domingo, 19 de junho de 2011

Partículas Açorianas: da ESDR ao CERN

Decorreu de 4 a 11 de Junho a viagem de estudo à Suíça que encerrou o projecto Partículas Açorianas, coordenado pela docente Beatriz Cachim.
 
O objectivo principal desta visita era visitar a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, (CERN). Como foi explicado aos alunos no local, esta instituição procura responder às três questões fundamentais da humanidade: “De onde viemos?”, “De que somos feitos?”, “Para onde vamos?”. No dia 6 de Junho o grupo fez uma visita guiada por dois engenheiros portugueses que trabalham no CERN. A visita começou com a visualização de um filme acerca do nascimento e construção do CERN e de uma apresentação acerca do que se faz atualmente na instituição. Seguidamente o grupo visitou um sítio experimental onde foram mostradas maquetas das experiências a decorrer e explicado o funcionamento de aceleradores e detectores. Com muita pena dos participantes não foi possível a descida ao Large Hadron Collider (LHC) visto estarem a decorrer experiências, o que torna os níveis de radiação extremamente elevados e, portanto, perigosos para a saúde. O grupo voltou dois dias depois para visitar o Microcosmos e o Globo da Ciência e Inovação. Voltou ainda uma terceira vez, a convite de Mick Storr, do Departamento de Recursos Humanos, para a construção de uma câmara de nevoeiro de Wilson, que permite a visualização de raios cósmicos. Esta câmara, embora de construção simples, implica a utilização de materiais nem sempre fáceis de obter como gelo seco e álcool isopropílico a 100%. No final os alunos vibraram de emoção quando viram linhas de gotas de álcool que caíam permitindo visualizar o trajecto de raios cósmicos.
 
Do programa constaram ainda visitas aos museus de História Natural e de História da Ciência de Genebra, uma caminhada de montanha, no monte Salève, para onde o grupo se deslocou nas modernas cabines do teleférico mais antigo da Europa, um cruzeiro no lago Leman para visitar uma aldeia medieval, Yvoire, e um peddy paper de descoberta da cidade de Genebra, elaborado pelo próprio CERN.
 
Participaram nesta viagem 19 alunos da turma I do 9º ano acompanhados pelos docentes Anabela Bradford, Beatriz Cachim e Domingos Neto. Alunos e professores vieram muito satisfeitos com a viagem que consideraram muito boa.
 
O grupo agradece a todos os que os que ajudaram a concretizar este projecto nomeadamente às empresas e entidades Escola Secundária Domingos Rebelo, SATA, TAP, Objectivo Principal, Ddoc, Horácio da Silva Garcia, Carlos Arruda Sociedade Mediação Seguros Lda, Escritírio Digital e Accional.



Sem comentários: