terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos de Alemão participaram nas I Jornadas Luso-Alemãs

No passado dia 12 de Novembro, os alunos de Alemão do 11º F, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, tiveram a oportunidade de participar nas I Jornadas Luso-Alemães organizadas pelos Departamentos de Línguas e Literaturas Modernas e de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores

Estas jornadas tiveram como objectivo propiciar o intercâmbio cultural entre a sociedade portuguesa e a comunidade alemã residente em Portugal, particularmente nos Açores, desenvolver a cooperação académica entre a Alemanha e Portugal e corresponder ao interesse pela Língua, História e Cultura de ambos os países, manifestado pelo público em geral.

Os alunos assistiram às diversas palestras proferidas, ao longo do dia, por docentes da Universidade dos Açores, pelo Embaixador da Alemanha em Portugal, pelo Director do Goethe-Institut de Lisboa e por outros oradores de nacionalidade alemã, que explanaram e ilustraram as relações entre a Alemanha e o arquipélago dos Açores e a influência daquela cultura em vários aspectos da vida e cultura açorianas.

Os alunos tomaram, ainda, parte no almoço de ementa regional/alemã disponível na cantina dos Serviços Sociais da UA e conviveram com alunos que frequentam a disciplina de Alemão em outras escolas secundárias de Ponta Delgada e de Lagoa.

No final do evento, os alunos e a docente de Alemão foram unânimes em considerar que as I Jornadas Luso-Alemães tinham sido uma experiência muito positiva e relevante para a sua formação enquanto alunos do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, uma vez que contribuíram para o aprofundamento do conhecimento quer da cultura alemã, quer da realidade regional e de momentos da sua história.

domingo, 21 de novembro de 2010

Visita de Estudo ao Hotel de Ponta Delgada e à Estalagem Senhora da Rosa

Turma: PROFIJ 2 - Serviço de Andares

Os alunos das turmas do Profij – 2 Serviço de Andares, da Escola Secundária Domingos Rebelo, visitaram nos dias 04 e 20 de Outubro no âmbito da Disciplina de Tecnologias Específicas, acompanhados pela Professora Maria Júlia Gonçalves, o Hotel de Ponta Delgada e a Estalagem Senhora da Rosa em Pont
a Delgada.

A deslocação dos discentes ao Hotel de Ponta Delgada, teve como objectivos principais visitar a Secção da Lavandaria/Rouparia, para observação in loco, dos equipamentos que constituem a Secção, desde as máquinas de lavar e secar aos equipamentos de passagem a ferro e de costura.

Quanto à visita de estudo à Estalagem Senhora da Rosa localizada na Fajã de Baixo, teve como objectivo principal, mostrar a organização funcional de uma Estalagem, passando pela observação de todos os espaços e Secções da Unidade, desde Andares, Lavandaria, Economato, Cozinha, Restaurante, Bar e Animação.

Acrescenta-se que ambas as visitas se pautaram pela boa disposição e convívio entre os participantes,
cimentando assim as inter-relações entre os mesmos.

Resta agradecer a disponibilidade e a boa vontade demonstrada pelas responsáveis destes estabelecimentos, tanto pela recepção como pelas suas exposições aos alunos.


A Docente: Mª Júlia Gonçalves

Aula aberta na orla costeira

Porque aprender não é só na sala de aula, os alunos do curso de ordenamento do território e ambiente tiveram uma aula em terreno aberto junto à orla costeira da costa norte no trilho de Calhetas- Poços de S. Vicente. Sempre acompanhados pela professora Clara Castro e pelos Vigilantes da Natureza, cujo trabalho e dedicação aqui se deixa um louvor, foi possível assistir in locu às tarefas dos Vigilantes da Natureza, falar sobre biodiversidade ou à falta dela por via da intervenção humana ao longo da costa, determinar pontos de referência GPS nos locais de depósitos ilegais de resíduos e tomar consciência que em matéria de defesa do ambiente onde todos nós vivemos, a tarefa destes jovens estudantes é árdua!!! A falta de educação impera e achar que o lixo atirado para as vertentes costeiras ou abandonado em locais de pouca circulação “não é um problema meu” continua nas mentes da população.

domingo, 31 de outubro de 2010

“Estrada para Todos”, um sucesso rodoviário

Saber andar na estrada com segurança foi o mote para a realização de três acções de sensibilização sobre segurança e prevenção rodoviárias que os alunos dos 11ºN, 11ºO e 11ºP realizaram nos dias 25, 26 e 29 Outubro.

No âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação e sob a orientação do professor Eduardo Naia, os alunos destas três turmas do Curso Tecnológico de Acção Social promoveram no ATL de Santa Bárbara, na Escola EB1/JI de S. Roque – Poço Velho e na Escola EBI Canto da Maia sessões de esclarecimento acerca das regras de como andar nas estradas, dos sinais de trânsito e do uso do cinto de segurança.

Após uma parte mais teórica, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo tiveram a possibilidade de aplicar o que ouviram numa actividade prática ao ar livre. Envergando a frente de carros, construídos pelos alunos do 11º ano, os alunos mais “pequeninos” assumiram-se como os melhores condutores do mundo, percorrendo um circuito rodoviário criado pelos agentes policiais da Escola Segura, que prontamente se associaram a esta iniciativa.

“Estrada para Todos” foi mais um projecto de intervenção na comunidade educativa cujo sucesso se deveu à parceria com a PSP de Ponta Delgada, à adesão dos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo e ao empenho dos alunos da ESDR.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

«Ler para Ser»

A Escola Secundária Domingos Rebelo vai desenvolver, neste ano lectivo de 2010/2011, o projecto de leitura «Ler para Ser», junto dos seus alunos do 10º ano de escolaridade. Trata-se de um projecto de natureza curricular e transdisciplinar que pretende promover a leitura e o desenvolvimento de competências em áreas diversificadas, fomentando estratégias que desenvolvam a fluência, a capacidade de interpretação e análise crítica, a oralidade e a escrita em alunos no início de um novo ciclo.

Respondendo ao concurso lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa apoiar as Bibliotecas escolares/centros de recursos de escolas que ministrem o ensino secundário, a Escola Secundária Domingos Rebelo foi uma das seleccionadas, o que, para além de ter possibilitado a criação deste projecto, permitiu aceder a uma verba para adquirir livros para a sua biblioteca e para subsidiar actividades no âmbito do referido projecto.

A primeira etapa levada a cabo pela equipa responsável pela implementação do «Ler para Ser» foi sensibilizar os docentes que ministram o 10º ano, mediante uma sessão de divulgação, de modo a que estes, de forma voluntária e esclarecida, se implicassem e simultaneamente motivassem os seus alunos na realização das diferentes actividades ao longo do ano lectivo, dentro e fora da sala de aula. Partiu-se, assim, de um diagnóstico dos professores aos seus grupos-turma no que respeita aos pré-requisitos na sua disciplina, bem como de uma diagnose dos hábitos de leitura dos alunos, a partir dos quais os docentes concertarão as estratégias adoptadas, bem como o plano de actividades a concretizar no primeiro e segundo períodos lectivos, reservando-se o terceiro para a avaliação da concretização do projecto em si.

Ao longo do ano, os alunos serão estimulados a apresentar as suas leituras, recorrendo às novas tecnologias de informação, incorporando imagens, pequenos vídeos, trailers, extractos musicais, fotografias, excertos fílmicos, etc.

«Ler para Ser», que envolve quinze turmas, dezasseis professores das mais variadas disciplinas (Português, História, Literatura, Inglês, Francês, Economia e Organização e Gestão de Empresas), pretende que, no final do ano lectivo, os alunos tenham interiorizado práticas correctas de leitura de textos, de artigos de revistas, de obras integrais adequadas ao seu ritmo e ao seu perfil, de modo a valorizar o livro e outros suportes como fontes de conhecimento.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Actividade de Alemão (Outubro de 2010)

No passado dia 20 de Outubro, os alunos do 11º F, que estão no seu 2º ano de Alemão, tiveram a oportunidade de participar num Workshop de teatro em língua Alemã, organizado pelo Goethe-Institut de Lisboa, no âmbito do Projecto de Escolas Piloto celebrado entre aquele instituto e a Direcção Regional de Educação e Formação.

A actividade decorreu entre as 14h00 e as 17h00 na Escola Secundária Antero de Quental e foi orientada pela formadora alemã, Sigrid Unterstab. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar jogos de palavras, exercícios práticos de mímica, postura, entoação de frases de acordo com diferentes sentimentos e de produzir pequenos sketches. Durante a sessão puderam, ainda, contactar com os alunos do mesmo nível de Alemão da Escola Secundária Antero de Quental e usar aquela língua estrangeira em situações autênticas de comunicação, quer entre colegas e professores, quer com a formadora.

No final do workshop, os alunos foram unânimes em considerar a experiência como muito positiva e interessante e exprimiram a sua satisfação por terem conseguido comunicar em Alemão, apesar do pouco tempo de aprendizagem da língua.



Projecto Escola Electrão

A Escola Electrão é um projecto da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, e cuja 1ª edição decorreu no ano lectivo de 2008/2009.

A Escola Secundária Domingos Rebelo está a participar no projecto pela terceira vez consecutiva, o qual consiste numa campanha de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), ou seja, equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida (quando já não são usados ou estão avariados), bem como numa sensibilização de toda a comunidade escolar para aquela temática, envolvendo-a no esforço global da sua reciclagem e valorização. Contribuir-se-á, assim, para a conservação da natureza e para um ambiente menos poluído.

Nesta 3ª edição as coordenadoras do projecto esperam alcançar uma meta ambiciosa – recolher REEE que encham totalmente um contentor de 40 pés. Apela-se, assim, a toda a comunidade escolar uma participação activa, trazendo os seus REEE para o local de recolha. Para maior facilidade, poderão ir com a sua viatura até ao local.

Quanto mais contribuir, mais hipóteses tem a escola de ganhar prémios “electrizantes”! “Não fique estático!”