segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visita de estudo ao Monte Inglês

Os alunos das turmas do Curso PROFIJ – 2 Serviço de Andares e 2OP, da Escola Secundária Domingos Rebelo, no dia 04 de Abril de 2011, no âmbito da Disciplina de Tecnologias Específicas, visitaram uma Empresa de Turismo Rural inserida numa propriedade agrícola, denominada "Monte Inglês", localizada na Fajã de Cima, acompanhados pelas Professoras Maria Júlia Gonçalves e Orlanda Carneiro.

A proprietária da Unidade, Dr.ª Carolina foi quem recebeu as duas turmas participantes e as professoras. Esta esclareceu aos presentes, que neste empreendimento rural, existe uma casa do século XIX, que foi recuperada especialmente para esta actividade, onde desenvolve a actividade turística de hospedagem e se oferecem actividades de "Animação" ligadas ao meio rural e agrícola.

Referiu igualmente, que a vertente equestre tem também um importante papel nesta unidade de turismo rural, na medida em que os hóspedes ou visitantes, podem praticar ou obter aulas de equitação, de diferentes modalidades, assim como realizarem passeios a cavalo por toda a propriedade agrícola. No entanto os clientes podem participar em outras actividades de âmbito rural, como seja a ordenha e o maneio dos animais.

Os alunos começaram por visitar os estábulos dos cavalos e os picadeiros, sendo um dele coberto, dotado de óptimas condições para a prática da actividade equestre, envolvendo uma área bastante ampla.

De seguida, os discentes visitaram a casa principal com três quartos de cama (dois quartos duplos e um quarto de casal), a copa para os pequenos-almoços, a sala de estar com vista para o picadeiro coberto e a zona de leitura com acesso à Internet; o apartamento T2, com dois quartos de cama duplos, um quarto com WC, a sala e a cozinha.

Para maior conforto dos clientes, nas salas do empreendimento rural, existem também recuperadores de calor tradicionais a lenha, que distribuem o calor para todos os quartos de cama.
A visita pautou-se pela boa disposição entre os participantes das duas turmas, tendo sido promovida e fomentada uma interacção positiva entre estes, referindo que gostaram muito de visitar uma Empresa de Turismo Rural, pois apesar de terem ouvido falar na sala de aula, não tinham visitado nenhuma e, por conseguinte, a visita foi bastante positiva, uma vez que serviu para ficarem a conhecer melhor as suas características e actividades oferecidas no âmbito rural - diferentes das oferecidas por uma Unidade Hoteleira citadina.

As duas turmas e as Professoras acompanhantes agradecem a disponibilidade e a boa vontade, demonstrada sempre pelo Conselho Executivo da Escola, na permissão da realização destas actividades enquadradas na Área de Curso dos alunos; e à proprietária da Empresa visitada, Dr.ª Carolina, pela sua disponibilidade em receber os participantes e pela sua exposição na caracterização da Unidade Turística.



As Docentes: Maria Júlia Gonçalves e Orlanda Carneiro

Sem comentários: