segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um Encontro com as Raízes

A turma E, do 8º ano de escolaridade, da Escola Secundária Domingos Rebelo, durante o 2º período lectivo, realizou uma visita de estudo à Oficina-Museu de Capelas. Esta visita permitiu, a nós alunos, aprofundar os nossos conhecimentos no que concerne às tradições dos Açores, tendo sido um verdadeiro encontro com as nossas raízes.
Os conhecimentos desta visita foram enriquecidos com alguma pesquisa e saberes dos nossos professores e familiares, tendo culminado com a realização de alguns trabalhos durante as aulas de IAMD.
A este nosso interesse juntou-se o da turma H, também do 8º ano de escolaridade.
Foram assim realizados, entre outros trabalhos, os seguintes que passamos a destacar:
* Maquetas alusivas à típica aldeia açoriana, espelhando o verde da paisagem e o negro do basalto;
* Maquetas alusivas à prática de jogos tradicionais, tal como o “Jogo do Bilro”, “Jogo do Emboca”, “Jogo da Macaca”, “Jogo do Queimado” entre outros;
* Reprodução, em desenho de vinhos regionais dos Açores;
* Reprodução de materiais alusivos às festas religiosas dos Açores;
* Reprodução de trajes regionais, recorrendo à técnica de colagem de tecidos;
* Recolha e exposição de produtos agrícolas, bem como de produtos confeccionados na cozinha açoriana.
A necessidade de preservar o património natural dos Açores foi ainda um tema trabalhado por um grupo de alunos, tendo-se este dedicado em especial às espécies primitivas e endémicas dos Açores. Nesse trabalho tivemos a colaboração do Dr. Teófilo Braga, dos nossos professores e ainda, dos serviços florestais de Nordeste.
A causa da emigração nos Açores foi também um tema retratado nos cartazes elaborados por alguns dos nossos colegas, com base na exploração temática das Migrações, tema inserido no programa de Geografia do 8º ano, bem como numa visita de estudo ao Teatro RibeiraGrandense, onde visualizamos os filmes “A cor da Saudade” de Rosário Quaresma e “A mulher Açoriana que emigrou para o Canadá nos anos 50” de Nisa Remigio viajando assim, os alunos, até ao seu passado num encontro com as suas raízes.

Sem comentários: