sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As “VII Jornadas de Lógica” na E.S. Domingos Rebelo

Tal como tem sido feito em anos anteriores, também neste ano lectivo decorreram mais umas Jornadas de Lógica, actividade que se insere na unidade temática “Racionalidade Argumentativa e Filosofia”, 11º ano.
No entender do Grupo Disciplinar, estas Jornadas justificam-se pois que o homem, como ser pensante e ser falante, tem que ter consciência de que a coerência do pensamento e discurso é fundamental na comunicação e no seu dia-a-dia. Por sua vez o desenvolvimento de competências lógicas é o pilar para a construção e análise crítica de argumentos, condições fundamentais da vida democrática.
Foi com base nestes pressupostos que dia 15 de Janeiro o Grupo de Filosofia da Escola Secundária Domingos Rebelo realizou as “VII Jornadas de Lógica”, actividade do PAA, destinada aos alunos que frequentam o 11º ano. A temática, de carácter obrigatório do Programa de Filosofia, tinha sido previamente trabalhada e desenvolvida pelos professores que leccionaram a disciplina ao longo do 1º período.
Nas Jornadas, todos os alunos participantes puderam pôr em prática as aprendizagens efectuadas ao longo do primeiro trimestre do corrente ano lectivo.
Nas respectivas Jornadas participaram os docentes Fernando Guimarães, Maria Goretti Mota, Rita Couto, Maria Manuela Macedo e Valter Rodrigues, sendo de louvar o empenho de todos eles para que as mesmas correspondessem às suas expectativas.
Por sua vez, os alunos souberam responder aos apelos dos professores, tendo tido uma adesão elevada por parte dos alunos.
De um modo geral os alunos manifestaram um perfeito conhecimento e domínio sobre os diferentes conteúdos.
Finalmente, depois de renhida luta entre as equipas participantes, eis que o primeiro lugar coube aos alunos André Paulino Silva, IKo Miala H. Congo, Inês Margarida C. L. Dias e Rafael Loução Figueira.





Professora Manuela Macedo

Sem comentários: