quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Projecto Escola Electrão

A Escola Electrão é um projecto da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, e cuja 1ª edição decorreu no ano lectivo de 2008/2009.
A Escola Secundária Domingos Rebelo, à semelhança do que aconteceu na 1ª edição, está a participar novamente no projecto, o qual consiste numa campanha de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), ou seja, equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida (quando já não são usados ou estão avariados), bem como numa sensibilização de toda a comunidade escolar para aquela temática, envolvendo-a no esforço global da sua reciclagem e valorização. Contribuir-se-á, assim, para a conservação da natureza e para um ambiente menos poluído. O período de recolha termina no próximo dia 8 de Fevereiro.

Na 1ª edição foram recolhidos, na Escola Secundária Domingos Rebelo, apenas 380 kg de REEE e, a nível nacional, um total de 1.164.783 kg. As coordenadoras do projecto, Flávia Freitas e Maria João Silva, esperam alcançar nesta 2ª edição metas ainda mais ambiciosas, quer ao nível didáctico, quer na componente de recolha de resíduos, e solicitam a toda a comunidade uma participação activa. Quanto mais contribuír, mais hipóteses tem a escola de ganhar prémios “electrizantes”! “Não fique estático!”

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

I Have a Dream!

Convidamo-lo a visitar a página oficial da escola para consultar os trabalhos premiados nos concursos promovidos pelo Departamento de Línguas Germânicas, no âmbito da comemoração do dia de Martin Luther King.

Página da escola - Escolha a notícia "I Have a Dream Too!" para consultar os trabalhos vencedores.


Algumas fotos das actividades


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As “VII Jornadas de Lógica” na E.S. Domingos Rebelo

Tal como tem sido feito em anos anteriores, também neste ano lectivo decorreram mais umas Jornadas de Lógica, actividade que se insere na unidade temática “Racionalidade Argumentativa e Filosofia”, 11º ano.
No entender do Grupo Disciplinar, estas Jornadas justificam-se pois que o homem, como ser pensante e ser falante, tem que ter consciência de que a coerência do pensamento e discurso é fundamental na comunicação e no seu dia-a-dia. Por sua vez o desenvolvimento de competências lógicas é o pilar para a construção e análise crítica de argumentos, condições fundamentais da vida democrática.
Foi com base nestes pressupostos que dia 15 de Janeiro o Grupo de Filosofia da Escola Secundária Domingos Rebelo realizou as “VII Jornadas de Lógica”, actividade do PAA, destinada aos alunos que frequentam o 11º ano. A temática, de carácter obrigatório do Programa de Filosofia, tinha sido previamente trabalhada e desenvolvida pelos professores que leccionaram a disciplina ao longo do 1º período.
Nas Jornadas, todos os alunos participantes puderam pôr em prática as aprendizagens efectuadas ao longo do primeiro trimestre do corrente ano lectivo.
Nas respectivas Jornadas participaram os docentes Fernando Guimarães, Maria Goretti Mota, Rita Couto, Maria Manuela Macedo e Valter Rodrigues, sendo de louvar o empenho de todos eles para que as mesmas correspondessem às suas expectativas.
Por sua vez, os alunos souberam responder aos apelos dos professores, tendo tido uma adesão elevada por parte dos alunos.
De um modo geral os alunos manifestaram um perfeito conhecimento e domínio sobre os diferentes conteúdos.
Finalmente, depois de renhida luta entre as equipas participantes, eis que o primeiro lugar coube aos alunos André Paulino Silva, IKo Miala H. Congo, Inês Margarida C. L. Dias e Rafael Loução Figueira.





Professora Manuela Macedo

Departamento de Línguas Germânicas assinala dia de Martin Luther King

O Departamento de Línguas Germânicas da Escola Secundária Domingos Rebelo, no âmbito do Plano Anual de Actividades da Escola, decidiu assinalar este ano o dia de Martin Luther King - 18 de Janeiro de 2010 - com diversas actividades ao longo de toda a semana de 18 a 22 de Janeiro. Assim, no dia 19 de Janeiro, pelas 10.15h, cinco turmas de alunos do 11º ano tiveram a oportunidade e o privilégio de assistir a uma aula/palestra intitulada “Sombras e reflexos do multiculturalismo: memórias da discriminação racial e passos para a inclusão socioeconómica”, proferida pela Profª Drª. Mª Leonor Sampaio da Universidade dos Açores.

“O multiculturalismo é uma realidade incontornável no mundo globalizado. A sua influência na ordem social é de tal modo relevante que chegou a ser considerado o fenómeno político mais importante depois da luta de classes. Se bem que convivamos diariamente com os reflexos da heterogeneidade cultural e sejamos constantemente sensibilizados para a necessidade de reforçar os direitos das minorias, frequentemente as palavras e os comportamentos contrariam, na prática quotidiana, os conhecimentos teóricos sobre este assunto. Esquecemo-nos, ainda, dos momentos mais dolorosos na história dos encontros que o Ocidente foi travando com o Outro ao longo do tempo, e que fundamentaram a luta desenvolvida por Martin Luther King no sentido da conquista de direitos cívicos para a comunidade afro-americana, nos Estados Unidos da América.
Apesar de transposto, o passado ainda projecta a sua sombra na memória de uma caminhada feita por entre preconceitos, estereótipos e discriminações. É a partir desta memória que a palestra se iniciará, centrando-se na exposição de alguns elementos que antecedem a obra de Martin Luther King e terminando com a referência aos efeitos do trabalho por ele desenvolvido. O recurso a documentação visual do século XIX, constituída por desenhos, caricaturas, gravuras e fotografias que representam africanos num dos períodos de maior exaltação colonial (1820-1920), procurará recordar as origens do pensamento racista e seus efeitos nos contactos que os europeus mantiveram com as comunidades africanas. Espera-se que esta viagem ao passado explique e reforce os passos inevitáveis para a concretização do espírito intercultural.”
Profª Drª. Mª Leonor Sampaio

Acresce referir que um dos domínios de referência do programa da disciplina de Inglês do 11º ano é precisamente “Um Mundo de Muitas Culturas”, o qual tem como subtema, entre outros, a sociedade multicultural (igualdade de oportunidades, igualdade de direitos, inclusão social/socioeconómica, discriminação e intolerância – religiosa, política, étnica, ...). Estamos certos que esta aula constituiu um contributo valioso para um melhor entendimento da realidade multicultural do mundo de hoje e para uma tomada de consciência, por parte dos alunos, da importância e necessidade de um diálogo intercultural. À Profª Drª. Mª Leonor Sampaio o nosso agradecimento!



A coordenadora do Departamento de Línguas Germânicas
Margarida Maia Costa

Actividade de T.E.C. na Casa do Gaiato

No dia 21 de Dezembro de 2009, um grupo de alunos das turmas H e I do 12º ano, do Curso de Acção Social, da Escola Secundária Domingos Rebelo, dinamizou um convívio de Natal com jovens da Casa do Gaiato. Estas actividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação, sob orientação da professora Carla Ferreira, e incluíram pequenas dramatizações subordinadas ao tema “Vamos celebrar o Natal”, danças e um pedi – paper. Foi uma experiência muito gratificante e os alunos pretendem repetir iniciativas deste género.

Um artigo do projecto "Fora de portas".

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Visita de Estudo...

...ao Hotel Gaivota
à Residencial Hortênsia e
à Delegação de Turismo de são Miguel

(Turmas: Profij/1 Serviço de Andares e 9º /2OP_PR)

Os alunos das turmas do Profij – 1 Serviço de Andares e 9º/ 2OP_PR, da Escola Secundária Domingos Rebelo realizaram na última semana de aulas, antes das férias do Natal - dias 10, 11 e 15 de Dezembro de 2009, no âmbito da Disciplina de T.E. (Tecnologias Especificas) e acompanhados pela Professora da respectiva Disciplina Maria Júlia Gonçalves, visitas de estudo à residencial Hortênsia e ao Hotel Gaivota em Ponta Delgada. Estas visitas de estudo tiveram como objectivo principal dar a conhecer aos alunos as características principais e a organização funcional destes dois estabelecimentos de hotelaria. De regresso os alunos da Turma do Profij/1 Serviço de Andares visitaram igualmente a Delegação de Turismo de São Miguel onde assistiram a uma breve explicação sobre as suas funções e data da sua constituição.
Acrescenta-se que as visitas se pautaram pela boa disposição e convívio entre os participantes, cimentando assim as inter-relações entre os mesmos.
Por fim resta agradecer a disponibilidade e a boa vontade demonstrada pelos responsáveis destes estabelecimentos, tanto pela recepção como pelas suas exposições aos alunos.

A Docente: Maria Júlia Gonçalves
Data: 09/01/2010

Eco-Árvore de Natal

No âmbito da disciplina de Investigação e Apoio Multidisciplinar, os alunos do 8º H participaram na 5ª edição do concurso “Eco-Árvore de Natal 2009”, com uma bonita árvore amiga do ambiente, apelando à prática da política dos 3R’s.
Na quadra de Natal, a produção de resíduos é excessiva e, neste sentido, os alunos do 8º H participaram nesta iniciativa com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a reutilização de resíduos em excesso.
A árvore foi, maioritariamente, construída com materiais reutilizados: caixas de sapatos, tampas de garrafas de plástico, papel de pacotes de leite UHT e cápsulas de café expresso. Por sua vez, a árvore foi acompanhada com uma mensagem alusiva ao ambiente: “Para o Natal salvar, o lixo vamos reciclar e reutilizar”.
Em cooperação, os alunos na disciplina de Francês realizaram um concurso de Postais de Natal amigos do ambiente e na disciplina de Inglês construíram um eco-cabaz, sempre com materiais reutilizados. No seguimento desta iniciativa, a turma do 8º G colaborou com a construção de um presépio ecológico.
Após analisar as árvores concorrentes e com base nos critérios previamente definidos, o júri procedeu à eleição dos vencedores dos respectivos escalões. No escalão 3ºciclo, Secundário e Profissional, à nossa escola foi atribuído uma menção honrosa.
PARABÉNS AOS ALUNOS DO 8ºH
Aceda aos resultados do concurso e conheça a nossa Eco-Árvore através do link

Actividades do Dia da Escola

Celebrou-se no passado dia 3 de Dezembro o dia da Escola, tendo os vários núcleos do Clube Escolar Domingos Rebelo dinamizado diversas actividades dirigidas e abertas a toda a comunidade escolar, durante o período da manhã.
Sendo assim, os alunos da nossa escola assistiram a uma demonstração de Capoeira, da responsabilidade da Mestre Inês Sá da Bandeira e a uma coreografia de ginástica aeróbica da responsabilidade da Professora Patrícia Costa.
Os torneios de Ténis de Mesa, organizados pelos professores Paulo Santos e Ricardo Bettencourt, e abertos à comunidade educativa, contaram com a presença de 55 alunos.
O Torneio de Badminton, na vertente de singulares, e realizado por escalões, teve a a participação de 37 alunos e foi organizado pela docente Ana Sara Figueiredo.
Os dois núcleos de Actividades de Exploração da Natureza, da responsabilidade das Professoras Cesária Magalhães e Evangelina Gomes, dinamizaram uma actividade de Rappel numa parede exterior da Escola, tendo participado cerca de 80 alunos.
Acrescenta-se igualmente que a Cerimónia de Entrega de Prémios, ocorrida no período da tarde, foi aberta com uma coreografia apresentada por duas turmas, sob a responsabilidade da professora Dília Lobo.
O balanço feito de todas as actividades é bastante positivo, uma vez que os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir e/ou participar num leque variado de actividades, devidamente enquadradas pelos núcleos do CEDORE. De salientar que, os restantes professores do Departamento de Educação Física colaboraram nas diferentes actividades realizadas.

Um artigo do Projecto "Fora de Portas"

III Semana da Leitura - LER PARA SER (1 a 5 de Fevereiro 2010)

Esta III Semana da Leitura tem como objectivo partilhar dinâmicas de leitura ao nível do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A Semana inclui, também, um fórum de leitores constituído por professores de várias disciplinas que tenham interesse pelos livros e pela leitura.
Pretende-se, fundamentalmente, veicular a mensagem de que existem várias competências que se podem desenvolver através de uma actividade como esta: o acesso ao conhecimento, a sedimentação de relações interpessoais, a troca de ideias e de saberes, o trabalho em grupo, a preparação pública de projectos.
À semelhança do ano passado, as actividades poderão desenvolver-se dentro ou fora da sala de aula. Para o efeito, já foram reservados o corredor do 2º piso, ala Sul, bem como a sala S.2.8.
Já há muitas ideias no ar: há alunos que vão tocar música, alunos que já se inscreveram para apresentações públicas…

A equipa da Biblioteca/CRE