troca de correspondência com alunos de duas escolas (uma na Itália e outra na Turquia), usando o inglês como língua de comunicação, prepararam, para a exposição, um cartaz sobre a experiência com a escola italiana com exemplos de cartas, imagens e os seus testemunhos sobre o projecto.

Ao longo da semana, os alunos visitaram a exposição, responderam a questionários sobre alguns países e participaram numa actividade lúdica – um jogo concebido e elaborado pelos alunos do PROFIJ e Oportunidade 1 nas aulas de Inglês.

Decorreu, ainda, durante os intervalos lectivos, uma venda de produtos confeccionados pelos alunos, como, por exemplo, os conhecidos “Brownies”, “Peanut Pies” e “Chocolate Chip Cookies”.

Esta actividade, que tinha por objectivo sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural dos países de expressão inglesa e, ao mesmo tempo, promover uma maior consciência da sua identidade cultural pelo confronto com outras realidades, permitiu criar um espaço interactivo, de utilização efectiva da língua, e pluricultural, porque de contacto com as culturas por ela veiculadas, essencial para a aprendizagem de uma língua estrangeira.



Ana Franco, Carla Cabral, Luísa Beatriz Arruda, Filomena Semião, Gabriela Oliveira, Mª Antónia Bermonte, Patrícia Rodrigues, Raquel Pacheco

Sem comentários: