sexta-feira, 10 de abril de 2009

Navio da Igualdade atracou na Escola Secundária Domingos Rebelo

No passado dia 27 de Março realizou-se, mais uma paragem do “Navio da Igualdade”, tendo como “porto de abrigo” desta sessão, a Escola Secundária Domingos Rebelo.
Este é um projecto de leitura em voz alta, para promover nos/as adolescentes o gosto pela leitura, criatividade e voluntariado, complementando com a abertura das escolas à sociedade e incentivando a parceria entre estas e a UMAR – Açores. Todo o projecto é planeado, preparado e desenvolvido pelos/as alunos/as das turmas B e E do 8º ano, da Escola Secundária Antero de Quental.
Estiveram presentes a Cônsul Geral dos EUA nos Açores, Jean E. Manes, a Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, Dra. Helena Lourenço, bem como, pais dos alunos participantes e professores e alunos do Ensino Secundário Recorrente Nocturno do estabelecimento de ensino que acolheu esta “viagem”.
Perante uma sala cheia, nesta sessão foram apresentados e debatidos os artigos: “A conciliação da vida profissional e familiar: uma perspectiva europeia” de Duarte Freitas (deputado dos Açores no Parlamento Europeu) e “A mulher na diplomacia americana: perto de um século de trabalho” da Cônsul Geral dos EUA nos Açores, Jean E. Manes.
O ambiente vivido, de interacção entre os alunos “viajantes”, a Cônsul e o público foi um diálogo animado, de troca de ideias e de experiências entre jovens e adultos.
Entre leitura, música e entrevista os alunos vão aprendendo o sentido da partilha, da solidariedade e de dedicação a este projecto que abraçaram e que mensalmente vão fazendo “viagens” que os fortalece como futuros cidadãos activos.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: