sábado, 23 de maio de 2009

I Jornadas Pedagógicas de Área de Projecto

Durante três dias, 19, 20 e 22 de Maio, cerca de 120 alunos encontram-se no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada a apresentar à comunidade educativa os seus projectos e trabalhos de pesquisa realizados durante este ano lectivo em Área de Projecto.
Esta apresentação pública recai sobre diversos temas e que vão desde a Família ao Desporto, desde a Violência à Insegurança, desde a Alimentação aos Chás e Tisanas Açorianos, desde a Rádio ao Bem-estar, desde o Emprego aos Recursos Humanos, desde o Clima aos Cetáceos e desde as Energias Renováveis à Gestão Ambiental. Esta panóplia riquíssima de apresentações revela quão responsáveis e trabalhadores são os alunos da Escola Secundária Domingos Rebelo, uma vez que durante um ano lectivo arregaçaram as mangas e abraçaram trabalhos de projecto de grande envergadura. Nota-se, por parte destes jovens, uma preocupação crescente para com a noção de família, destacando o idoso como o fiel depositário de cultura e tradição; para com a saúde, premiando a prevenção e as medicinas alternativas, e para com o emprego, assumindo a motivação e qualificação profissionais como o cerne do sucesso do cidadão do século XXI.
A par destas explanações, as jornadas contam com a presença de outros oradores, como por exemplo: a Professora Doutora Piedade Lalanda, o Professor Doutor José Baptista e o Professor Doutor Carlos Fiolhais, que, com a sua sabedoria e mestria, possibilitam ao público outras reflexões e abrem portas a outros trabalhos de pesquisa como estes.
Este evento só foi possível graças ao envolvimento de todos os alunos do 12º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, dos professores que leccionam a disciplina de Área de Projecto e do Conselho Executivo, não esquecendo a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada que, como habitualmente, cedeu generosamente o seu auditório.


Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: