quinta-feira, 15 de julho de 2010

Visita de Estudo Guiada à RTP

No dia 01 de Junho os discentes da Turma H do 8 º Ano de Escolaridade e dois discentes da Turma I do 11º Ano de Escolaridade realizaram uma Visita de Estudo Guiada à Rádio e Televisão de Portugal - Televisão, organizada pela docente Margarida Fael e acompanhados, também, pela docente Cristina Carvalho.


A Visita visava, primordialmente, enriquecer a literacia científica dos discentes e, de modo particular, no que se refere aos temas «O Som e a Audição e a Luz e a Visão», no âmbito de Ciências Físico-Químicas e Física e Química B de 8º e 11º Anos de Escolaridade; ajudar a compreender fenómenos e procedimentos no âmbito da Acústica e da Óptica complementando o estudo destes ramos da Física efectuado na sala de aula; reconhecer o papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra e compreender o papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra.

Tomaram conhecimento, também, do modo como é realizada a recolha, o registo, o tratamento/elaboração dos dados informativos e transmitida a informação.

Foi uma aprendizagem, com um misto de lúdico e de seriedade, por descoberta; os discentes eram levados à compreensão dos conteúdos por ponderação e, apenas, depois, era divulgada a resposta e a explicação relativa ao conteúdo científico envolvendo e atraindo os alunos (“o prazer de descobrir coisas” (R. P. Feynman)).

De referir que, nos seus relatórios, a maioria dos discentes realçou uma lição de Vida, da qual ouviram falar de modo contínuo: qualquer actividade, qualquer programa resulta de um trabalho de equipa, a qual tem de trabalhar com rigor e concentração até à exaustão.

Sem comentários: