terça-feira, 23 de março de 2010

ESAQ e ESDR no Projecto "Limpar Portugal"

No passado dia 20 de Março de 2010, a Escola Secundária Domingos Rebelo juntou-se à iniciativa da Escola Secundária Antero de Quental, dinamizada pelas professoras Ana Paula Buco e Ana Simões e, em conjunto, participaram no projecto nacional "Limpar Portugal", à semelhança de muitas outras escolas, instituições e particulares.

Tratando-se de um projecto ambiental, com uma forte componente de responsabilidade cívica, a escola não quis ficar de fora e as professoras Maria Teresa Cabral e Elisabete Negalha acompanharam os alunos Bruno Câmara, Helena Santos e Mariana Mendonça, do 9º D, na árdua tarefa de limpeza que nos foi atribuída.

O foco de lixo situava-se atrás da espelhadora, na estrada da Ribeira Grande e,consistia, sobretudo, em resíduos de embalagem, papel e plástico. No entanto, à medida que se iam removendo os resíduos, foram-se encontrando restos de diversas queimadas que foi dificultando o trabalho e revelando, igualmente, o desmazelo com que o local tem vindo a ser tratado.

Depois de 3 horas de trabalhos o local ficou totalmente limpo, tendo sido removidos 3160 kg de resíduos, contabilizados na entrega ao aterro sanitário.

O grupo de alunos, professores e voluntários ficou satisfeito com o resultado alcançado e espera ter contribuído para que os responsáveis tenham um outro olhar mais consciente sobre o ambiente e procurem agir de forma diferente no futuro. Afinal, incompreensivelmente, a "lixeira" que sofreu a nossa intervenção, estava situada a não mais de 200m do aterro sanitário.

Uma palavra de agradecimento ao Sr. João Andrade que se solidarizou com a iniciativa e com o grupo de alunos e que, não só contribuiu com a sinalização do local como, no seu dia de folga, arregaçou as mangas e veio connosco limpar Portugal.

A todos os outros colaboradores e participantes, o nosso muito obrigado.

Fotos


Vídeo

3 comentários:

Unknown disse...

Exemplo a seguir,colectivamente. É pena que,antes de depositar o lixo,as pessoas se têm andado a esquecer e tenham andado a ser ensinadas a não regflectir sobre o que é o civismo e cidadania,que é não só um direito,mas e,acima de tudo,um dever geral.
Parabéns a todos os intervenientes . Manuel Buco

Anónimo disse...

Eu participei no Projecto Limpar Portugal, mas fui para um outra lixeira, pertinho desta: estrada da marques, Pico do Fogo...

Realmente a quantidade de lixo era enorme, e não foi possível limpar tudo, pelo menos na zona em que me encontrava.

Na ilha de S.Miguel o total de lixo limpo foi de 54 toneladas com 256 voluntários.

Vamos lá evitar deitar lixo para o chão!

João Paulo disse...

Vamos a ver se serviu de alguma coisa esta trabalheira toda, e se as pessoas, no futuro, se comportam de outra forma.