sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente

No passado dia 5 de Junho, no âmbito de uma das finalidades da disciplina de Economia - Educar para a Cidadania, as minhas turmas dos 10º e 11º anos promoveram um conjunto de actividades para comemorar o dia mundial do ambiente.
O nosso principal objectivo era chamar a atenção da comunidade escolar para os vários problemas ambientais e tentar sensibilizá-los para a necessidade de ajudarmos o nosso planeta.
O planeta precisa do nosso contributo, devemos proteger o ambiente em casa, na escola, na rua onde vivemos e em tantos outros lugares. As alterações climatéricas são uma realidade e já sofremos as suas consequências, urge mudar comportamentos para assim podermos ter um futuro mais verde.
Os recursos naturais de que necessitamos para viver são cada vez mais escassos, cada vez menos renováveis. Precisamos gerir de uma forma mais eficiente os recursos que a Natureza nos oferece para que eles possam durar o máximo de tempo e para que, no futuro, as gerações vindouras possam deles usufruir.
Os problemas ambientais são globais mas não deixam de ser, também, locais e nos Açores a Eutrofização das nossas lagoas constitui um grave problema ainda por resolver. A escassez de água é já uma realidade nalgumas ilhas e concelhos deste arquipélago. Temos que intervir já, para não perdemos nem o nosso património natural que é a nossa maior riqueza, nem a nossa excelente qualidade de vida. Precisamos acreditar que o nosso empenhamento e os nossos pequenos gestos podem marcar a diferença.
Mas os problemas ambientais são essencialmente problemas globais e, se os queremos resolver, teremos que nos unir para encontrarmos as soluções. Como Estado membro da UE, partilhamos uma política de ambiente com os restantes Estados. Para nos falar do que de mais importante temos a fazer no contexto europeu em prol do ambiente, tivemos connosco o eurodeputado Dr. Paulo Casaca.

O teatro e a música foram os meios eleitos pelos alunos para transmitirem a sua mensagem – VAMOS PROTEGER O PLANETA.
O espectáculo iniciou-se com a apresentação da peça de teatro “A Bênção da Água”, pelos alunos do 9º H, turma H, sob orientação da Dr.ª Susana Silva. A água, recurso cada vez mais escasso em todo o mundo, foi, desta forma, enaltecida e representada nas suas mais variadas aplicações em prol da vida humana.
Seguiu-se o que pomposamente designamos de recital musical e que versava a problemática ambiental. As letras das músicas eram da autoria de cada uma das turmas, normalmente adaptadas a uma composição musical existente.
A 1ª turma a actuar foi o 11º D com uma melodia inédita e da autoria do aluno Olavo Lopes e a canção chamava-se “Vive e Cuida do Planeta”.
Seguiu-se a turma 10ºQ que cantou “ O Planeta está a sofrer”, acompanhados à guitarra por Nuno Andrade do 11º E e no violão por João Rodrigues do 11º C.
De seguida, a turma 10º K, tocou e cantou a canção “ Preservar o Ambiente é o que devemos fazer”.
O espectáculo terminou com actuação dos alunos do 9º G, Henrique Santos ao piano e Cristóvão Ferreira no teclado que nos trouxeram uma canção, do século passado, sobejamente conhecida e que nos demonstra que o ambiente já é tema para a letra de músicas há muito tempo. Eles cantaram e tocaram “Where comes the Sun”, dos lendários Beatles.
Ali, mesmo ao lado, no átrio da Escola, podiam ser apreciados vários trabalhos elaborados por diversas turmas em várias disciplinares sobre a temática - O Ambiente.
Esta exposição multidisciplinar permitiu provar que, afinal, a problemática do ambiente é trabalhada em muitas disciplinas, variando a vertente escolhida e o grau de profundidade. Agradecemos a colaboração das turmas e dos docentes que responderam ao nosso desafio lançado no mês anterior ao do evento.
Aqui fica, novamente, a nossa principal mensagem: Vamos proteger o nosso Planeta.

Fátima Correia

Sem comentários: