A Escola Secundária Domingos Rebelo vai desenvolver, neste ano lectivo de 2010/2011, o projecto de leitura «Ler para Ser», junto dos seus alunos do 10º ano de escolaridade. Trata-se de um projecto de natureza curricular e transdisciplinar que pretende promover a leitura e o desenvolvimento de competências em áreas diversificadas, fomentando estratégias que desenvolvam a fluência, a capacidade de interpretação e análise crítica, a oralidade e a escrita em alunos no início de um novo ciclo.
Respondendo ao concurso lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa apoiar as Bibliotecas escolares/centros de recursos de escolas que ministrem o ensino secundário, a Escola Secundária Domingos Rebelo foi uma das seleccionadas, o que, para além de ter possibilitado a criação deste projecto, permitiu aceder a uma verba para adquirir livros para a sua biblioteca e para subsidiar actividades no âmbito do referido projecto.
A primeira etapa levada a cabo pela equipa responsável pela implementação do «Ler para Ser» foi sensibilizar os docentes que ministram o 10º ano, mediante uma sessão de divulgação, de modo a que estes, de forma voluntária e esclarecida, se implicassem e simultaneamente motivassem os seus alunos na realização das diferentes actividades ao longo do ano lectivo, dentro e fora da sala de aula. Partiu-se, assim, de um diagnóstico dos professores aos seus grupos-turma no que respeita aos pré-requisitos na sua disciplina, bem como de uma diagnose dos hábitos de leitura dos alunos, a partir dos quais os docentes concertarão as estratégias adoptadas, bem como o plano de actividades a concretizar no primeiro e segundo períodos lectivos, reservando-se o terceiro para a avaliação da concretização do projecto em si.
Ao longo do ano, os alunos serão estimulados a apresentar as suas leituras, recorrendo às novas tecnologias de informação, incorporando imagens, pequenos vídeos, trailers, extractos musicais, fotografias, excertos fílmicos, etc.
«Ler para Ser», que envolve quinze turmas, dezasseis professores das mais variadas disciplinas (Português, História, Literatura, Inglês, Francês, Economia e Organização e Gestão de Empresas), pretende que, no final do ano lectivo, os alunos tenham interiorizado práticas correctas de leitura de textos, de artigos de revistas, de obras integrais adequadas ao seu ritmo e ao seu perfil, de modo a valorizar o livro e outros suportes como fontes de conhecimento.
Respondendo ao concurso lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa apoiar as Bibliotecas escolares/centros de recursos de escolas que ministrem o ensino secundário, a Escola Secundária Domingos Rebelo foi uma das seleccionadas, o que, para além de ter possibilitado a criação deste projecto, permitiu aceder a uma verba para adquirir livros para a sua biblioteca e para subsidiar actividades no âmbito do referido projecto.
A primeira etapa levada a cabo pela equipa responsável pela implementação do «Ler para Ser» foi sensibilizar os docentes que ministram o 10º ano, mediante uma sessão de divulgação, de modo a que estes, de forma voluntária e esclarecida, se implicassem e simultaneamente motivassem os seus alunos na realização das diferentes actividades ao longo do ano lectivo, dentro e fora da sala de aula. Partiu-se, assim, de um diagnóstico dos professores aos seus grupos-turma no que respeita aos pré-requisitos na sua disciplina, bem como de uma diagnose dos hábitos de leitura dos alunos, a partir dos quais os docentes concertarão as estratégias adoptadas, bem como o plano de actividades a concretizar no primeiro e segundo períodos lectivos, reservando-se o terceiro para a avaliação da concretização do projecto em si.
Ao longo do ano, os alunos serão estimulados a apresentar as suas leituras, recorrendo às novas tecnologias de informação, incorporando imagens, pequenos vídeos, trailers, extractos musicais, fotografias, excertos fílmicos, etc.
«Ler para Ser», que envolve quinze turmas, dezasseis professores das mais variadas disciplinas (Português, História, Literatura, Inglês, Francês, Economia e Organização e Gestão de Empresas), pretende que, no final do ano lectivo, os alunos tenham interiorizado práticas correctas de leitura de textos, de artigos de revistas, de obras integrais adequadas ao seu ritmo e ao seu perfil, de modo a valorizar o livro e outros suportes como fontes de conhecimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário