sábado, 27 de março de 2010

Visita de Estudo à empresa Accional - Acções, Promoções e Representações Lda.

No dia 26 de Fevereiro, os alunos do curso Técnico Comercial, do 3º ano, do PROFIJ III, realizaram uma visita de estudo à empresa Accional, situada na zona comercial dos valados, sob orientação da professora de Tecnologias Específicas, Lúcia Medeiros, com o objectivo de os alunos ficarem a conhecer como se elabora outdoors e brindes publicitários, conhecendo a estrutura da empresa, as máquinas que são a base para a produção destes produtos e o material em que estes são feitos.

Nesta visita de estudo fomos acompanhados pela senhora Anabela Gomes que nos explicou todo o funcionamento da empresa. Observamos as áreas da empresa que estão divididas em duas partes: a zona digital e a zona da serigrafia. Conhecemos várias máquinas destinadas a diversas tarefas como a impressão de outdoors em diversos materiais como por exemplo em lona, vinil e tela.

Na zona da serigrafia foi-nos demonstrado como se faz a gravação de logótipos em sacos de papel, sendo um processo rápido e eficaz, a gravação de troféus em placas acrílicas e ainda a estampagem em produtos pequenos como isqueiros, bonés, pins, esferográficas, entre outros.

A empresa tem preocupações com o meio ambiente, pois retira todos os químicos existentes nas águas utilizadas na elaboração dos materiais, para não contaminarem o meio ambiente.



Som, cheiro e sabor a Primavera

A celebração da chegada da Primavera foi o tema de fundo que os alunos do Curso de Acção Social, na disciplina de TEC, se propuseram trabalhar, no dia 12 de Março, com alguns dos utentes das IPSS Aurora Social e Casa de Saúde de São Miguel. Assim, durante a manhã, os “meninos” da Aurora Social puderam entrar num “país” colorido cheio de flores, borboletas, pássaros para aí realizarem diversas actividades lúdicas: pintura, colagem e modelagem. Já da parte da tarde, cerca de 12 utentes da Casa de Saúde de São Miguel construiram um cenário alusivo à Primavera com os desenhos que pintaram e encheram de algodão nuvens e cisnes. Ambos os grupos tiveram uma sessão de relaxamento e foi-lhes oferecido um lanche que os alunos do 11ºN preparam.


Actividades do CEDORE

Os núcleos (1) e (2) de Actividades da Exploração da Natureza, orientados, respectivamente, pelas docentes Evangelina Gomes e Cesária Magalhães, realizaram a 18 de Fevereiro o trilho pedestre Ribeira do Faial da Terra (PR-11SMI) e a 4 de Março o trilho Vista do Rei/Sete Cidades (PR3-SMI). O primeiro percurso pedestre contou com a participação de 45 alunos, na sua maioria pertencentes às turmas de Ordenamento do Território. Este trilho teve uma extensão de 6,5Km, uma duração aproximada de duas horas (sem paragens) e um grau de dificuldade considerado médio. As condições atmosféricas estavam excelentes, permitindo apreciar as belas paisagens e realizar o trilho sem quaisquer problemas, usufruindo em pleno da actividade.

O trilho da Vista do Rei/Sete Cidades teve uma extensão de 7Km, uma duração de duas horas (sem paragens) sendo considerado de fácil execução. Nele participaram cerca de dezassete alunos pertencentes a diferentes turmas do ensino secundário. Neste percurso as condições atmosféricas não foram as melhores, tendo o nevoeiro e a chuva impedido a observação das paisagens. As derrocadas, ocorridas nessa altura, levaram a uma menor participação dos alunos.
Os objectivos em ambas as actividades foram alcançados, tendo-se dado a conhecer novos trilhos aos alunos, desenvolvendo-se o espírito de entreajuda e de convivência bem como o gosto pelas actividades de natureza e sua preservação.



terça-feira, 23 de março de 2010

ESAQ e ESDR no Projecto "Limpar Portugal"

No passado dia 20 de Março de 2010, a Escola Secundária Domingos Rebelo juntou-se à iniciativa da Escola Secundária Antero de Quental, dinamizada pelas professoras Ana Paula Buco e Ana Simões e, em conjunto, participaram no projecto nacional "Limpar Portugal", à semelhança de muitas outras escolas, instituições e particulares.

Tratando-se de um projecto ambiental, com uma forte componente de responsabilidade cívica, a escola não quis ficar de fora e as professoras Maria Teresa Cabral e Elisabete Negalha acompanharam os alunos Bruno Câmara, Helena Santos e Mariana Mendonça, do 9º D, na árdua tarefa de limpeza que nos foi atribuída.

O foco de lixo situava-se atrás da espelhadora, na estrada da Ribeira Grande e,consistia, sobretudo, em resíduos de embalagem, papel e plástico. No entanto, à medida que se iam removendo os resíduos, foram-se encontrando restos de diversas queimadas que foi dificultando o trabalho e revelando, igualmente, o desmazelo com que o local tem vindo a ser tratado.

Depois de 3 horas de trabalhos o local ficou totalmente limpo, tendo sido removidos 3160 kg de resíduos, contabilizados na entrega ao aterro sanitário.

O grupo de alunos, professores e voluntários ficou satisfeito com o resultado alcançado e espera ter contribuído para que os responsáveis tenham um outro olhar mais consciente sobre o ambiente e procurem agir de forma diferente no futuro. Afinal, incompreensivelmente, a "lixeira" que sofreu a nossa intervenção, estava situada a não mais de 200m do aterro sanitário.

Uma palavra de agradecimento ao Sr. João Andrade que se solidarizou com a iniciativa e com o grupo de alunos e que, não só contribuiu com a sinalização do local como, no seu dia de folga, arregaçou as mangas e veio connosco limpar Portugal.

A todos os outros colaboradores e participantes, o nosso muito obrigado.

Fotos


Vídeo

segunda-feira, 22 de março de 2010

Visita de Estudo à RTP

No passado dia 29 de Janeiro, os alunos da turma de Oportunidade 3A da Escola Secundária Domingos Rebelo, sob a coordenação da docente Mª Ivone Monteiro e o apoio da directora de turma Orlanda Carneiro e da docente Lígia Fonseca realizaram uma visita de estudo aos estúdios da RTP em Ponta Delgada. Esta visita abordou os conhecimentos dos conteúdos do tema dos “Mass-Média” na disciplina de Língua Portuguesa. Os alunos mostraram-se interessados na aprendizagem do funcionamento do equipamento de um estúdio de Televisão. Os objectivos foram concretizados na íntegra.

Visita de estudo à Gruta do Carvão

No dia 5 de Fevereiro, os alunos das Turmas do Programa Oportunidade, acompanhados pelas docentes Nélia Rosa, Mª Ivone Monteiro, Orlanda Carneiro, Miriam Sebag, Lígia Fonseca e António Miguel Monteiro, visitaram a Gruta do Carvão, actividade que decorreu no âmbito do estudo da disciplina de Ciências Físicas e Naturais coordenadas pelas professoras Cristina Carvalho e Nélia Rosa. A visita foi guiada pelo Paulo Garcia, colaborador da Ecoteca e da Associação Amigos dos Açores.

Situada na zona poente da cidade de Ponta Delgada, a gruta de Carvão constitui o maior túnel lávico da ilha de São Miguel, com uma extensão actual de cerca de 1650m, repartida por três trajectos principais: Rua de Lisboa, Rua do Paim e Rua João do Rego. A medida que se percorre esta cavidade vulcânica é possível observar inúmeras estruturas espeleológicas, como balcões, pontes lávicas, ramificações laterais, bolas de lava, estalactites lávicas e secundárias, estalagmites e colunas lávicas, lavas esponjosas e esmaltadas e moldes lávicos de árvores. De entre as características desta gruta lávica, merecem especial destaque a sua dimensão, as inúmeras estalagmites lávicas (por vezes com mais de 25cm de comprimento) e o facto de uma parte significativa da gruta se desenvolver sob a forma de dois túneis sobrepostos, por vezes com poços comunicantes entre si. Dadas as potencialidades da Gruta do Carvão em termos científicos, didácticos e urísticos e, ainda, a sua importância enquanto património natural, esta cavidade vulcânica foi classificada como Monumento Natural Regional.

Visita de Estudo à oficina Mitsubishi

No passado dia onze de Março, os alunos da turma de Oportunidade 3A da Escola Secundária Domingos Rebelo, sob a coordenação da docente Mª Ivone Monteiro e da directora de turma Orlanda Carneiro e o apoio da docente Lígia Fonseca e Miriam Sebag realizaram uma visita de estudo à oficina Mitsubishi em Ponta Delgada. A visita de estudo enquadrou-se na temática “A inserção na vida activa” (Língua Português, Formação Pessoal e Social e Área Vocacional), no âmbito do curso de Oportunidade, como despiste vocacional, dando a conhecer aos alunos o leque de profissões existentes na sua área de residência. Os docentes intervenientes motivaram os alunos através da pesquisa e elaboração de um questionário. A visita decorreu conforme o previsto. Almejamos ser um contributo para superar o baixo limiar de educação e conseguir a inserção destes jovens na vida activa.

“Luta pela amizade, diz não à agressividade”

Um grupo de alunos da turma I do 12º ano, do curso Tecnológico de Acção Social, da Escola Secundária Domingos Rebelo, apresentou, no dia 3 de Março, uma sessão subordinada ao tema “Luta pela amizade, diz não à agressividade” à turma 5 do 5º ano da Escola Básica e Integrada Canto da Maia. Este projecto foi desenvolvido nas aulas de Técnicas de Expressão e Comunicação, sob a orientação da professora Carla Ferreira, e teve como principal objectivo sensibilizar para a problemática do “bullying” e para a importância dos valores cívicos. A actividade teve início com uma pequena dramatização, à qual se seguiu uma apresentação em powerpoint, realçando os comportamentos que os alunos devem adoptar, tanto dentro como fora da escola. No final, as crianças realizaram uma ficha de trabalho onde demonstraram ter apreendido a mensagem transmitida. A sessão foi marcada por uma boa interacção entre as crianças e os alunos do 12º I, tendo a directora de turma do 5º 5, a professora Ana Paula Carreiro, enfatizado que “iniciativas do género são importantes e que se deve começar a incutir valores como o respeito e o civismo desde tenra idade”.

GAPIRS

Gabinete de Apoio ao Preenchimento da Declaração de IRS
(1ªEdição)



Nos dias 10 e 11 de Março, os alunos do curso Tecnológico de Administração, do 11º ano, estabeleceram um gabinete de apoio ao preenchimento da declaração de IRS na ESDR, sob orientação da professora de Técnicas Administrativas, Lúcia Medeiros. Este gabinete teve como objectivo proporcionar à comunidade educativa a possibilidade de esclarecimento de dúvidas e obtenção de ajuda no preenchimento da declaração de IRS de 2009.
A turma 11º J ao estudar o IRS e o preenchim
ento da declaração (em papel e na internet) teve a oportunidade de realizar duas visitas de estudo à Direcção de Finanças de Ponta Delgada, sendo uma delas para receber formação sobre a entrega da declaração pela internet.
Os alunos atenderam professores, funcionários e uma turm
a do curso de Humanidades que, em breve, vai estudar o IRS no âmbito da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS). Todos os participantes consideraram esta actividade muito útil e interessante, sugerindo a sua continuidade nos próximos anos.

sábado, 13 de março de 2010

“Laboratório Aberto”

Realizou-se no dia 18 de Fevereiro de 2010 a já habitual actividade “Laboratório Aberto” na Escola Secundária Domingos Rebelo.

Durante todo o dia funcionou nos laboratórios LQ1 e LF1 uma aula aberta com diversas experiências (12 de Física e 12 de Química), criteriosamente seleccionadas pelos professores responsáveis (Graça Moniz, Margarida Carvalho).

Esta actividade anual tem como principais objectivos aplicar os conhecimentos adquiridos a situações do dia-a-dia; motivar os alunos do ensino básico e secundário para o estudo das ciências Físico-Químicas e ainda promover a interacção entre diferentes níveis etários da comunidade escolar (alunos do ensino básico com alunos do ensino secundário). Pretende também realçar a importância do trabalho experimental nas aprendizagens e ainda divulgar a interpretação de fenómenos do nosso quotidiano

Num espírito de curiosidade e descoberta, as várias actividades foram dirigidas e explicadas por alunos do ensino secundário a alunos do ensino básico, e excepcionalmente a uma turma do ensino secundário, sob a supervisão dos professores de FQA, de Química e de Física do ensino secundário. Houve um envolvimento interessado e significativo dos alunos do ensino Secundário na apresentação e explicação das experiências. Os visitantes eram convidados a avaliar a actividade, indicando qual a experiência que mais gostaram e porquê. Em geral, todos se mostraram agradados com a iniciativa.



PROFIJ tem formação nos bombeiros voluntários

(Turmas: PROFIJ/1 Serviço de Andares e 9º /2OP-PR)

Acção de formação - Noções Básicas de Segurança;

  • Princípios Básicos de Primeiros Socorros;
  • Técnicas Básicas de Combate a incêndios
Os alunos das turmas do Profij – 1 Serviço de Andares e 9º/ 2OP_PR, da Escola Secundária Domingos Rebelo, no dia 23 de Fevereiro de 2010, no âmbito da Disciplina de T.E. (Tecnologias Específicas), deslocaram-se ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada acompanhados pela Professora da disciplina, Maria Júlia Gonçalves, onde assistiram a uma
Acção de Formação sobre:

  • Noções Básicas de Segurança;
  • Princípios Básicos de Primeiros Socorros;
  • Técnicas Básicas de Combate a incêndios
Os objectivos da Acção de Formação foram atingidos, proporcionando aos intervenientes a aquisição e consolidação de conhecimentos básicos relacionados com a Segurança, os Primeiros Socorros e as Técnicas de Combate a Incêndios. Conhecimentos que se revelam de grande importância para a vida pessoal e profissional dos alunos do Curso em questão (Serviço de Andares).

Desta forma os alunos tiveram a possibilidade e a oportunidade de observar e participar nos exercícios práticos que foram exemplificados e propostos pela formadora e bombeira, Dr.ª Maria do Carmo Costa. Os participantes tiveram também a oportunidade de conviver e cimentar as inter-relações assim como valorizar princípios morais e éticos.


Acresce a grande importância deste tipo de acções de formação para os alunos, possibilitando a cimentação de conhecimentos teóricos leccionados na aula, pelo que a repetição das mesmas se irão realizar ao longo do presente Ano Lectivo.


O desenvolvimento da actividade pautou-se pela boa disposição e convívio entre os participantes, cimentando assim as inter-relações entre os mesmos.


As turmas e a Professora responsável agradecem a disponibilidade e a boa vontade demonstrada pela Dr.ª Maria do Carmo Costa, relativa à sua exposição aos alunos das duas turmas e ao Comando dos Bombeiros.


A Docente: Maria Júlia Gonçalves



Concurso Saber para Vencer 2ªEdição

No dia 24 de Fevereiro, os alunos do curso Técnico Comercial, do 3º ano, do PROFIJ III, promoveram a realização de um concurso denominado “ Saber para Vencer 2ªEdição”, sob orientação da professora de Tecnologias Específicas, Lúcia Medeiros, com o objectivo de aplicar técnicas relativas à animação de um espaço comercial, procurando, em simultâneo, fomentar o gosto pela aprendizagem. Este concurso teve como destinatários os alunos do 10º, 11º e 12º ano do curso Tecnológico de Administração da ESDR e uma turma do 10º ano, do mesmo curso, da Escola Secundária Antero de Quental, sendo realizadas perguntas de 5 categorias: Economia; Técnicas Administrativas; Organização e Gestão de Empresas e uma categoria mista que incluiu outras disciplinas do curso (Matemática, Filosofia, Português e TIC). A adesão à iniciativa foi muito positiva tendo sido constituídas 8 equipas de 2 elementos cada. Estas equipas passaram por uma fase de eliminatória, tendo-se seguido as meias-finais onde se seleccionaram 2 equipas para a final. As turmas dos cursos de Cozinha e Mesa Bar do PROFIJ II contribuíram com os seus serviços na realização de uma pausa para o café, orientados pelos seus formadores Mariana Moreira e Domingos Meijinhos. Após a final foram distribuídos prémios às 4 equipas que se qualificaram nos primeiros lugares. A plateia esteve muito animada e participativa revelando vontade de se inscreverem em futuras edições deste concurso.

O concurso teve por vencedor a equipa “As Economistas”, formada pelas alunas Jéssica Medeiros e Vanessa Oliveira do 10ºK


Celebração do Dia da Mulher na ESDR

Realizou-se no dia dez de Março, pelas 10:15, um debate com alunos de três turmas, duas do nono e uma do décimo primeiro, onde a Drª Piedade Lalanda, a Drª Cinelândia Cogumbreiro, primeira deputada regional e Clarisse Cunha, Presidente da Umar, falaram da sua experiência de vida, enquanto mulheres activas e pioneiras na sociedade, inserido no tema "A mulher de Ontem e de Hoje", integrada na comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Para além deste evento, nos dias nove e dez deste mês os alunos do curso de PROFIJ participaram numa sessão de esclarecimento dinamizada pelo Dr. Eduardo Vaz da Associação para Promoção e Protecção da Saúde dos Açores, sobre Métodos Contraceptivos. O mesmo tema será tratado, no dia 18 de Março para outras turmas do PROFIJ pela Associação de Planeamento Familiar. Esta sessão encerra um conjunto de três temáticas dirigidas aos alunos do PROFIJ, as outras duas já tratadas foram "Namoro e Afectos" e "Gravidez na Adolescência", pelos técnicos da Associação "Renascer". De acrescentar que a partir de dia 12 do corrente mês as turmas do terceiro ciclo vão receber os técnicos do "Cipa" para abordarem o tema "Diferença de Género".

segunda-feira, 8 de março de 2010

100 anos de República em Cartaz e Cartoon

«A República, antes de ser um regime, foi um ideal e uma opção ética, misto de sonho com uma pátria renascida e instituições justas e livres e de revolta contra a corrupção, os escândalos, os privilégios e a decadência de uma monarquia atolada em conflitos internos e cada vez mais desprestigiada. Um ideal com força crescente no imaginário de grande parte da intelectualidade e da pequena e médias burguesias urbanas e que foi alargando a sua influência aos sectores operários menos sensíveis ao rigor ideológico dos socialistas ou à utopia social dos anarquistas». Foi esta citação de António Reis que deu o mote ao início das comemorações dos 100 anos da República, associando, assim, a Escola Secundária Domingos Rebelo, às celebrações levadas a cabo em todo o País.
O Grupo de História abriu, assim, um leque variado de celebrações que irão decorrer ao longo deste ano lectivo e começo do seguinte, com a exposição «100 anos de República em Cartaz e Cartoon» que decorreu de 25 de Fevereiro a 5 de Março.
Os cartazes e cartoons presentes nesta exposição, derivaram de uma pesquisa feita por alunos e professores em jornais publicados na época, o que at
esta a importância que teve a imprensa na divulgação do ideário republicano. A nossa investigação alargou-se, ainda, a cartazes, postais, folhetos, revistas e mesmo a trabalhos que resultam dos mais recentes progressos tecnológicos promotores de criatividade.
A escolha desta perspectiva diferente de tratamento da temática em causa, ficou a dever-se à forma apelativa que o desenho de humor, pelo seu sentido crítico e facilidade de leitura, assumiu como instrumento de opinião, suscitando um grande impacto na sociedade republicana portuguesa, ultrapassando os limites da crítica pela palavra e abrindo horizontes da expressão pela imagem.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

III Semana de Leitura: partilha de leituras e emoções

Decorreu de 1 a 5 de Fevereiro, na ESDR, a III Semana de Leitura, subordinada ao tema “Ler para Ser”, uma actividade levada a cabo pelo Departamento de Línguas Românicas, em parceria com a Equipa da Biblioteca/CRE.
Este projecto, que vai já na sua terceira edição, tem vindo a constituir-se como um marco importante na vida da Escola e conta sempre com o envolvimento de dezenas de professores e muitas centenas de alunos. O tema desta última edição, "Ler para Ser", é o resultado de uma oficina de leitores empenhados em partilhar as suas sensações e emoções em relação ao texto escrito. O evento incluiu uma exposição intitulada "Da Palavra à Imagem", na qual os alunos expressaram, em desenhos inéditos e criativos, a sua leitura de grandes poetas da língua portuguesa, como Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Ruy Belo, Cecília Meireles, Eugénio de Andrade e Sophia de Mello Breyner. Houve ainda lugar para uma exposição intitulada "Banda Desenhada e Literatura", na qual os alunos puderam apreciar a transformação a que as obras literárias são sujeitas, quando transpostas para banda desenhada. A escolha recaiu em obras de autores portugueses, como “Os Lusíadas”, as “Viagens na Minha Terra” de Garrett, os Autos de Gil Vicente, os Contos de Eça, e de autores estrangeiros, como “As Aventuras de Tom Sawyer”, “Moby Dick” e “O Triunfo dos Porcos”, respectivamente de Mark Twain, Herman Melville e George Orwell. Esta mostra integrou também um conjunto de textos expositivos e criativos subordinados ao título "Se eu fosse uma personagem", nos quais os alunos vestiram a pele de figuras de universos literários variados, sobretudo das que predominam no conto maravilhoso.

“Ler para Ser” é o resultado de uma oficina de leitores empenhados em partilhar as suas sensações e emoções

Peddypaper e Adaptações Teatrais
Os alunos de Expressão Dramática encenaram várias adaptações teatrais, entre as quais "Piratas das Ilhas de Bruma", "A lenda das Sete Cidades" e excertos de Onésimo Teotónio de Almeida e Maria Teresa Maia Gonzalez. O Peddy Paper da Língua Portuguesa foi também ocasião para uma ampla participação dos alunos do 3º Ciclo, com 150 alunos a competir num torneio de pragmática linguística.

Diálogo entre as várias formas de arte
Não há dúvida de que a terceira edição da Semana da Leitura foi um espaço que serviu para construir um diálogo muito vivo entre as diversas formas de expressão da Arte: a palavra escrita foi geradora de múltiplas manifestações artísticas, patenteadas no desenho, na pintura, na música, na dança e, de uma forma muito saliente, na representação de peças teatrais, em espectáculos que foram apreciados por alunos, encarregados de educação e professores da Escola e por turmas visitantes, provenientes da Escola Básica Integrada Canto da Maia. Este conjunto de actividades, pela sua diversidade, é revelador de um sentido de "escola viva", assente no diálogo e em moldes construtivistas. Criar públicos que assistam à apresentação das obras, mesmos que esses públicos sejam reduzidos, torna-se, sem dúvida, numa mais-valia para uma acção promocional da leitura.

Agradecimentos
Agradecemos quer à Direcção Regional da Juventude pela colaboração que emprestou a esta III Semana da Leitura, gravando em vídeo as exposições, bem como alguns momentos musicais e outros de aulas abertas , quer à RDP-Açores por nos ter permitido divulgar as actividades realizadas, fazendo passar a mensagem de que o Teatro, a Poesia e a Narrativa são a base do nosso interesse enquanto professores de Português.