segunda-feira, 11 de abril de 2011

Comemoração do Dia Mundial da Água

Na Escola Secundária Domingos Rebelo, entre 21 e 24 de Março de 2011, esteve patente à Comunidade escolar uma exposição sobre a água.

Foi proposto aos alunos do oitavo ano a elaboração de qualquer tipo de projecto para expor na escola na semana em que se comemorava em simultâneo o Dia Mundial da Água, bem como o Dia Mundial das Árvores e florestas. Assim, durante as aulas de Ciências Naturais, as turmas B, C, D e E leccionadas pela docente Paula Mendes fizeram diferentes modelos que depois apresentaram. Esses modelos foram maquetas, posteres, cartazes, filmes em Moovie Maker, apresentações em Powerpoint.

Os temas propostos foram os seguintes: Distribuição da água na Terra, ciclo da água, recursos hídricos e energéticos, tratamento e poluição da água. Estes temas são conteúdos programáticos do programa a leccionar no 8º ano.

Os alunos dividiram-se em grupos de trabalho, e durante as aulas construíram os seus projectos, que depois foram apresentados aos colegas. Os responsáveis por cada trabalho elaboraram ainda uma mini ficha sobre o que acabavam de leccionar e avaliaram os colegas.
Todo este processo foi contemplado na avaliação dos alunos.

Foi uma experiência inovadora, à qual a grande maioria dos alunos aderiu imediatamente e com grande entusiasmo, apresentando projectos com enorme criatividade, utilizando diferentes materiais, mas sobretudo materiais para reciclagem.

As restantes turmas, leccionadas pela docente Maria João Silva participaram com cartolinas com frases soltas sobre a água, que vieram a enriquecer a exposição.
Os discentes ficaram bastante felizes com o trabalho executado e seus resultados, que foram dignos de muitas críticas pela positiva, o que é sempre encorajador, fazendo com que se apliquem e dêem o seu melhor.

Para celebrar o Dia Mundial das Árvores e Florestas, a Turma C do 8º ano, da professora Paula Mendes elaborou maquetas e cartazes, com material fornecido pela Escola, tendo entrado juntamente com os alunos de Ordenamento de Território e Ecologia no concurso promovido pelos docentes Clara Castro, José Cabral, Paula Mendes e Maria João Silva, alusivo ao tema. Os discentes participaram igualmente com grande empenho e elaboraram trabalhos bastante bons, que puderam ser apreciados por toda a comunidade escolar. Estes trabalhos foram elaborados nas aulas de cidadania, tendo a docente Júlia Lopes colaborado, na orientação dos trabalhos, tendo estes sido contemplados na avaliação final da disciplina.



Paula Mendes

Sem comentários: