segunda-feira, 8 de março de 2010

100 anos de República em Cartaz e Cartoon

«A República, antes de ser um regime, foi um ideal e uma opção ética, misto de sonho com uma pátria renascida e instituições justas e livres e de revolta contra a corrupção, os escândalos, os privilégios e a decadência de uma monarquia atolada em conflitos internos e cada vez mais desprestigiada. Um ideal com força crescente no imaginário de grande parte da intelectualidade e da pequena e médias burguesias urbanas e que foi alargando a sua influência aos sectores operários menos sensíveis ao rigor ideológico dos socialistas ou à utopia social dos anarquistas». Foi esta citação de António Reis que deu o mote ao início das comemorações dos 100 anos da República, associando, assim, a Escola Secundária Domingos Rebelo, às celebrações levadas a cabo em todo o País.
O Grupo de História abriu, assim, um leque variado de celebrações que irão decorrer ao longo deste ano lectivo e começo do seguinte, com a exposição «100 anos de República em Cartaz e Cartoon» que decorreu de 25 de Fevereiro a 5 de Março.
Os cartazes e cartoons presentes nesta exposição, derivaram de uma pesquisa feita por alunos e professores em jornais publicados na época, o que at
esta a importância que teve a imprensa na divulgação do ideário republicano. A nossa investigação alargou-se, ainda, a cartazes, postais, folhetos, revistas e mesmo a trabalhos que resultam dos mais recentes progressos tecnológicos promotores de criatividade.
A escolha desta perspectiva diferente de tratamento da temática em causa, ficou a dever-se à forma apelativa que o desenho de humor, pelo seu sentido crítico e facilidade de leitura, assumiu como instrumento de opinião, suscitando um grande impacto na sociedade republicana portuguesa, ultrapassando os limites da crítica pela palavra e abrindo horizontes da expressão pela imagem.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: