segunda-feira, 8 de março de 2010

III Semana de Leitura: partilha de leituras e emoções

Decorreu de 1 a 5 de Fevereiro, na ESDR, a III Semana de Leitura, subordinada ao tema “Ler para Ser”, uma actividade levada a cabo pelo Departamento de Línguas Românicas, em parceria com a Equipa da Biblioteca/CRE.
Este projecto, que vai já na sua terceira edição, tem vindo a constituir-se como um marco importante na vida da Escola e conta sempre com o envolvimento de dezenas de professores e muitas centenas de alunos. O tema desta última edição, "Ler para Ser", é o resultado de uma oficina de leitores empenhados em partilhar as suas sensações e emoções em relação ao texto escrito. O evento incluiu uma exposição intitulada "Da Palavra à Imagem", na qual os alunos expressaram, em desenhos inéditos e criativos, a sua leitura de grandes poetas da língua portuguesa, como Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Ruy Belo, Cecília Meireles, Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner. Houve ainda lugar para uma exposição intitulada "Banda Desenhada e Literatura", na qual os alunos puderam apreciar a transformação a que as obras literárias são sujeitas, quando transpostas para banda desenhada. A escolha recaiu em obras de autores portugueses, como “Os Lusíadas”, as “Viagens na Minha Terra” de Garrett, os Autos de Gil Vicente, os Contos de Eça, e de autores estrangeiros, como “As Aventuras de Tom Sawyer”, “Moby Dick” e “O Triunfo dos Porcos”, respectivamente de Mark Twain, Herman Melville e George Orwell. Esta mostra integrou também um conjunto de textos expositivos e criativos subordinados ao título "Se eu fosse uma personagem", nos quais os alunos vestiram a pele de figuras de universos literários variados, sobretudo das que predominam no conto maravilhoso.

“Ler para Ser” é o resultado de uma oficina de leitores empenhados em partilhar as suas sensações e emoções

Peddypaper e Adaptações Teatrais
Os alunos de Expressão Dramática encenaram várias adaptações teatrais, entre as quais "Piratas das Ilhas de Bruma", "A lenda das Sete Cidades" e excertos de Onésimo Teotónio de Almeida e Maria Teresa Maia Gonzalez. O Peddy Paper da Língua Portuguesa foi também ocasião para uma ampla participação dos alunos do 3º Ciclo, com 150 alunos a competir num torneio de pragmática linguística.

Diálogo entre as várias formas de arte
Não há dúvida de que a terceira edição da Semana da Leitura foi um espaço que serviu para construir um diálogo muito vivo entre as diversas formas de expressão da Arte: a palavra escrita foi geradora de múltiplas manifestações artísticas, patenteadas no desenho, na pintura, na música, na dança e, de uma forma muito saliente, na representação de peças teatrais, em espectáculos que foram apreciados por alunos, encarregados de educação e professores da Escola e por turmas visitantes, provenientes da Escola Básica Integrada Canto da Maia. Este conjunto de actividades, pela sua diversidade, é revelador de um sentido de "escola viva", assente no diálogo e em moldes construtivistas. Criar públicos que assistam à apresentação das obras, mesmos que esses públicos sejam reduzidos, torna-se, sem dúvida, numa mais-valia para uma acção promocional da leitura.

Agradecimentos
Agradecemos quer à Direcção Regional da Juventude pela colaboração que emprestou a esta III Semana da Leitura, gravando em vídeo as exposições, bem como alguns momentos musicais e outros de aulas abertas , quer à RDP-Açores por nos ter permitido divulgar as actividades realizadas, fazendo passar a mensagem de que o Teatro, a Poesia e a Narrativa são a base do nosso interesse enquanto professores de Português.





Sem comentários: