segunda-feira, 12 de julho de 2010

Grupo de alunos visita o Porto

Integrado no Projecto “Ser açoriano é ser cidadão europeu” um grupo de alunos da ESDR, 10º ano M e 9º/2OP-PR, visitou a cidade do Porto de 1 a 5 de Julho. O projecto foi trabalhado ao longo do ano lectivo pelo grupo envolvido. Embora o destino inicial tivesse sido outra cidade europeia, mediante os recursos económicos que o grupo dispunha, optou-se por visitar a cidade do Porto.

Na consecução do projecto estiveram envolvidas as professoras Ivone Monteiro, Manuela Macedo e Júlia Gonçalves.

À chegada da cidade do Porto tivemos um ex-aluno açoriano que nos orientou na utilização do Metro e nos conduziu à Pousada da Juventude ( Foz do Douro). Registe-se o facto de que o aeroporto Sá Carneiro é o único da Europa com metro “à porta”, o que facilita em muito a entrada e saída daquela infra-estrutura. O metro do Porto é uma rede ferroviária que permite a ligação de seis concelhos da área metropolitana: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Naquela cidade os alunos puderam conhecer monumentos e vivências da população nortenha. Entre os monumentos de construção imponente destacam-se a Torre dos Clérigos, ex-libris da cidade da autoria do arquitecto Nicolau Nasoni; a Ponte de D. Luís I, ponte centenária inaugurada em 1887.Possui dois tabuleiros que fazem a ligação entre Porto e Gaia -o tabuleiro superior está reservado ao Metro e peões; Ponte de D. Maria I- ponte ferroviária construída pela empresa do eng. Gustave Eiffel, autor de Torre Eiffel em Paris; Igreja de S.Francisco- edifício de arquitectura gótica de finais do séc.XIV está situada muito próxima da zona ribeirinha;, Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto.Possui no seu interior um salão árabe onde têm lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade; mercado do Bolhão, construído em 1839 no coração da cidade foi classificado como imóvel de interesse público em 2006.

Ligada ao comércio do vinho do porto, a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia é rica em Caves (Sandman, Ferririnha, Offley…)e não visitar uma delas é como “ir a Roma e não ver o Papa”.
E quem quiser apreciar a beleza das marginais que as cidades irmãs nos oferecem, nada melhor que fazer a viagem de Eléctrico entre a Foz e o Infante, onde o viajante se confronta, à chegada ao Infante, com a imponência da Igreja de s. Francisco. Esta linha é muito utilizada pelos turistas.
Perante tanta beleza nostálgica, sentimos pena em deixá-la e ficamos com vontade de visitá-la brevemente.

O Projecto “Ser açoriano é ser cidadão europeu” foi aprovado pela Direcção Regional da Juventude através do programa “Bento Góis”, medida IV.



Manuela Macedo e Mª Ivone Monteiro

Sem comentários: