quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Novos Alunos Novos Cursos

A Escola Secundária Domingos Rebelo abriu as suas portas no próximo dia 13 de Setembro, tendo já recebido, na passada sexta-feira, os Encarregados de Educação dos alunos das turmas do 7º e 10º anos e os próprios alunos, que vão dar início a um novo ciclo escolar ou vão frequentar pela primeira vez a escola.
Com um corpo docente de duzentos professores, a ESDR põe ao dispor dos mais de 600 alunos do 3º ciclo do ensino básico uma nova matriz curricular, destacando-se a disciplina de Cidadania que promoverá projectos diversificados relacionados com o mundo profissional, o ambiente, o desenvolvimento tecnológico, a família e os valores de sociedade moderna, entre tantos outros. Os alunos do ensino secundário estão distribuídos pelos cursos de prosseguimento de estudos e tecnológicos, realçando-se destes últimos os de Acção Social, de Multimédia, de Administração, de Ordenamento do Território e de Electricidade e Electrotecnia. Ainda no ensino secundário, e pela primeira vez, a escola abre o Curso Profissional de Técnico de Apoio Psico-social. A par disto e de igual importância, existem alunos inscritos nos cursos Oportunidade III e PROFIJ níveis II e III. As turmas de PROFIJ nível II são de Cozinha, Desenho Assistido por Computador, Instalação e Operação de Sistemas Informáticos, Carpintaria, Serviço de Andares e Serviço de Mesa, já do nível III, são de Desenho e Medição e Preparador de Obra, Técnico Comercial, Técnico de Informática e de Técnico de Laboratório.
O ensino secundário nocturno também tem um lugar de destaque e muitos são os alunos que frequentam os blocos I, II e III do ensino secundário recorrente, fazendo com que mais de dois mil alunos estejam matriculados na ESDR.
Os alunos, desde o primeiro dia, podem participar activamente na vida da escola, inscrevendo-se nos vários projectos que a escola existem, destacando-se, entre outros, os seguintes: Leitura.com, Radiação e Ambiente, Clube de Ciências, Fora de Portas, DR-EXTREAM, CEDORE, Escola Limpa, Escola Electrão, Mil Cores e grupo folclórico Ilha Verde.
É com a heterogeneidade de alunos, professores, técnicos operacionais e pessoal administrativo que a ESDR ganha corpo e aposta em ser uma escola dinâmica e empreendedora, fornecendo aos estudantes as “armas” com que vencerão o Futuro que é já amanhã.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: