No âmbito do Plano Anual de Actividades para o ano lectivo de 2010/2011, o Departamento de Línguas Germânicas da Escola Secundária Domingos Rebelo decidiu celebrar a diversidade sociocultural de expressão inglesa no mundo, com várias actividades que se realizaram ao longo da semana de 28 de Fevereiro a 4 de Março.
Uma vez que um dos domínios de referência do programa da disciplina de Inglês do 11º ano é precisamente “Um Mundo de Muitas Culturas”, o qual tem como subtema, entre outros, a diversidade de culturas de expressão inglesa, todos os alunos do 11º ano fizeram um trabalho de pesquisa sobre seis países de expressão inglesa – África do Sul, Austrália, Jamaica, Índia, Nigéria e Quénia (localização e caracterização geográfica, linguística, sócio-económica, histórica e cultural).
Aos alunos de algumas turmas do 10º ano foi lançado um desafio: ler um conto de um autor de diversos países de expressão inglesa e fazer uma apresentação oral da obra lida (Reino Unido – Roald Dahl, “The Lamb to the Slaughter” e “Man from the South”, Melvin Burgess, “Whose face do you see?” e Antoinette Moses, “Underwater”; E.U.A. – Mildred D. Taylor, “The Gold Cadillac”; Nigéria – Chinua Achebe, “Marriage is a Private Affair” e Ken Saro-Wiwa, “Robert and the Dog”; África do Sul – Beverley Naidoo, “Poinsettias”; Austrália – Oodgeroo Nunukul, “Kill to Eat”; Índia – R. K. Narayan, “An Astrologer’s Day”; Sri Lanka – Romesh Gunesekera, “Carapace”; Jamaica – Alecia McKenzie, “Full Stop”; Barbados – Karl Sealy, “The Pieces of Silver”). Este trabalho foi complementado, no caso dos alunos da turma de Artes Visuais (10º L), com a ilustração, nas aulas de Desenho, dos contos lidos.
Os alunos trabalharam em pares e em grupo (cada par sobre um conto e cada grupo sobre um dos países), tendo todos os alunos apresentado o seu trabalho na turma. Num segundo momento, foram seleccionados alguns dos trabalhos para ser apresentados a outra(s) turma(s) da escola.
Assim, na semana de 28 de Fevereiro a 4 de Março, alunos de 7 turmas do 11º ano (11º A, B, C, D, E/G e F) e de 6 turmas do 10º ano (10º A, B, C, I, K e L) tiveram a oportunidade de “dar uma aula” a colegas seus das restantes turmas de 10º e/ou 11º anos.
Esta actividade permitiu o desenvolvimento daquelas que o programa de Inglês dos 10º e 11º anos estipula como sendo as competências a desenvolver nos alunos – a competência comunicativa, a competência sociocultural e a competência de aprendizagem, tendo proporcionado, através da língua inglesa, o contacto com vários universos socioculturais em que esta língua é utilizada. Foi um importante momento de partilha de conhecimentos e aprendizagens e foi muito gratificante ver como os alunos, de uma forma geral, demonstraram uma abertura para utilizar a língua inglesa, mesmo que para tal tivessem que se expor ao risco.
É nossa convicção que desta forma se fomenta “uma educação inter/multicultural crítica e participativa, assumindo-se a diversidade cultural como fonte de riqueza identitária” e se desenvolve nos alunos a capacidade de usar a língua inglesa de forma cada vez mais apropriada, fluente e autónoma.
Margarida Maia
Uma vez que um dos domínios de referência do programa da disciplina de Inglês do 11º ano é precisamente “Um Mundo de Muitas Culturas”, o qual tem como subtema, entre outros, a diversidade de culturas de expressão inglesa, todos os alunos do 11º ano fizeram um trabalho de pesquisa sobre seis países de expressão inglesa – África do Sul, Austrália, Jamaica, Índia, Nigéria e Quénia (localização e caracterização geográfica, linguística, sócio-económica, histórica e cultural).
Aos alunos de algumas turmas do 10º ano foi lançado um desafio: ler um conto de um autor de diversos países de expressão inglesa e fazer uma apresentação oral da obra lida (Reino Unido – Roald Dahl, “The Lamb to the Slaughter” e “Man from the South”, Melvin Burgess, “Whose face do you see?” e Antoinette Moses, “Underwater”; E.U.A. – Mildred D. Taylor, “The Gold Cadillac”; Nigéria – Chinua Achebe, “Marriage is a Private Affair” e Ken Saro-Wiwa, “Robert and the Dog”; África do Sul – Beverley Naidoo, “Poinsettias”; Austrália – Oodgeroo Nunukul, “Kill to Eat”; Índia – R. K. Narayan, “An Astrologer’s Day”; Sri Lanka – Romesh Gunesekera, “Carapace”; Jamaica – Alecia McKenzie, “Full Stop”; Barbados – Karl Sealy, “The Pieces of Silver”). Este trabalho foi complementado, no caso dos alunos da turma de Artes Visuais (10º L), com a ilustração, nas aulas de Desenho, dos contos lidos.
Os alunos trabalharam em pares e em grupo (cada par sobre um conto e cada grupo sobre um dos países), tendo todos os alunos apresentado o seu trabalho na turma. Num segundo momento, foram seleccionados alguns dos trabalhos para ser apresentados a outra(s) turma(s) da escola.
Assim, na semana de 28 de Fevereiro a 4 de Março, alunos de 7 turmas do 11º ano (11º A, B, C, D, E/G e F) e de 6 turmas do 10º ano (10º A, B, C, I, K e L) tiveram a oportunidade de “dar uma aula” a colegas seus das restantes turmas de 10º e/ou 11º anos.
Esta actividade permitiu o desenvolvimento daquelas que o programa de Inglês dos 10º e 11º anos estipula como sendo as competências a desenvolver nos alunos – a competência comunicativa, a competência sociocultural e a competência de aprendizagem, tendo proporcionado, através da língua inglesa, o contacto com vários universos socioculturais em que esta língua é utilizada. Foi um importante momento de partilha de conhecimentos e aprendizagens e foi muito gratificante ver como os alunos, de uma forma geral, demonstraram uma abertura para utilizar a língua inglesa, mesmo que para tal tivessem que se expor ao risco.
É nossa convicção que desta forma se fomenta “uma educação inter/multicultural crítica e participativa, assumindo-se a diversidade cultural como fonte de riqueza identitária” e se desenvolve nos alunos a capacidade de usar a língua inglesa de forma cada vez mais apropriada, fluente e autónoma.
Margarida Maia
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