terça-feira, 10 de maio de 2011

Palestra “Produção, Distribuição e Consumo da Energia Eléctrica”



Na tarde do dia 7 de Fevereiro decorreu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada uma Palestra subordinada ao tema «Produção, Distribuição e Consumo da Energia Eléctrica», objecto de estudo em Físico-Química de 9º Ano de Escolaridade e em Física e Química de PROFIJ III – 1º Ano do Curso de Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes.


A palestra foi proferida pelo Engenheiro Bruno Cardoso, da EDA (Empresa de Electricidade dos Açores), com a colaboração dos técnicos Mário Sousa, André Cordeiro e Tiago Sousa, tendo assistido à mesma os discentes das nove turmas do 9º Ano de Escolaridade e os discentes de PROFIJ do curso supracitado.


Os objectivos da Palestra foram: compreender o processo de produção e distribuição da energia; reconhecer a importância dos sistemas de protecção dos circuitos eléctricos; conhecer os efeitos da corrente eléctrica no corpo humano; reconhecer a importância do cumprimento de regras de segurança na utilização da corrente eléctrica; fomentar o diálogo na e da comunidade educativa e promover a interligação dinâmica entre a escola e a comunidade educativa de modo a contribuir para a formação dos alunos.


A Actividade constou de uma apresentação em PowerPoint e de actividades experimentais alusivas aos conteúdos abordados na maioria dos diapositivos. O material utilizado nas actividades experimentais foi facultado pela EDA.


Os discentes acolheram a Actividade com o maior agrado e interesse, sobretudo, pela índole experimental da mesma. Merece relevo a participação activa e construtiva dos discentes no decorrer da Palestra. A empatia que o Senhor Engenheiro gerou com os discentes, a forma clara como se expressou e a interacção que promoveu contribuiu para o incremento da literacia cultural e científica dos discentes e estimulou-os para aprendizagens futuras. Desta forma os objectivos propostos foram alcançados.


Os docentes que leccionam a Área Curricular Disciplinar agradecem a receptividade, simpatia e generosidade que receberam por parte dos membros da EDA e dos docentes acompanhantes.

Sem comentários: