sábado, 13 de março de 2010

“Laboratório Aberto”

Realizou-se no dia 18 de Fevereiro de 2010 a já habitual actividade “Laboratório Aberto” na Escola Secundária Domingos Rebelo.

Durante todo o dia funcionou nos laboratórios LQ1 e LF1 uma aula aberta com diversas experiências (12 de Física e 12 de Química), criteriosamente seleccionadas pelos professores responsáveis (Graça Moniz, Margarida Carvalho).

Esta actividade anual tem como principais objectivos aplicar os conhecimentos adquiridos a situações do dia-a-dia; motivar os alunos do ensino básico e secundário para o estudo das ciências Físico-Químicas e ainda promover a interacção entre diferentes níveis etários da comunidade escolar (alunos do ensino básico com alunos do ensino secundário). Pretende também realçar a importância do trabalho experimental nas aprendizagens e ainda divulgar a interpretação de fenómenos do nosso quotidiano

Num espírito de curiosidade e descoberta, as várias actividades foram dirigidas e explicadas por alunos do ensino secundário a alunos do ensino básico, e excepcionalmente a uma turma do ensino secundário, sob a supervisão dos professores de FQA, de Química e de Física do ensino secundário. Houve um envolvimento interessado e significativo dos alunos do ensino Secundário na apresentação e explicação das experiências. Os visitantes eram convidados a avaliar a actividade, indicando qual a experiência que mais gostaram e porquê. Em geral, todos se mostraram agradados com a iniciativa.



Sem comentários: