quinta-feira, 5 de maio de 2011

Que tal uma viagem?

O que é que pode entusiasmar um aluno de Inglês a aprender melhor a língua de Her Majesty, the Queen of England? Uma viagem, pois claro!

No entanto, perante esta impossibilidade, foi o espírito de viagem que uniu os alunos das turmas do PROFIJ e Oportunidade 1 na construção de um jogo que nos transporta (em sonhos, evidentemente) ao Reino Unido e aos Estados Unidos da América.

Assim, os alunos da turma de Carpintaria prepararam placas em madeira onde, mais tarde, foram coladas as perguntas elaboradas e imagens seleccionadas pelos alunos de Instalação e Reparação de Computadores 1 e 2. A plastificaçãoo ficou a cargo dos alunos de Preparador de Obra e Serviço de Andares, que também foram responsáveis por costurar um dado em dimens?es proporcionais às das restantes peças do jogo. Quem tomou o papel de “fiscais” do cumprimento das regras do jogo foram os alunos da turma de Cozinha, IRC 1 e 2, Serviço de Mesa e de Oportunidade 1. Todas as turmas desempenharam as suas funções com responsabilidade e empenho, dando a conhecer o seu jogo aos alunos de diversas turmas de 7.º ano, que se revelaram excelentes jogadores.

As perguntas com que os participantes se depararam incidiram sobre aspectos das culturas britânica e norte-americana, porque, para os alunos responsáveis pelo jogo, nunca seria permitido aceder a uma fantástica viagem a Londres e Nova Iorque quem não provasse saber, por exemplo, qual o rio que atravessa Londres ou onde vive o Presidente dos Estados Unidos!!!!!
Bom, é certo que nenhum de nós chegou, de facto, a Londres ou a Nova Iorque durante a semana de actividades do Departamento de Línguas Germânicas; é certo que nem vislumbrámos um avião que nos pudesse transportar, mas em sonhos podemos ir a qualquer lado e, com certeza, que esta actividade nos preparou para quando lá formos na realidade, ou não será assim?



Ana Lemos
Margarida Costa

Sem comentários: