sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Jornadas de Filosofia Jovem

No passado dia 9 de Junho, professores e alunos de várias turmas dos 10.º e 11.º anos levaram a efeito a VI Jornada de Filosofia Jovem.
      
Este acontecimento teve como propósitos familiar os alunos com a actividade típica dos filósofos e despertar-lhes o gosto pela pesquisa, análise, exposição e debate de ideias.
      
Ao longo da manhã, foram apresentadas, pelos alunos do 11.º ano, comunicações sobre temas como: A Manipulação Genética, O projecto Genoma, Os Bebés Medicamento, O Impacto da Sociedade da Informação na Vida Quotidiana, Serão as Cartas Insubstituíveis? De que Modo as Redes Sociais Influenciam as Relações Humanas?, O Racionalismo e o Empirismo, Alvin Toffler e as Vagas de Mudança, Os Interesses Político-económicos nas Investigações Científicas, entre outros.
      
No período da tarde, os alunos do 10.º ano apresentaram prelecções sobre A Violência Doméstica, O Fanatismo, O Aborto, A Pena de Morte, Os Direitos dos Animais, A Exploração Infantil, entre outros.
      
Os trabalhos, que decorreram de acordo com o horário escolar, desenvolveram-se num ambiente de sã convívio, destacando-se como aspectos mais relevantes a qualidade das comunicações apresentadas e a aplicação prática das aprendizagens.
      
Os trabalhos do período da manhã foram encerrados com a recitação de um poema escrito por um aluno e musicado por outra aluna.
      
Foram servidos dois lanches, no refeitório, um no período da manhã e outro à tarde.
      
Os alunos foram os protagonistas, tendo mostrado a qualidade dos seus ensaios ou dissertações, respondido às questões formuladas pelo auditório, apresentado os colegas palestrantes, coordenado as intervenções, presidido às sessões e registado o evento em fotografia e vídeo.




Filomena Ferreira.

Sem comentários: