sábado, 23 de maio de 2009

8ºC em Acção

A convite da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, a Escola Secundária Domingos Rebelo, através da participação da turma C do 8º ano, colaborou, sob a coordenação da professora Tânia Nunes, numa acção de voluntariado designada por “8ºC_EM ACÇÃO”, a partir do dia onze de Março e até ao final do ano lectivo.
Num projecto que dispõe de um programa alargado e que engloba a participação de quase todas as disciplinas, as três das quatro visitas agendadas têm-se revelado fundamentais e enriquecedoras para todos os intervenientes. No que concerne aos alunos, várias foram as manifestações de grande empenho e interesse em contribuir para o bem-estar das doentes da referida Casa de Saúde.
A ideia da realização de um projecto desta natureza surgiu do facto de alguns professores da turma considerarem pertinente e enriquecedor que os alunos desenvolvessem actividades fora do contexto de sala de aula e que, tratando-se de adolescentes e sendo o período da adolescência caracterizado por uma fase de descoberta pessoal, essa descoberta fosse feita através de uma actividade aglutinadora com a comunidade local, estimulando, assim, não só um conhecimento pessoal, como também o reconhecimento dos outros, valorizando-se a partilha de valores e saberes inerentes ao voluntariado.
Até à data, já se realizaram algumas actividades que merecem destaque, a saber: a apresentação de peças de teatro, integradas na comemoração do Dia Mundial do Teatro; momentos musicais que retrataram as culturas musicais inglesa e francesa; danças sociais que estimularam a actividade física com a interacção das doentes e, ainda, a construção e apresentação de uma escultura colectiva, criada no espaço de aula, reveladora da criatividade dos alunos e da importância do trabalho em equipa.
O balanço das “visitas” à Casa de Saúde é francamente positivo, já que os alunos, através de experiências práticas, têm tomado consciência da importância do outro e desmistificado algumas ideias pré-concebidas, nomeadamente no respeitante a pessoas portadoras de doenças mentais. Assim, a turma tem melhorado o seu comportamento, tornando-se todos mais responsáveis e autónomos.
No presente, os alunos reconhecem que o dia em que visitam as doentes é um dia de enorme alegria, comprovando que aquilo que é simples e feito gratuitamente tem um valor e significado especial e diverso para quem está privado de uma vida “normal” no que tal possa significar: material, física ou afectivamente.
O projecto “8ºC_em Acção” continua com a realização de uma última visita, no próximo dia 27 de Maio, pelo que a esperança de todos passa pela convicção de que os pequenos gestos resultam em vários sorrisos… num mundo em crise a vários níveis… é com certeza algo a incentivar!


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

13 comentários:

Alexandre disse...

Para mim o voluntariado foi muito bom porque ajudei pessos que necessitavam.
Em troca do meu trabalho nao recebi nenhum pagamento monetário mas recebi em troca bons gestos como sorrisos ou palavras bonitas.

Anónimo disse...

Ola!! Adorei participar nesta actividade, pois eu começei a preceber, preaticando, o que era o voluntariado!!

Quero agradeçer a todos os porfessores, principalmente a Directora de Turam, Tânia Nunes, os dias em que la estivemos.

Para mim a palavra voluntariado sempre foi e continua a ser, ajudar pessoas em que fazemos isto por vontade nossa e sem nenhuma obrigação e que não devemos reseber nada em troca a não ser o elugio, amor, carinho e principalmente a ajuda com os outros.

No ultimo dia da visita à casa a Srº Herminia ofereceu-nos um quadro pois, isto marcou :)

Beatriz Almeida :D

Andreia Freire disse...

Foi uma experiência diferente que me surpreendeu muito pelo lado positivo.
Foi a primeira vez que fiz voluntariado e posso dizer que gostei muito e não me importava de todo de voltar a repetir. :D

Tiago Gonçalves disse...

Gostei de ter feito de voluntariado e tambem das actividades que realizamos na casa. Foi uma experiencia nova e muito divertida.

Anónimo disse...

A nossa actividade desenvolvida na Casa de Saúde , foi sem dúvida uma experiência diferente , que não estava habituada.
Uma mistura de sentimentos tão profundos, que nem há palavra que os explique.
Aprender a olhar para o outro e não só para nós é uma virtude.

Anónimo disse...

eu neste projecto encontrei esperava encontrar pessoas especiais, mas encontrei pessoas normais.



foi uma optima experiencia para mim e para a minha turma

Anónimo disse...

Esta actividade na casa de Saúde, acho que correu lindamente. A turma está mais organizada, compreensiva e com mais respeito uns pelos outros.Por outro lado, foi também uma actividade divertida para todos nós.

Unknown disse...

Para além de todo o trabalho e empenho demonstrado, o sucesso da segunda ida à Casa de Saúde deveu-se também a uma das nossas ofertas! Uma flor em troca de um sorriso... Aqui esteve um exemplo de integração da escola com o meio envolvente!

Unknown disse...

Para além de todo o trabalho e empenho demonstrado, o sucesso da segunda ida à Casa de Saúde deveu-se também a uma das nossas ofertas! Uma flor em troca de um sorriso... Aqui esteve um exemplo de integração da escola com o meio envolvente!

Anónimo disse...

"8ºC em acção" foi um projecto muito interessante, pois lidamos com pessoas de outras dimensões, devido aos seus problemas e com elas podemos aprender lições de vida, depois de tudo o que passaram na vida ainda tem um sorriso para nos mostrar.

Anónimo disse...

Para mim , o voluntariado foi uma experiência inesquecível. Penso que talvez das melhores mesmo.
Foi óptimo interagir com as doentes.. Mesmo que estas nao falassem, nao ouvissem nem percebecem o que nós queriamos dizer havia sempre um sorriso presente !
Acho que neste comentário devia ficar o agradecimento aos professores que colaboraram conosco neste projecto e especialmente à DT , Tânia Nunes, pelas coisas que tem feito por nós.
Um sincero obrigada a todos.
:D
Carolina Xavier

Sofia disse...

Esta experiencia foi espectacular, nunca pensei que fosse assim, o voluntariado e uma coisa que ajudamos a quem precisa mas recebendo muito em troca, nao e dinheira nem nada material, mas sim espiritual, confianca solidarieddade. Aconselho a todos pelo menos uma vez na vida facam voluntariado.

paulo disse...

foi uma experiencia muito boa para a nossa turma diverti-me e fiz divertir os outros