quinta-feira, 22 de março de 2012

A disciplina de Educação Moral Religiosa Católica em foco!

Dr. Alberto Peixoto
No âmbito da educação/formação global do ser humano, a problemática das dependências, esteve em foco na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica que proporcionou aos alunos do 8º ano, na semana de 23 a 27 de Janeiro, sessões de esclarecimento sobre o consumo de álcool, droga e tabaco. Estas sessões foram desenvolvidas pelo Dr. Alberto Peixoto, comandante da Polícia Municipal de Ponta Delgada. Foi uma oportunidade de informação e reflexão para os alunos inscritos em EMRC, uma vez que esta atividade se integrou no estudo do tema: “A Liberdade”. Os discentes puderam assim verificar, de forma concreta, a partir de dados ali apresentados, as consequências negativas do consumo daquelas substâncias. Ao longo das sessões, cada turma pôde colocar questões e participar de uma forma ativa, adquirindo, assim, conhecimentos baseados em informações concretas. Foi oferecido a cada aluno o livro “Dependências e outras violências...” que trata, de uma forma mais profunda, as questões relacionadas com o consumo de droga, álcool e tabaco nos Açores.

Na aula seguinte de EMRC, alguns alunos fizeram referência às informações daquela obra e mostraram a sua satisfação pelo facto de terem recebido um livro oferecido pelo próprio autor.

Pode-se, deste modo, considerar esta atividade como mais um contributo positivo para o esclarecimento e “diminuição” de dependências entre os nossos adolescentes e jovens, uma vez que, a partir da aquisição de mais e melhor informação, todos poderão decidir melhor, usando a sua liberdade e podendo ainda influenciar os seus pares de uma forma positiva, contribuindo sempre para um mundo melhor.

Sem comentários: