terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Celebrating Christmas


O Departamento de Línguas Germânicas da Escola Secundária Domingos Rebelo decidiu, este ano lectivo e no âmbito do Plano Anual de Actividades da Escola, celebrar o Natal. Procurou-se planificar esta celebração de modo a envolver alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, bem como das várias ofertas formativas existentes na escola – Profij, Pere e Oportunidade, proporcionando-lhes o contacto com a língua inglesa e o universo socio-cultural anglo-americano e contribuindo para o desenvolvimento total da pessoa – mente e corpo, inteligência e sensibilidade, sentido estético, de espiritualidade e de responsabilidade pessoal.
Assim, realizou-se um concurso de contos de Natal, dirigido sobretudo a níveis mais avançados, no qual se lançou aos alunos o desafio de, a partir de determinadas frases e/ou excertos de contos de Natal, escreverem a seu própria história. Ainda que não em número elevado, vários alunos deram o seu contributo, tendo ficado em 3ª lugar “What is Christmas?”, escrito por Carlos Filipe Sousa do 11º B, em 2º lugar “Christmas is for all people”, elaborado por Ana Beatriz Raposo, do 8º G, e em 1º lugar “Interlude” apresentado pela aluna Ana Bronze, do 12º B.
Turmas do 3º ciclo, dos cursos do Profij e Oportunidade elaboraram mensagens de Natal e confeccionaram e decoraram “Christmas crackers” (pequenos tubos de cartão decorados com papel colorido, dentro dos quais se encontram mensagens e pequenas prendas, que são tradicionalmente trocados na ceia de natal na Grã-Bretanha), tendo os alunos posteriormente partilhado os “Christmas crackers” entre si ou com outras turmas. Foram, ainda, feitos postais de Natal com mensagens em inglês pelos alunos das 2 turmas de Pere.


Para além destas actividades, decorreu no dia 12 de Dezembro, entre as 10h15 e as 13h30, um Peddy-Paper, que contou com uma participação bastante significativa – 43 equipas – num total de 172 alunos. De uma forma lúdica e criativa, mas mobilizando quer competências gerais, quer competências específicas da disciplina de Inglês, os alunos envolveram-se de forma entusiasmada nas diversas tarefas solicitadas ao longo das etapas do Peddy-Paper: jogos de vocabulário, sopa de letras, cantar uma canção de Natal na sala de professores ou no bar, vestir um fato de Pai Natal e ir desejar um Feliz Natal ao gabinete do Conselho Executivo, maquilhar-se com motivos natalícios, fazer um “Christmas cracker”, e responder a um questionário em formato digital sobre o Natal. Foram 3 horas de envolvimento intenso, alegre e despreocupado dos alunos em tarefas que implicaram o contacto permanente com a língua inglesa.
Ainda no dia 12 de Dezembro, realizou-se pelas 14 horas, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, um pequeno espectáculo, que consistiu na apresentação de diversos trabalhos criados e/ou desenvolvidos todos eles por alunos da escola: declamação de poemas, com acompanhamento de piano, por alunos do 8ºB; apresentação de um sketch teatral, dramatização e declamação de poemas, com acompanhamento de acordeão e uma projeccção de imagens de Natal, a cargo de alunos do 7º I; entoação de cânticos de Natal por alunos dos 9º, 10º e 11º anos; leitura dos 3 contos premiados no concurso de contos de Natal; e apresentação de uma peça de teatro intitulada “As Primas dos States” – um grande momento humorístico – a cargo do grupo “As Amigas do Teatro”, constituído por alunas do 12º J. O espectáculo terminou com a distribuição de um “Christmas cracker” a todos os alunos presentes na sala.
Para finalizar, foi organizado um lanche de confraternização na cantina da escola – Christmas Tea – no dia 16 de Dezembro, pelas 17 horas, cuja preparação e confecção estiveram, fundamentalmente, a cargo dos alunos dos Cursos Profij de Cozinha e Serviço de Mesa, respectivos formadores e professores de Inglês. Contribuíram, ainda, para a concretização desta actividade os alunos dos Cursos Profij de Preparador de Obra, Técnico de Laboratório, Técnico de Informática, Técnico Comercial, Carpintaria, Serviço de Andares e Desenho Assistido por Computador, bem como os de Oportunidade. Esta actividade possibilitou a familiarização destes alunos com os hábitos, tradições e gastronomia de países do universo cultural anglo-americano, proporcionou aos alunos dos Cursos de Cozinha e Serviço de Mesa uma excelente ocasião de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na área de formação específica, e permitiu um magnífico convívio entre todos os alunos e professores e formadores presentes.
“Celebrating Christmas” foi, de facto, uma actividade que conseguiu implicar alunos do 3º ciclo, do ensino secundário, Profij, Pere e Oportunidade, proporcionando-lhes o contacto com a língua inglesa e com o universo socio-cultural anglo-americano de uma forma distinta de contextos de aprendizagem formal. A escola viveu um dia(s) diferente e dinâmico e os alunos experienciaram momentos que dificilmente esquecerão.

A Coordenadora do Departamento de Línguas Germânicas
Margarida Maia

Sem comentários: