domingo, 19 de junho de 2011

“Vem viver a Aventura do Mar” une ESDR e Clube Naval de Ponta Delgada

Nas instalações do Clube Naval de Ponta Delgada, no dia 9 de junho, das 9 às 14 horas, realizaram-se várias ativividades ligadas ao mar.

A professora de Educação Visual, Katarina Rodrigues, organizou um concurso interno entre as turmas 7I, 7J, 7K,7l e O.P1, procurando que os alunos das turmas referidas tentassem combater o seu elevado número de faltas, participações disciplinares e fracos resultados escolares, não através da punição ou castigo mas através de um "Prémio" que os incentivasse a trabalhar e "Ganhar", vencer através do seu esforço e dedicação assim como da alteração do seu mau comportamento e irregular assiduidade. A atividade consistiu numa apresentação acerca do que consiste a modalidade, quais os procedimentos de segurança e uma parte final livre onde poderão experimentar sob o olhar atento dos monitores de agua e dos professores presentes cada uma das actividades propostas.

Os resultados foram positivos pois as turmas trabalharam para alterar os seus resultados ao longo do segundo período, tendo-se sagrado vencedoras as turmas 7ºI e O.P.1.
Os principais objetivos da atividade foram: proporcionar momentos de lazer e divertimento, tendo como temática o ambiente, cativando e sensibilizando os participantes para as actividades em contacto com a natureza, fomentar a autonomia, a iniciativa e a criatividade das crianças e jovens, apelando à participação activa nas diferentes actividades; proporcionar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos participantes, promovendo o seu sentido crítico e de responsabilidade, desenvolvendo as relações humanas e de solidariedade; privilegiar o contacto estreito com a cultura, tradições e costumes numa lógica de enriquecimento pessoal e cultural das crianças e jovens dando a conhecer a importância histórica, cultural e ambiental da Região.

Numa altura em que a tecnologia substitui muitas vezes os momentos de brincadeira, aprendizagem e interacção, esta actividade proporcionou às crianças momentos únicos e inesquecíveis de amizade, alegria, diversão e aprendizagem. A realização destas actividades só teve lugar devido ao esforço das turmas vencedoras.


Sem comentários: