sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Departamento de Línguas Germânicas assinala dia de Martin Luther King

O Departamento de Línguas Germânicas da Escola Secundária Domingos Rebelo, no âmbito do Plano Anual de Actividades da Escola, decidiu assinalar este ano o dia de Martin Luther King - 18 de Janeiro de 2010 - com diversas actividades ao longo de toda a semana de 18 a 22 de Janeiro. Assim, no dia 19 de Janeiro, pelas 10.15h, cinco turmas de alunos do 11º ano tiveram a oportunidade e o privilégio de assistir a uma aula/palestra intitulada “Sombras e reflexos do multiculturalismo: memórias da discriminação racial e passos para a inclusão socioeconómica”, proferida pela Profª Drª. Mª Leonor Sampaio da Universidade dos Açores.

“O multiculturalismo é uma realidade incontornável no mundo globalizado. A sua influência na ordem social é de tal modo relevante que chegou a ser considerado o fenómeno político mais importante depois da luta de classes. Se bem que convivamos diariamente com os reflexos da heterogeneidade cultural e sejamos constantemente sensibilizados para a necessidade de reforçar os direitos das minorias, frequentemente as palavras e os comportamentos contrariam, na prática quotidiana, os conhecimentos teóricos sobre este assunto. Esquecemo-nos, ainda, dos momentos mais dolorosos na história dos encontros que o Ocidente foi travando com o Outro ao longo do tempo, e que fundamentaram a luta desenvolvida por Martin Luther King no sentido da conquista de direitos cívicos para a comunidade afro-americana, nos Estados Unidos da América.
Apesar de transposto, o passado ainda projecta a sua sombra na memória de uma caminhada feita por entre preconceitos, estereótipos e discriminações. É a partir desta memória que a palestra se iniciará, centrando-se na exposição de alguns elementos que antecedem a obra de Martin Luther King e terminando com a referência aos efeitos do trabalho por ele desenvolvido. O recurso a documentação visual do século XIX, constituída por desenhos, caricaturas, gravuras e fotografias que representam africanos num dos períodos de maior exaltação colonial (1820-1920), procurará recordar as origens do pensamento racista e seus efeitos nos contactos que os europeus mantiveram com as comunidades africanas. Espera-se que esta viagem ao passado explique e reforce os passos inevitáveis para a concretização do espírito intercultural.”
Profª Drª. Mª Leonor Sampaio

Acresce referir que um dos domínios de referência do programa da disciplina de Inglês do 11º ano é precisamente “Um Mundo de Muitas Culturas”, o qual tem como subtema, entre outros, a sociedade multicultural (igualdade de oportunidades, igualdade de direitos, inclusão social/socioeconómica, discriminação e intolerância – religiosa, política, étnica, ...). Estamos certos que esta aula constituiu um contributo valioso para um melhor entendimento da realidade multicultural do mundo de hoje e para uma tomada de consciência, por parte dos alunos, da importância e necessidade de um diálogo intercultural. À Profª Drª. Mª Leonor Sampaio o nosso agradecimento!



A coordenadora do Departamento de Línguas Germânicas
Margarida Maia Costa

Sem comentários: