Blogue para discussão de assuntos relacionados com a educação e a nossa comunidade educativa.
terça-feira, 27 de julho de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Visita de Estudo Guiada à RTP

A Visita visava, primordialmente, enriquecer a literacia científica dos discentes e, de modo particular, no que se refere aos temas «O Som e a Audição e a Luz e a Visão», no âmbito de Ciências Físico-Químicas e Física e Química B de 8º e 11º Anos de Escolaridade; ajudar a compreender fenómenos e procedimentos no âmbito da Acústica e da Óptica complementando o estudo destes ramos da Física efectuado na sala de aula; reconhecer o papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra e compreender o papel da Ciência e da Tecnologia na transformação e utilização dos recursos existentes na Terra.
Tomaram conhecimento, também, do modo como é realizada a recolha, o registo, o tratamento/elaboração dos dados informativos e transmitida a informação.
Foi uma aprendizagem, com um misto de lúdico e de seriedade, por descoberta; os discentes eram levados à compreensão dos conteúdos por ponderação e, apenas, depois, era divulgada a resposta e a explicação relativa ao conteúdo científico envolvendo e atraindo os alunos (“o prazer de descobrir coisas” (R. P. Feynman)).
De referir que, nos seus relatórios, a maioria dos discentes realçou uma lição de Vida, da qual ouviram falar de modo contínuo: qualquer actividade, qualquer programa resulta de um trabalho de equipa, a qual tem de trabalhar com rigor e concentração até à exaustão.
Visita de Estudo Guiada ao barco SANTORINI

No barco encontraram exposições e actividades que se encontram em dois Centros de Ciência dos Açores: EXPOLAB e OASA.
Os objectivos da Visita eram divulgar e incrementar a cultura científica no âmbito das Ciências Naturais, da Física e da Matemática visando potenciar a integração dos discentes na Sociedade do Conhecimento; promover o contacto entre a cultura escolar e a Ciência; despertar maior interesse dos discentes pela Ciência, através de actividades experimentais e lúdicas e o desenvolvimento e aplicação de metodologias activas.
Os discentes usufruíram de um espaço de diversão e aprendizagem, onde puderam satisfazer a curiosidade e ter acesso a conceitos científicos no domínio das Ciências Naturais (Paleontologia), Física (Astronomia, Óptica e Mecânica) e Matemática, de uma forma apelativa e divertida. Depois exploraram temáticas no âmbito da Astronomia no espaço informático. A observação do Sol com telescópio decorreu no final da visita. As actividades no âmbito da Matemática e dos outros ramos da Física, despertando um grande interesse por parte dos discentes contribuíram para o desenvolvimento das suas capacidades de concentração e atenção, psico-motrizes e de raciocínio. A alegria, o empenho e a motivação eram contagiantes. Todos quiseram realizar as actividades propostas. No andar de cima participaram na votação relativa à escolha das «7 Maravilhas de Portugal».
No final foi-nos oferecido um lanche.
Subscrever:
Mensagens (Atom)