terça-feira, 16 de junho de 2009

Açorianos visitam o Rio Grande do Sul

Ao fim de dois anos de intercâmbio com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, o sonho dos 14 alunos e 4 professores tornou-se uma realidade.
A emoção tomou conta dos corações dos açorianos recém-chegados ao aeroporto da capital do estado brasileiro mais a sul ao depararem-se com tão carinhosa recepção. O encontro de culturas e de tradições unidas pela mesma língua estava estampada nos sorrisos e olhares de todos.
Desde o dia 5 de Junho, dia em que chegaram a Gravataí, cidade onde está sedeada a Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, os jovens açorianos visitaram a cidade anfitriã, Porto Alegre, Pelotas e Glorinha.
Em Gravataí, imperou o encontro com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini com quem durante dois anos se trocou emails e se fizeram duas videoconferências. O dia passado neste estabelecimento de ensino foi único e ficará marcado nas vidas destes jovens para sempre. A partilha de tradições culturais de ambas as partes encheu a escola de alegria e luz. Um agradecimento muito especial à directora da escola, professora Maria Aparecida e à professora Nilvene de Medeiros, coordenadora deste projecto de intercâmbio na escola brasileira.
Foi também em Gravataí, na Casa dos Açores, que a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades teve lugar. A emoção fez-se sentir no olhar brilhante daqueles jovens ao ouvirem a professora Vera Barroso e o discurso do presidente da Casa dos Açores, Régis Marques Gomes.
Glorinha também foi um município contemplado neste roteiro. O professor Márcio levou os alunos açorianos a conhecer um espaço rural,mostrando o contraste entre a grande urbe e o campo.
Para além destas duas cidades, os jovens açorianos e seus professores visitaram Porto Alegre mais especificamente as zonas Centro e Sul, a Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini, a Casa dos Câmara, o Bric da Redenção e ruas e avenidas junto ao Lago Guaíba. Sentir o pulsar do coração da maior cidade gaúcha do Rio Grande do Sul foi algo singular e de extrema beleza.
Outra cidade onde a presença açoriana e portuguesa se fizeram sentir foi a cidade de Pelotas e que mereceu uma atenção especial. A comitiva açoriana visitou Princesa do Sul, reconhecendono traçado arquitectónico dos edifícios a presença dos seus antepassados. O Centro Português de Pelotas ofereceu um delicioso almoço, promovendo um convívio mais próximo com a comunidade portuguesa aí residente. Como decorre a FENADOCE, também os açorianos foram convidados a visitar esta feira, percorrendo os vários stands, destacando a cidade do doce.
A saga açoriana por terras gaúchas ainda não terminou, Santo António da Patrulha e Gramado serão mais duas cidades a visitar.
A busca da açorianeidade pelo Rio Grande do Sul só é possível graças às prefeituras das cidades envolvidas e acima de tudo à Casa dos Açores, nas pessoas do seu presidente, senhor Régis Marques Gomes, e vice-presidente, Célia Jachemet , que tão pronta e carinhosamente se predispuseram a organizar um programa arrojado e excepcional e a acompanhar estes jovens açorianos por estas paragens.

Notícias publicadas no Brasil
http://casadosacores-rs.org.br/noticias_geral.html#10062009
http://jornaldegravatai.com.br/
http://www.folhapatrulhense.com.br/
http://www.al.rs.gov.br/
http://www.gramado.rs.gov.br/index.php/Institucionais/Gramado-recebe-estudantes-acorianos.html
http://www.canelasite.com.br/noticias/id:18986
http://www.cdlpelotas.com.br/
http://centralsuldejornais.com.br/IndexNoticia.asp?idNoticia=26103
http://embaixada-portugal-brasil.blogspot.com/2008/07/videoconferncia-aproxima-alunos.html

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: