segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cidadania: 8.º B “À descoberta do Outro”

Ao longo do primeiro período, os alunos do 8.º B da ESDR têm participado em iniciativas onde o Outro está em primeiro lugar.
Maria Helena Cardoso Dias
Professora
 

APCSM

No dia 20 de outubro, os alunos visitaram a Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel (APCSM), no âmbito da celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral (PC). Durante a visita, os alunos realizaram várias atividades habituais no quotidiano das crianças com essa condição. Aprenderam a utilizar diversos programas informáticos, que facilitam a vida das pessoas com PC a ter uma rotina mais "normal". Jogaram também ao famoso jogo paralímpico Boccia. A participação nas atividades, planeadas pelos funcionários da Associação, permitiu aos alunos aperceberem-se das dificuldades diárias vivenciadas pelos indivíduos com PC, aliás, como é o caso de dois dos seus colegas de ESDR e utentes da APCSM, com os quais, desde então, se tem estreitado relações no sentido de integração na escola que também é deles.
 

Uma tarde no Lar de São José

O Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José possui sete valências, tendo a turma visitado o Centro de Convívio de Idosos, a 7 de novembro.
 Naquele centro, os utentes beneficiam das aulas de Educação Física e Informática, jogam às cartas, desenham, rezam juntos o terço, participam em passeios e convivem num espaço muito acolhedor. Na visita, os alunos interagiram com os idosos que lhes falaram sobre as suas experiências de vida e partilharam, com muita simpatia, um lanchinho intergeracional. A tarde foi tão enriquecedora que o 8.ºB já organizou nova visita!
 

Colaboração com o Banco Alimentar

A 12 de dezembro, os alunos partiram à descoberta do Banco Alimentar contra a Fome (BA), tendo visitado o respetivo armazém, em Ponta Delgada. Acompanhados pelas professoras de Cidadania, tiveram a oportunidade de colaborar na elaboração de vários cabazes de alimentos, reconhecendo, assim, o trabalho meritório dos voluntários que "vestem a camisola" do Banco Alimentar Contra a Fome.

Natal solidário

"Um presente de Natal": um livro - foi mais um projeto concretizado pela turma e destinado a crianças e jovens apoiadas pelo Instituto do Bom Pastor. Assim, os alunos adquiriram livros na Feira do Livro Usado da escola e ofereceram à referida instituição. No dia 15, aquando da visita à escola da Irmã responsável pelo referido lar da IPSS que veio partilhar o seu testemunho de vida, a mesma agradeceu a doação feita. 

Sem comentários: