segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visita de Estudo a uma Estação de Rádio



As turmas da Escola Secundária Domingos Rebelo que frequentam o 8º ano, visitaram, durante os meses de Janeiro e Fevereiro, a Rádio Atlântida, localizada na rua Bento José Morais, em São Gonçalo. Esta visita visava o reconhecimento da importância da Física no dia-a-dia, em particular, na transmissão de sinais; a compreensão do funcionamento de uma estação de rádio, nomeadamente, que o som emitido por uma fonte sofre várias transformações desde que é produzido até chegar ao receptor; e a interligação dos fenómenos relacionados com o som com os fenómenos associados à luz. Os alunos e os professores tiveram oportunidade de observar a tecnologia de ponta das instalações da estação de rádio líder de audiências, a qual está subdividida em várias secções: recepção, redacção, estúdio de produção, estúdio de informação, dois estúdios de emissão e a central técnica. As paredes dos estúdios são revestidos por material esponjoso e madeira e têm portas e janelas de vidro duplo, para minimizar a refracção e reflexão do som.
Os sons são transformados em impulsos eléctricos e enviados para antenas próprias, que o amplificam e o enviam para a atmosfera, sob a forma de ondas electromagnéticas.
Posteriormente, este sinal é captado pelas antenas dos nossos rádios e transformado em ondas sonoras.
A Rádio Atlântida possui o avançado sistema de RDS (Radio Data System) que permite visualizar o nome da rádio e receber alertas de trânsito a um maior volume do receptor. A rádio é um importante meio de entretenimento e difusão de informação, podendo sintonizar-se a Rádio Atlântida em três frequências diferentes, consoante o local, respectivamente, 88.5, 93.0 e 106.3 MHz.

Sem comentários: