Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Plano Anual de Actividades da Escola, pelos docentes do Departamento de Matemática e Expressões a saber: Jorgeana Lima, Filomena Índio, Lúcia Medina, Liseta Torres, José Jacinto Silva e Mário Jorge Cabral e destinou-se aos alunos do ensino secundário dos cursos diurno e nocturno.
A actividade decorreu nos dias 6 e 7 de Abril de 2011, sendo o primeiro destinado aos alunos do curso nocturno e o segundo aos do curso diurno, e teve como objectivos: desenvolver o gosto pela Matemática, relacionar conceitos matemáticos com a vida real, motivar os alunos para o uso das novas tecnologias na actividade matemática, uma vez que todos os dias, em muitas salas de aula espalhadas por esse mundo, professores de Matemática ouvem essa eterna pergunta, feita por alunos:
- Para que servem determinados assuntos que estudamos em Matemática para a nossa vida diária?
- Existe algum emprego em que “essas coisas são usadas?” Alguém poderia dizer para que servem os conjuntos, a análise combinatória, os limites, as derivadas, … assuntos que parecem não fazer parte de um mundo real?
- Ou ainda consideram que a maioria dos assuntos são incompreensíveis, ou simplesmente inúteis.
Nem sempre estamos aptos a dar respostas convincentes aos nossos alunos, da conexão que existe entre a matemática escolar e a realidade e, sobretudo da sua utilidade.
Assim sendo, e numa perspectiva construtivista do conhecimento, verificamos que este painel poderá contribuir para dar algumas respostas concretas aos alunos, com a realização de algumas actividades práticas, que devido a constrangimentos do currículo, nem sempre as realizamos na sala de aula.
A Matemática está mesmo muito mais presente no nosso dia-a-dia do que aquilo que muitos de nós julga, pelo que, assim sendo, se calhar valeria a pena procurar conhecê-la mais de perto, para melhor entendermos como funciona o mundo que nos rodeia. Tendo por base este pressuposto, a modelação matemática tem as suas raízes na Matemática Aplicada. A intenção geral da modelagem matemática é gerar condições para a aquisição de saberes em um ambiente de investigação. O método científico é o eixo sobre o qual a modelagem está assente.
A observação dos fenómenos com o intuito de gerar um estado de dúvida e problematização é o ponto de partida para a construção de um modelo matemático que exprima as relações entre as grandezas observadas. A educação matemática através da modelagem visa motivar o aluno a passar para um estado activo e crítico em relação ao seu quotidiano.
Para a sua concretização, elaborou-se um programa que constou de uma apresentação das diversas actividades, cuja temática versava a aplicação da matemática na realidade, tais como a matemática num pacote de M & M’s, passo a passo a imitar o gráfico, bola rolante e a matemática numa chávena de café.
A pertinência das actividades que envolveram a cultura matemática e a relação entre esta e a vida real, bem como o entusiasmo que os alunos demonstraram em participar, revelam o interesse por este tipo de iniciativas, transformando a Matemática atractiva, sempre numa perspectiva pedagógica e formativa.
De acordo com os objectivos propostos e pelo feedback dado pelos participantes a nossa auto-avaliação situa-se em cinco (5), numa escala de Likert (de 0 a 5), uma vez que a organização e a realização deste painel excedeu todas as nossas expectativas.
Durante a preparação e organização do painel, podemos afirmar que fortalecemos o nosso conhecimento e desenvolvimento profissional e que do ponto de vista pedagógico-didáctico aprendemos Matemática para podermos ensinar cada vez mais e melhor. A realização deste painel, constituiu sem dúvida, momentos de boas práticas e de reflexões partilhadas no que se refere ao saber, ao saber-fazer.
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