quinta-feira, 7 de outubro de 2010

100 Anos da República

A Escola Secundária Domingos Rebelo através do seu grupo de História encerrou na véspera do 5 de Outubro, um leque variado de celebrações dos 100 anos da implantação da República em Portugal que tem vindo a evocar nos últimos três anos, recordando as principais aspirações das gerações que se entregaram à causa da republicana.

Deste ciclo de comemorações constou em Fevereiro de 2
008, a recriação da visita régia de D. Carlos e da rainha D. Amélia a Ponta Delgada, actividade complementada com uma exposição biográfica sobre o rei D. Carlos com ênfase na sua governação, interesses pessoais e desfecho trágico. Era o começo do fim da monarquia em Portugal.

O ano lectivo de 2009-2010, abriu com a exposição «100 anos de República em Cartazes e Cartoons», fruto de uma pesquisa feita por alunos e professores em jornais publicados na época, o que atestou a importância que teve a imprensa na divulgação do ideário republicano.

A envolver os alunos de História do 11ºano de Ciências Sociais e Humanas realizou-se uma visita de estudo à Biblioteca Pública de Ponta Delgada, a fim de que estes alunos tomassem contacto com o espólio documental de Teófilo de Braga, seguindo-se uma palestra sobre a vida e obra deste ilustre micaelense, no anfiteatro da mesma instituição, proferida pelo Dr. Francisco Silveira.
Ainda no sentido de promover o espírito de autonomia, o gosto pela pesquisa e o desenvolvimento das comunicações escrita e oral, promoveu-se uma nova abordage
m à leccionação da instauração da República em Portugal, levando os alunos já referidos a estudar e a apresentar trabalhos numa “Aula Aberta”.

Procede
u-se, também, a um concurso de biografias de Teófilo Braga entre os alunos do 9º ano.
Já neste ano
lectivo, no dia 23 de Setembro, e englobando o fecho destas celebrações, contámos com uma palestra promovida pela Professora Doutora Susana Serpa Silva sobre a adesão dos Açores ao movimento republicano, seguindo-se a 29 do mesmo mês uma exposição sobre a toponímia republicana em Ponta Delgada, tentando-se descortinar, a cada passo, no dizer de Manuel Ferreira, «o homem e o seu testemunho por detrás de cada placa», terminando no dia 4 de Outubro, em ambiente de festa que envolveu toda a comunidade escolar, com a actuação da Banda da Zona Militar dos Açores dirigida pelo Sargento-Chefe Músico João Higino Araújo de Oliveira. Do seu reportório fez parte uma selecção de música ligeira muito do agrado dos alunos, não faltando a «Portuguesa» que iniciou o concerto enquanto a bandeira nacional ia sendo hasteada.



Sem comentários: