sábado, 23 de maio de 2009

I Jornadas Pedagógicas de Área de Projecto

Durante três dias, 19, 20 e 22 de Maio, cerca de 120 alunos encontram-se no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada a apresentar à comunidade educativa os seus projectos e trabalhos de pesquisa realizados durante este ano lectivo em Área de Projecto.
Esta apresentação pública recai sobre diversos temas e que vão desde a Família ao Desporto, desde a Violência à Insegurança, desde a Alimentação aos Chás e Tisanas Açorianos, desde a Rádio ao Bem-estar, desde o Emprego aos Recursos Humanos, desde o Clima aos Cetáceos e desde as Energias Renováveis à Gestão Ambiental. Esta panóplia riquíssima de apresentações revela quão responsáveis e trabalhadores são os alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, uma vez que durante um ano lectivo arregaçaram as mangas e abraçaram trabalhos de projecto de grande envergadura. Nota-se, por parte destes jovens, uma preocupação crescente para com a noção de família, destacando o idoso como o fiel depositário de cultura e tradição; para com a saúde, premiando a prevenção e as medicinas alternativas, e para com o emprego, assumindo a motivação e qualificação profissionais como o cerne do sucesso do cidadão do século XXI.
A par destas explanações, as jornadas contam com a presença de outros oradores, como por exemplo: a Professora Doutora Piedade Lalanda, o Professor Doutor José Baptista e o Professor Doutor Carlos Fiolhais, que, com a sua sabedoria e mestria, possibilitam ao público outras reflexões e abrem portas a outros trabalhos de pesquisa como estes.
Este evento só foi possível graças ao envolvimento de todos os alunos do 12º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, dos professores que leccionam a disciplina de Área de Projecto e do Conselho Executivo, não esquecendo a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada que, como habitualmente, cedeu generosamente o seu auditório.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Trabalhos realizados pelos alunos do 10º M (Multimédia) nas aulas de Desenho B.

Os alunos, em grupo, escolheram os artistas a estudar, pesquisaram sobre a época em que viveram e sobre as suas obras mais emblemáticas e escolheram depois uma obra para trabalharem, tendo por tema central a ilha de S. Miguel.
Utilizaram diversos matérias tais como, guache, pastel, pastel seco, tinta-da-china, lápis de cor, verniz, etc.
A estrutura suporte dos trabalhos foi realizado pelos alunos do curso de carpintaria.

Projecto da Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental

Inserida na defesa das nossas Lagoas, os alunos do Curso Tecnológico de Ordenamento do Território e Ambiente em colaboração estreita com a Ecoteca de Ponta Delgada, nas pessoas de Drª. Rafaela Anjos e Dr. Paulo Garcia, participaram activamente num Projecto da Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental - SPRAÇORES, na defesa da bacia hidrográfica das Furnas. A actividade foi dividida em duas fases: na primeira, os alunos fizeram o plantio de cerca de 2000 plantas endémicas de S. Miguel e na segunda fase colocaram os tubos protectores ao crescimento das mesmas. Nesta tarefa de protecção da Lagoa das Furnas e do Parque Florestal que a rodeia os alunos tomaram consciência da grandiosidade daquela geopaisagem e da necessidade de recuperar o património biológico endémico desta Ilha. Continuar a formar cidadãos e profissionais conscientes, interventivos e em alerta constante para o ambiente que nos rodeia nesta Ilhas de Bruma, é e será sempre o nosso objectivo como Escola que somos – afirma a professora Clara Castro e, neste sentido, pensamos que demos mais um passo na grande tarefa de socorrer o nosso Bio-Geo-Património.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Concurso Saber para Vencer

No dia 30 de Março, os alunos do curso Técnico Comercial, do 2º ano, do PROFIJ III, organizaram e dinamizaram a realização de um concurso denominado “ Saber para Vencer”, sob a orientação da professora de Tecnologias Específicas, Lúcia Medeiros. O objectivo foi aplicar as técnicas relativas à animação de um espaço comercial, fomentar o gosto pela aprendizagem e criar sinergias com as turmas do 10º, 11º e 12º ano do curso Tecnológico de Administração.
Foram realizadas perguntas de 5 categorias: Economia; Técnicas Administrativas; Organização e Gestão de Empresas e uma categoria mista que incluia outras disciplinas do curso (Matemática, Filosofia, Português e TIC).
A adesão à iniciativa foi muito positiva tendo sido constituídas 8 equipas de 2 elementos cada. Estas equipas passaram por uma fase de eliminatória, tendo-se seguido as meias-finais seleccionando-se 2 equipas para a final.
As turmas dos cursos de Cozinha e Mesa Bar do PROFIJ II contribuíram com os seus serviços na realização de uma pausa para o café, orientados pelos formadores Mariana Moreira e José Artur Cabral, proporcionando um agradável convívio, que permitiu a estes alunos aplicarem os conhecimentos já adquiridos.
Com o patrocínio das empresas Restaurante Arco da Velha, Manaida, Supermercado Belinha, Supermercado Santa Luzia, Café Cristina, Livraria Gil, e fotógrafo Ricardo Silva, foram atribuídos prémios às 4 equipas que se qualificaram nos primeiros lugares.
A plateia esteve muito animada e participativa manifestando interesse na inscrição em futuras edições deste concurso.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

UNECA de Apoio a Jovens com Perturbação do Espectro do Autismo

Para que a sociedade e a educação seja verdadeiramente inclusiva é necessário que proporcione a todos os cidadãos as mesmas igualdades, independentemente das suas condições físicas, intelectuais, culturais ou sociais. As escolas devem ajustar-se a todas as crianças independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas e outras. Estas são sem dúvida, algumas das directrizes emanadas em diversos diplomas legais, desta forma, as escolas têm de criar condições para pôr em prática aquilo que lhes é pedido e até de certa forma, imposto. A escola inclusiva tem vindo a ser implementada de uma forma gradual, no sentido de proporcionar ao aluno com Necessidades Educativas Especiais, um atendimento o mais normalizante possível, tentando potenciar as suas aptidões, qualidades e diferenças no contexto educativo. Mas a resposta às Necessidades Educativas Especiais devem ser também preocupação de programas sociais económicos e laborais pois só desta forma se poderá reduzir as barreiras que dificultam a integração social destas pessoas e ampliar-se as possibilidades da sua integração social e atribuir-se um maior reconhecimento ao papel do esforço educativo. Seguindo tais directrizes, a Escola Secundária Domingos Rebelo tem vindo a desenvolver várias iniciativas, com vista à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais. No âmbito do Projecto da UNECA de apoio a jovens com perturbações do espectro do autismo, a Escola Secundária Domingos Rebelo, estabeleceu um protocolo, com a Biblioteca Pública, no sentido de proporcionar um estágio integrado de um aluno com perturbação do espectro do autismo. Assim, o aluno do 8º I, André Carreiro Bicudo da Ponte iniciou em Maio o seu estágio, no qual desenvolve actividades no âmbito da informática. Começou assim, mais uma caminhada rumo a uma escola diferente, pressupondo alterações significativas na forma de se fazer educação em que a escola inclusiva, a ideologia pluralista ou igualitária passa a ser a melhor expressão dessa mudança e transformação educativa.

Professora Manuela Castro

8ºC em Acção

A convite da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, a Escola Secundária Domingos Rebelo, através da participação da turma C do 8º ano, colaborou, sob a coordenação da professora Tânia Nunes, numa acção de voluntariado designada por “8ºC_EM ACÇÃO”, a partir do dia onze de Março e até ao final do ano lectivo.
Num projecto que dispõe de um programa alargado e que engloba a participação de quase todas as disciplinas, as três das quatro visitas agendadas têm-se revelado fundamentais e enriquecedoras para todos os intervenientes. No que concerne aos alunos, várias foram as manifestações de grande empenho e interesse em contribuir para o bem-estar das doentes da referida Casa de Saúde.
A ideia da realização de um projecto desta natureza surgiu do facto de alguns professores da turma considerarem pertinente e enriquecedor que os alunos desenvolvessem actividades fora do contexto de sala de aula e que, tratando-se de adolescentes e sendo o período da adolescência caracterizado por uma fase de descoberta pessoal, essa descoberta fosse feita através de uma actividade aglutinadora com a comunidade local, estimulando, assim, não só um conhecimento pessoal, como também o reconhecimento dos outros, valorizando-se a partilha de valores e saberes inerentes ao voluntariado.
Até à data, já se realizaram algumas actividades que merecem destaque, a saber: a apresentação de peças de teatro, integradas na comemoração do Dia Mundial do Teatro; momentos musicais que retrataram as culturas musicais inglesa e francesa; danças sociais que estimularam a actividade física com a interacção das doentes e, ainda, a construção e apresentação de uma escultura colectiva, criada no espaço de aula, reveladora da criatividade dos alunos e da importância do trabalho em equipa.
O balanço das “visitas” à Casa de Saúde é francamente positivo, já que os alunos, através de experiências práticas, têm tomado consciência da importância do outro e desmistificado algumas ideias pré-concebidas, nomeadamente no respeitante a pessoas portadoras de doenças mentais. Assim, a turma tem melhorado o seu comportamento, tornando-se todos mais responsáveis e autónomos.
No presente, os alunos reconhecem que o dia em que visitam as doentes é um dia de enorme alegria, comprovando que aquilo que é simples e feito gratuitamente tem um valor e significado especial e diverso para quem está privado de uma vida “normal” no que tal possa significar: material, física ou afectivamente.
O projecto “8ºC_em Acção” continua com a realização de uma última visita, no próximo dia 27 de Maio, pelo que a esperança de todos passa pela convicção de que os pequenos gestos resultam em vários sorrisos… num mundo em crise a vários níveis… é com certeza algo a incentivar!


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Dia da Europa

Os professores de Geografia da Escola Secundária Domingos Rebelo assinalaram o “Dia da Europa-9 de Maio” com uma apresentação de trabalhos, acompanhada de animação musical, na sala de exposições da escola, espaço recentemente inaugurado.
Trata-se de uma actividade que consta do Plano Anual Actividades e que pretende manter vivo, nos membros da comunidade educativa, o espírito europeu, ao mesmo tempo que permite apresentar trabalhos realizados sobre tema por alunos do 7º ano de escolaridade.
Com o objectivo de envolver os alunos, foram postos à sua disposição vários equipamentos multimédia que de uma forma lúdica/interactiva, lhes deu acesso a várias informações e jogos sobre o espaço europeu. Para além disso, também lhe foi facultado um conjunto de brochuras sobre as várias instituições políticas europeias.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"