sexta-feira, 16 de março de 2012

Grupo de Educação Tecnológica Decora o Espaço Escolar


Uma vez que a Páscoa está associada a renascimento e renovação, sendo considerada uma festa de libertação, de repensar a vida e de a renovar, o vice-presidente da Escola Secundária Domingos Rebelo, Dr. Domingos Neto, sugeriu ao grupo de Educação Tecnológica, a decoração do espaço escolar, em conformidade com a ideia de mudança e de abertura a novas ideias, saberes e tecnologias, indispensáveis para a evolução e atualização da comunidade educativa integrada num mundo em constante desenvolvimento.

Há já muito tempo que não se decorava a nossa escola na altura da Páscoa, por isso foi muito gratificante verificar que todos os docentes do grupo, Judite Amaral, Fernanda Viveiros, Ana Maio, Sérgio Silva, Ana Isaías e Rute Antunes, em conjunto com os alunos do 7º, 8º e 9º ano, aderiram e colaboraram com grande criatividade e originalidade, nesta iniciativa, elaborando cestas, com papel de jornal enrolado, entrelaçado e pintado, cestinhas de cartolina, postais com a técnica de quilling, ovos pintados à mão, galinhas de cartolina, coelhinhos feitos a partir de cartão e um placard de “Feliz Páscoa”, com várias figuras e decorações realizadas ainda com a técnica de quilling.

O átrio principal tornou-se um espaço mais acolhedor, colorido e alegre, suscitando numerosas manifestações de agrado, satisfação e interesse dada a qualidade e visibilidade dos trabalhos. Acresce que, todo este ambiente festivo ficou enriquecido com a abertura da escola à comunidade envolvente por alturas do final do segundo período para a entrega das avaliações aos pais e encarregados de educação. Este tipo de interligação entre a instituição escolar e a comunidade que a rodeia permite que pais/encarregados de educação e alunos descubram em conjunto a importância da escola e valorizem a aprendizagem do “saber fazer”. Houve um notório entusiasmo nos alunos, que demonstraram, de forma eficaz, bastante interesse e motivação na utilização e domínio de novas técnicas, melhorando a sua auto-estima.

Comprovou-se que este tipo de iniciativa permite não só desenvolver no aluno competências ao nível da cooperação/colaboração, empenho e sociabilidade, como também se traduz na realização de trabalhos de excelente qualidade e originalidade, muito agradáveis do ponto de vista estético e artístico.



Enviar um comentário